Como a Disforia Sensível à Rejeição (RSD) é avaliada em pessoas com Transtorno do Desenvolvimento In

2 respostas
Como a Disforia Sensível à Rejeição (RSD) é avaliada em pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual), considerando que elas podem ter dificuldades de comunicação?
A avaliação da Disforia Sensível à Rejeição em pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual exige observar comportamentos e padrões emocionais, já que o relato verbal pode ser limitado. Profissionais analisam respostas a críticas, frustrações ou situações de comparação, prestando atenção a choro, irritabilidade, explosões de raiva, retraimento, recusa em participar de atividades ou comportamentos de evitação. É importante considerar a frequência, intensidade e contexto dessas reações, distinguindo-as de limitações cognitivas ou imaturidade. Informações de familiares, professores ou cuidadores ajudam a identificar padrões consistentes de sofrimento emocional ligados à percepção de rejeição. Entrevistas adaptadas, questionários simplificados e observação direta em diferentes situações complementam a avaliação, permitindo compreender como a RSD impacta o dia a dia, aprendizado e relações interpessoais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A avaliação é feita principalmente por observação clínica, entrevistas com familiares ou cuidadores e análise do comportamento em diferentes contextos. Instrumentos padronizados podem ser adaptados, mas a compreensão do padrão emocional ao longo do tempo é central.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Matheus Herkenhoff

Matheus Herkenhoff

Psiquiatra

Vitória

Rafael Lisboa

Rafael Lisboa

Psiquiatra

Natal

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Psiquiatra

Belo Horizonte

Tábita Tomelin

Tábita Tomelin

Psiquiatra

Jaraguá Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.