Como a hipocondria afeta a percepção da realidade?

3 respostas
Como a hipocondria afeta a percepção da realidade?
 Victor Ribeiro
Psicólogo
Brasília
Olá! A hipocondria, hoje mais conhecida como Transtorno de Ansiedade por Doença, afeta a percepção da realidade de uma forma muito específica: ela não cria sensações, mas distorce radicalmente a interpretação delas. A pessoa desenvolve uma hipervigilância focada no corpo, percebendo de forma amplificada sensações corporais normais que a maioria de nós ignora. O núcleo do problema é a interpretação catastrófica desses sinais: uma dor de cabeça leve é vista como um tumor cerebral, um batimento cardíaco mais forte é um infarto iminente. Essa percepção é reforçada por um viés de confirmação, onde a pessoa busca incessantemente informações que validem seu medo, fazendo com que sua realidade se torne um cenário de perigo constante originado pelo próprio corpo. Fico à disposição para demais dúvidas, um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Rosana Paula Silva Medeiros
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá, seja bem vindo paciente anônimo. Pergunta bastante inteligente a sua.

Não é fácil acreditar que é a sua mente que está causando o problema, afinal as dores e sensações são reais. Assim, muitas pessoas são levadas a crer que algo sério está acontecendo e caso não recebam ajuda, podem acabar morrendo.

A hipocondria afeta a percepção da realidade devido a distorção de pensamentos, que frequentemente é catastrofista. Geralmente são indivíduos com predisposição a interpretar sensações físicas normais como sintomas de doenças graves podem desenvolver um ciclo de preocupação constante com a saúde.

Quem sofre de hipocondria acreditam que os ataques de pânico são provenientes de outras doenças, tais como: câncer, tumor no cérebro, esclerose múltipla ou aneurisma cerebral.

Apenas um médico pode descartar tais doenças, e mesmo assim, o paciente não se convence de que não há nada de errado com ele, acreditando que existe sim algo físico que desencadeia suas crises de pânico, criando assim um maior medo de doença e morte, no qual muitas vezes as ações levam à morte prematura – como a overdose acidental de remédios.

Fatores de estresse significativos na vida de uma pessoa, como eventos traumáticos, mudanças significativas ou perdas, também podem desencadear ou intensificar a preocupação com a saúde.

A combinação desses fatores pode gerar uma predisposição no indivíduo que desenvolve preocupações intensas e persistentes com a saúde, caracterizando a hipocondria como uma resposta complexa aos estressores da vida moderna.

A hipocondria pode trazer bastante sofrimento mental (e, muitas vezes, físico) para a saúde do paciente e mesmo para seus familiares, é importante que o paciente com hipocondria busque acompanhamento psicológico adequado. os transtornos emocionais impactam diretamente em nossa qualidade de vida, afetando nosso emocional de forma real e significativa.

Espero ter ajudado. Se precisar, conte comigo!
Dra. Dayse Ferreira
Psicanalista, Psicólogo
São José dos Campos
Olá, como vai?
A hipocondria faz com que a pessoa perceba o corpo e a realidade através do medo.
Sensações comuns passam a parecer sinais graves, e a preocupação distorce a forma de interpretar o que está acontecendo, fazendo o risco parecer maior do que realmente é.

Quando essa preocupação começa a causar sofrimento ou a interferir na rotina, buscar ajuda psicológica pode ser muito importante. O acompanhamento ajuda a compreender esses medos, organizar os pensamentos e recuperar uma relação mais tranquila com o próprio corpo.

Especialistas

Lucas Moreira Sorrentino

Lucas Moreira Sorrentino

Psicólogo

Belo Horizonte

Rauane Ferrara

Rauane Ferrara

Psicólogo

São Paulo

Luana Monteiro de Barros Teixeira

Luana Monteiro de Barros Teixeira

Psicólogo

Rio de Janeiro

André Lenti

André Lenti

Psicólogo

Brasília

Diego Palma de Castro

Diego Palma de Castro

Psicólogo

Curitiba

Wellington França Macedo

Wellington França Macedo

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Hipocondríase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.