Como a neuroplasticidade pode ajudar na cura de traumas?
3
respostas
Como a neuroplasticidade pode ajudar na cura de traumas?
Olá, em saúde mental , não falamos de cura no sentido de extirpar os sintomas e sim aprender a lidar com eles . A neuroplasticidade é a capacidade de adaptação a situações desafiadoras e isso ocorre quando a forma de pensar é trabalhada principalmente em psicoterapia
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A neuroplasticidade permite que o cérebro reorganize suas conexões, facilitando a criação de novos padrões de pensamento e resposta emocional. Com terapia e práticas adequadas, isso ajuda a processar e superar traumas, promovendo a cura emocional.
O nosso cérebro ao ser exercitado com reflexões, indagações, associações (trabalho de psicoterapia) ele tem o poder de reconstruir, reorganizar, ressignificar. Em uma relação terapêutica, o cérebro ao se sentir escutado de verdade, ele possibilita novas equações entre o sentimento, a narrativa e a experiência, nos mostrando como somos livres a escolher entre o que aconteceu e o tanto que a vida tem para nos oferecer, ficarmos presos ou continuar. Esse movimento de recriação e possibilidades tira o peso do insuportável, dando espaço para novos significados, a vida começando a ter outras direções, não girando mais somente em torno do trauma e da dor que sentiu. O tratamento psicológico provoca exatamente isso, um ambiente onde você possa atravessar a dor sem ficar paralisado nela, possibilitando novas formas de viver.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como as memórias traumáticas não resolvidas são tratadas em pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Como as lembranças traumáticas não resolvidas afetam a vida adulta de uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) causam falhas de memória?
- Qual a relação entre traumas do passado e Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Como o Transtorno de Personalidade Borderline afeta a forma de lembrar eventos passados negativos ?
- As lembranças negativas em transtornos de personalidade são diferentes das memórias ruins comuns?
- O tratamento para Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) aborda especificamente lembranças negativas?
- O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) faz com que a pessoa distorça as lembranças do passado?
- . Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB têm problemas de memória relacionados a traumas?
- . De que forma as lembranças negativas afetam os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2083 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.