Como a neuropsicologia avalia a memória autobiográfica?
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Como a neuropsicologia avalia a memória autobiográfica?
Olá, como vai?
A neuropsicologia avalia a memória autobiográfica por meio de entrevistas clínicas e testes estruturados que investigam tanto o conteúdo das lembranças pessoais quanto os processos cognitivos envolvidos em sua evocação. O profissional observa a capacidade do sujeito de recordar eventos com detalhes temporais, espaciais e emocionais, distinguindo lembranças específicas de generalizações. Instrumentos como o Autobiographical Memory Interview (AMI) e o Test of Autobiographical Memory (TAM) são exemplos utilizados para mensurar esses aspectos de forma sistemática.
Durante a avaliação, também se analisa a consistência temporal, a coerência narrativa e o grau de envolvimento emocional das memórias, permitindo identificar déficits relacionados a lesões no hipocampo, córtex pré-frontal ou em circuitos límbicos. Além dos testes, a escuta clínica tem papel central, pois o modo como o sujeito narra sua história revela não apenas o funcionamento cognitivo, mas também a organização simbólica de sua experiência.
Sob o olhar psicanalítico, a memória autobiográfica é compreendida como um espaço de elaboração da subjetividade. O que é lembrado e o que é esquecido expressam mecanismos inconscientes de defesa e a maneira como o sujeito lida com o desejo, a culpa e o trauma. Assim, a avaliação neuropsicológica, quando articulada à escuta analítica, permite compreender não apenas o déficit cognitivo, mas o sentido psíquico do lembrar e do esquecer.
Espero ter ajudado, fico à disposição.
A neuropsicologia avalia a memória autobiográfica por meio de entrevistas clínicas e testes estruturados que investigam tanto o conteúdo das lembranças pessoais quanto os processos cognitivos envolvidos em sua evocação. O profissional observa a capacidade do sujeito de recordar eventos com detalhes temporais, espaciais e emocionais, distinguindo lembranças específicas de generalizações. Instrumentos como o Autobiographical Memory Interview (AMI) e o Test of Autobiographical Memory (TAM) são exemplos utilizados para mensurar esses aspectos de forma sistemática.
Durante a avaliação, também se analisa a consistência temporal, a coerência narrativa e o grau de envolvimento emocional das memórias, permitindo identificar déficits relacionados a lesões no hipocampo, córtex pré-frontal ou em circuitos límbicos. Além dos testes, a escuta clínica tem papel central, pois o modo como o sujeito narra sua história revela não apenas o funcionamento cognitivo, mas também a organização simbólica de sua experiência.
Sob o olhar psicanalítico, a memória autobiográfica é compreendida como um espaço de elaboração da subjetividade. O que é lembrado e o que é esquecido expressam mecanismos inconscientes de defesa e a maneira como o sujeito lida com o desejo, a culpa e o trauma. Assim, a avaliação neuropsicológica, quando articulada à escuta analítica, permite compreender não apenas o déficit cognitivo, mas o sentido psíquico do lembrar e do esquecer.
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A neuropsicologia avalia essa memória por meio de entrevistas, testes e observação de como a pessoa relata sua própria história.
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