Como a psicanálise funciona/ ajuda? Estou fazendo a 8 meses e não sei se estou vendo mudança.

15 respostas
Como a psicanálise funciona/ ajuda?
Estou fazendo a 8 meses e não sei se estou vendo mudança.
A psicanálise é diferente de outras abordagens que tem técnicas programadas. Trabalhamos com o inconsciente e sua linguagem. O seu inconsciente tem um tempo que não é o tempo cronológico. É o seu próprio tempo. Diferente do tempo do inconsciente de outras pessoas. Essa questão inclusive voce pode levar para sua análise. Através do que vc leva para sessão (falas, pausas, silêncios, sonhos, angustias, etc) damos um lugar para esse "não saber". Os resultados serão rápidos? Como serão? Varia de sujeito para sujeito. É um percurso único. Converse com seu analista. Abraço!

A psicanálise tem características que são diferentes de linhas ou abordagens da psicologia, como trabalha com questões do inconsciente, ele não segue um tempo cronológico que é o que conhecemos e vivemos nele conscientemente, então 8 meses pode ser muito, pouco ou um tempo médio para você ver ou perceber mudanças, depende de vários manejos e pontos da sua própria análise. Agora por que não abordar isso com sua ou seu analista? Falar sobre essa questão do tempo, do que você tem achado, do que você busca e quer. São pontos interessantes.
Bom día, a psicanálise quando bem utilizada é uma ferramenta que promover mudanças profundas, significantes e duradouras. A questão é que para realizar as alteraçōes leva tempo, da mesma maneira que ocorre quando resolvemos realizar modificaçōes em uma casa, para que ela fique mais segura e mais bem distribuida. Essas modificacōes devem ser feitas con cuidado e paciência, se desejarmos uma casa confortável e acolhedora. Ou seja, quanto mais tempo investimos na análise maior será o seu retorno.
Sugiro que pense em algumas questões:
Você está se entregando ao processo terapêutico? Porque para um tratamento eficaz é necessário que exista comprometimento, esforço e disciplina por parte do analisando e do profissional.
Fale com o seu terapeuta sobre estas questões, para que assim juntos vocês possam pensar em formas de melhorar o tratamento ou até mesmo se decidir para buscar por outro profissional.
Olá! Que bom que tens um espaço de escuta de um analista... Bem, o trabalho flui melhor se você se sente a vontade para falar de tudo que vier a sua mente, sem preocupações de ser julgada, sem tabus, sem preconceitos... é realmente o lugar de se experimentar de forma inteira, para poder usufruir do melhor que este espaço tem a oferecer. Como os colegas já disseram, a psicanálise atua no campo do inconsciente e da linguagem. Este campo que é um lugar desconhecido em nós no nível da consciência, mas que determina nossos passos e movimentos, à nossa revelia. Às vezes sofremos sem saber o porque, ou sabemos, e não conseguimos mudar desta posição e, é através da linguagem e da escuta do psicanalista que é possível acessar o conteúdo deste inconsciente que nos habita, e assim poder fazer a virada do jogo, mas isso leva tempo, tempo da subjetividade, da construção, do tijolinho, por tijolinho... Sem dúvidas tem um tempo, um investimento, mas se sai diferente do que quando se entra. Por isso, não se trata de técnicas de condução terapêutica, tarefas de enfrentamento dos sintomas com tempo determinado e etc..., mas de simplesmente exercitar através da linguagem aquilo que nos habita. (fantasias, expectativas, traumas, histórias, sonhos noturnos, angustias, desejo...). Fale sobre esta questão da dúvida sobre o funcionamento, sobre o tempo, isso favorece e enriquece o trabalho analítico. Boa sorte!
A psicanálise aprofunda todas as questões possíveis do inconsciente através da fala e escuta da dupla terapêutica. Com o tempo o paciente aumenta seu autoconhecimento, tendo insights e sentindo-se mais seguro e capaz de gerenciar sua própria vida de maneira satisfatória.
Olá! A Psicanálise pode ajudar você a: (1) Valorizar suas qualidades. (2) Reconhecer seus defeitos. (3) Ser capaz de fazer concessões. (4) Saber que perder nunca é perder tudo. (5) Não ter vergonha ou medo de depender do afeto de outras pessoas. (6) Reencontrar a capacidade de amar. (7) Gostar de si mesmo. (8) Ter prazer de viver. As falas do psicanalista, nas consultas, são sempre breves, porque o mais importante é você se sentir à vontade para falar o que desejar e ser escutado atentamente pelo psicanalista.
Boa noite! a análise também é uma via de mão dupla, é necessário confiança e se for o caso, dizer ao seu analista essa sua questão. Evidentemente que o processo não tem nada haver com atropelar nada, contudo o mais importante é vc ser acolhida e ter um espaço em que possa falar livremente e daí por meio do discurso haver a interação do psicanálista para que te auxilie. Sobre o tempo, nada é mais pessoal do que o conhecer a si mesmo e o melhorar a cada dia mais. Não é? Fica meu abraço e meu profundo desejo que encontre o que busca!
A psicanálise é um processo onde é necessário existir a abertura do campo transferencial (a confiança do paciente para com o psicanalista).
Após isso é necessário uma entrega por parte do paciente, trazendo tudo aquilo que lhe incomoda e tudo o que lhe vem a mente com relação às situações e informações perguntadas pelo analista.
Somente assim, através da linguagem e da fala, será possivel identificar e elaborar os possives conflitos recalcados no inconsciente.
É um processo de médio e longo prazo e muitas vezes, quando parece que mais nada está acontecendo nas sessões, grandes avanços acontecem.
Persista e observe se não há nenhum ganho secundário em estar na situação em que você se encontra. Muitas vezes há uma vontade consciente em mudar mas inconscientemente queremos que as coisas permaneçam como estão. E somente a consciência desse fato possibiltará uma mudança real.
Olá. O processo analítico possibilita que o paciente encontre novos caminhos para reinventar seu futuro, já que ele poderá fazer escolhas cada vez mais conscientes e coerentes com os seus desejos; é uma oportunidade para enxergar conflitos internos, autossabotagens e também para se libertar do que o aprisiona.
Através da livre associação de ideias, identificamos conflitos e questões emocionais que podem explicar o motivo da angústia do paciente. O trabalho da dupla analítica (analista e paciente) possibilita lançar um novo olhar para essas questões com o intuito de que o indivíduo deixe de se sentir refém dos seus registros emocionais. É um instrumento muito potente para promover mudanças, quebras de padrões, se for o desejo do analisando.
Há vários aspectos que interferem nos resultados e também no tempo em que eles ocorrem - não há como prever ou estipular. Resistência e defesas inconscientes interferem bastante nessa questão, mas elas fazem parte do processo analítico e variam muito de paciente para paciente. O material a ser analisado deve ser levado pelo paciente para a sessão e o "sucesso" depende também se ele está implicado ou não no seu tratamento. Sugiro que leve essa questão para o seu analista, pois pode auxiliar muito no seu processo. Boa sorte!
Saúde e paz,

a psicanálise não apenas funciona como - do meu ponto de vista - é fundamental para uma vida plena. A clínica da escuta não irá lhe curar. Contudo, mostrará como lidar com seu quadro sintomatológico. Trata-se de uma experiência não de auto-conhecimento, mas de um reposicionamento psíquico de si e de sua relação com os objetos que lhe cercam.

Olá, a psicanálise é um percurso que não tem tempo certo ou errado. Você pode colocar estas questões para a sua analista e tentar compreender o que não está funcionando. Quais mudanças você gostaria de estar vendo e em qual tempo? O que estes prazos (crono)lógicos tem a dizer sobre você? Pode existir a demanda da análise e uma vontade consciente de querer mudar algumas coisas, mas por que será que não avança? As vezes existe uma resistência que pode ser sua e outra vezes da analista mesmo. É possível haver uma transposição deste obstáculo e vocês seguirem juntas neste trabalho psicanalítico. Outra coisa que também pode acontecer, após estas reflexões em sessão é você decidir procurar outro profissional. Acontece também! Mas recomendo tentar explorar isso com o profissional atual antes de tomar qualquer decisão.
A psicanálise é uma forma de terapia que se concentra na compreensão dos pensamentos, sentimentos e comportamentos inconscientes de uma pessoa. Isso é feito através de uma série de sessões de conversação guiadas, onde o paciente é encorajado a falar livremente sobre seus pensamentos e emoções, enquanto o analista ouve e ajuda a explorar os significados subjacentes.

A psicanálise tem como objetivo ajudar as pessoas a compreender e lidar com as questões psicológicas subjacentes que podem estar causando problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, entre outros. Isso pode incluir questões relacionadas à infância, relacionamentos e eventos traumáticos.

A psicanálise é uma terapia que pode demorar muito tempo para produzir resultados significativos, é importante lembrar que a mudança é um processo gradual e que pode levar tempo para que os benefícios sejam sentidos. A psicanálise é uma terapia profunda e pode ser desafiadora, mas pode ser muito útil para algumas pessoas.

É importante lembrar que o processo de cura é único para cada indivíduo, e que é importante continuar tendo sessões regulares com seu analista, e avaliar seu progresso, e se você está tendo uma melhora significativa, ou se precisa de outra abordagem. Se você sente que a psicanálise não está funcionando para você, é importante discutir essa preocupação com seu analista e considerar outras formas de tratamento, como a terapia cognitivo-comportamental ou outras abordagens.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
A psicanálise oferece um espaço seguro para a expressão emocional e a reflexão profunda, permitindo ao paciente ganhar autoconhecimento, promover mudanças pessoais e desenvolver recursos internos para lidar com os desafios da vida.

No entanto, é importante ter em mente que a psicanálise é um processo que requer tempo e dedicação. O progresso pode variar de pessoa para pessoa, e o ritmo de mudança pode ser diferente para cada indivíduo. Oito meses é um período relativamente curto em termos de terapia psicanalítica, e pode ser necessário mais tempo para que mudanças significativas ocorram.

Se você está em dúvida sobre os resultados da sua terapia, pode ser útil discutir suas preocupações com o seu terapeuta. Eles podem fornecer insights sobre o seu progresso e explicar melhor como a psicanálise funciona no seu caso específico.
Entendo suas preocupações e dúvidas sobre como a psicanálise funciona e se está trazendo mudanças visíveis em sua vida. A psicanálise é um processo terapêutico profundo que pode ser muito diferente de outras formas de terapia, e o progresso muitas vezes ocorre de maneira sutil e gradual. Vou explicar como a psicanálise funciona e como ela pode ajudar:
1. Exploração do Inconsciente: A psicanálise se baseia na ideia de que muitos de nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos são influenciados por processos inconscientes, que estão fora de nossa consciência. O terapeuta psicanalítico ajuda você a explorar esses aspectos ocultos de si mesmo, o que pode exigir tempo e paciência.2. Autoconhecimento Profundo: Ao longo do processo psicanalítico, você pode ganhar um profundo autoconhecimento, compreendendo melhor seus padrões de pensamento, emoções, relacionamentos e comportamentos. Isso pode ajudá-lo a fazer escolhas mais conscientes em sua vida.3. Identificação de Padrões e Conflitos: A psicanálise busca identificar padrões repetitivos e conflitos internos que podem estar afetando sua vida e bem-estar. Ao compreender esses padrões, você pode começar a abordá-los de maneira mais eficaz. A relação entre você e o terapeuta é fundamental na psicanálise. É um espaço seguro e acolhedor onde você pode explorar seus pensamentos e sentimentos mais profundos. O terapeuta atua como um guia, ouvindo, interpretando e fazendo perguntas para ajudá-lo a compreender a si mesmo. A psicanálise é um processo de longo prazo que exige consistência e comprometimento. Mudanças significativas podem levar tempo para se manifestar, e muitas vezes são percebidas após meses ou anos de terapia. A psicanálise encoraja a reflexão pessoal e a autorreflexão. À medida que você trabalha em suas questões com o terapeuta, é importante levar essas reflexões para sua vida diária. Se você não tem certeza se está vendo mudanças após 8 meses de psicanálise, é válido discutir essas preocupações com seu terapeuta. Eles podem ajudá-lo a avaliar seu progresso, definir metas terapêuticas e ajustar o tratamento, se necessário. Lembre-se de que a terapia é um processo individual e altamente personalizado, e o ritmo de mudança varia para cada pessoa. Continue a explorar suas emoções e pensamentos na terapia e mantenha o diálogo com seu terapeuta. Às vezes, as mudanças podem ser mais sutis do que você imagina, e o autoconhecimento adquirido na psicanálise pode se traduzir em mudanças significativas em sua vida ao longo do tempo. Estou aqui para apoiá-lo em sua jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 230

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!