Como a Terapia interpessoal (TIP) me vai ajudar com as minhas doenças crónicas mentais?

3 respostas
Como a Terapia interpessoal (TIP) me vai ajudar com as minhas doenças crónicas mentais?
 Ana Maria Leonel
Psicanalista, Psicólogo
Guararema
Essa é uma pergunta excelente e demonstra sua busca por estratégias de bem-estar.
A Terapia Interpessoal (TIP) atua com base na ideia de que os sintomas das doenças mentais crônicas estão frequentemente ligados a problemas em suas relações e a eventos de vida (como conflitos, perdas ou mudanças de papel social).
A TIP não foca na doença em si, mas sim em como você interage com o mundo ao seu redor. Ao melhorar suas habilidades de comunicação e a forma como lida com os desafios nos relacionamentos, você pode reduzir o estresse e os gatilhos emocionais que pioram seus sintomas.
É uma abordagem estruturada e eficaz que pode trazer alívio e promover uma melhor qualidade de vida, ajudando você a construir e manter uma rede de apoio mais saudável.

Referência:
Weissman, M.M., & Markowitz, J.C. (2012). Interpersonal Psychotherapy: A Practical Guide. Oxford University Press.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, espero que você esteja bem. A Terapia Interpessoal (TIP) costuma ajudar pessoas com doenças mentais crônicas porque coloca foco nas relações e isso é fundamental para qualquer processo terapêutico, já que grande parte do nosso sofrimento aparece ou se intensifica nos vínculos.

Na TIP, o trabalho é compreender como perdas, conflitos, mudanças na rotina ou dificuldades de comunicação impactam suas emoções e seu dia a dia. A partir disso, a pessoa começa a identificar padrões, fortalecer redes de apoio e responder às situações de forma mais cuidada.

Na minha prática existencial-humanista, as relações também são centrais. Olhamos para como você vive seus vínculos, o que eles despertam, como participa deles e como cada relação influencia o modo como você se sente no mundo. É um processo de ampliar consciência, validar o que você vive e construir caminhos mais saudáveis dentro do possível.

Se você sente que suas condições crônicas têm sido atravessadas pelas relações ou dificultado seus vínculos, a terapia pode ser um espaço seguro para explorar isso com calma. Estou à disposição caso queira conversar sobre esse processo.
A TIP ajuda a reduzir sintomas e recaídas ao melhorar a qualidade dos seus relacionamentos, fortalecer habilidades de comunicação, resolver conflitos e lidar melhor com mudanças e estresse. Ao trabalhar esses fatores interpessoais, a terapia promove maior estabilidade emocional e melhora no manejo de condições crônicas ao longo do tempo.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.