Como ajudar uma pessoal deprimida devido a perda de emprego (auto estima muito baixa)?
8
respostas
Como ajudar uma pessoal deprimida devido a perda de emprego (auto estima muito baixa)?
Costumo dizer a meus pacientes, que quando perdemos algo que gostamos muito, vivenciamos também uma forma de luto, luto pelo emprego perdido....
É fundamental que procure ajuda psicológica, para que não se agrave está depressao, o tempo ocioso acaba nos deixando mal, nos sentimos inúteis e com isso, a tristeza, a depressao vão chegando e a vida vai perdendo a cor, e a cada dia que passa vai ficando pior.
Um psicólogo pode lhe ajudar.
É fundamental que procure ajuda psicológica, para que não se agrave está depressao, o tempo ocioso acaba nos deixando mal, nos sentimos inúteis e com isso, a tristeza, a depressao vão chegando e a vida vai perdendo a cor, e a cada dia que passa vai ficando pior.
Um psicólogo pode lhe ajudar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Ajudar as pessoas que passam por alguma dificuldade ou sofrimento não tem uma receita pronta, cada um vai ajudar de acordo com o que pode, e a pessoa vai receber também de acordo com os recursos que tem. o que deve ficar claro é que se esse problema pontual, como a perda do emprego, está causando sofrimento por muitos dias, meses, atrapalhando outras fronteiras da vida da pessoa, como o pessoal, e se estão aparecendo outros sintomas associados, e aí o limite da ajuda por amigos e familiares chega ao máximo, e é necessário ajuda profissional. Uma avaliação com psiquiatra pode ser muito útil para esses fatores todos serem bem pensados e talvez o fato de ter um local de apoio, já ajude o paciente. Boa sorte, Leonardo.
Esta é uma situação que causa muitas dificuldades emocionais e que podem realmente evoluir para depressão dificultando inclusive que a pesssoa consiga nova colocação no mercado de trabalho por sentir-se incapaz, com baixa autoestima. A psicoterapia é o tratamento indicado para que a pessoa possa se auto conhecer, elevar a autoestima e se fortalecer emocionalmente para gerenciar sua vida a seu favor. Abs,
Sávio Chaul - Psicólogo Clínico
Sávio Chaul - Psicólogo Clínico
Olá. Estamos passando por um momento sociopolítico complicado, o índice de desemprego tem aumentado muito e a maioria das pessoas não estão adaptada sa essa situação.. Gerando preocupação, ansiedade e baixa auto estima. Seria necessário averiguar o quanto isso o tem afetado, se existem outros fatores, se a tristeza está prejudicando na procura por novas vagas, se realmente é um quadro depressivo.. Dependendo da situação até mesmo uma orientação profissional seria adequado para auxilia-lo. Você pode iniciar ajudando-o a procurar novas oportunidades, na construção de um currículo, enfim.. Se o quadro se manter a melhor solução é a procura de um profissional. Abraço, att. Natalia Dalpiaz.
Qualquer perda importante provoca um luto que é expresso de maneira tipicas, como a tristeza. Caso essa tristeza evolua para uma depressão é preciso cuidar desse problema de saúde, seja procurando um psiquiatra ou um psicólogo. O tratamento psicoterápico também poderá auxiliar com a autoestima que fica prejudicada em casos de desemprego. Contudo, você pergunta como pode ajudar a pessoa que está passando por isso. A minha recomendação é buscar ter uma atitude compreensiva e indicar os tratamentos ditos anteriormente.
A autoestima está ligada ao afeto, cuidado e validação que cada um consegue se dar. É uma construção realizada, principalmente, pelo contato com os primeiros cuidadores e que passa pelas histórias, relações e experiências que cada um viveu.
Tendo em vista toda essa dinâmica profunda, constituída ao longo de muitos anos, confio que a melhor forma de ajuda-lo é apoiando com afeto, ficando ao seu lado e dando suporte para procura de uma ajuda profissional (terapia).
Tendo em vista toda essa dinâmica profunda, constituída ao longo de muitos anos, confio que a melhor forma de ajuda-lo é apoiando com afeto, ficando ao seu lado e dando suporte para procura de uma ajuda profissional (terapia).
Tudo começa com diálogo, algo positivo para uma relação saudável, você pode pontuar o que você tem percebido como traços de depressão na pessoa com cuidado para não "diagnosticar" ela antes de um profissional, assim, minha sugestão é que você apoie esta pessoa a buscar ajuda de um profissional que poderá avaliar de fato o que pode estar acorrendo com ela.
Busque ajuda!
Abraços, Flavianne.
Busque ajuda!
Abraços, Flavianne.
Bom dia, quando uma pessoa que sempre trabalhou perde um emprego a sensação é quase "morte", impotência, incapacidade e, não se tem a visão do futuro de forma positiva. Entretanto é muito difícil que aceite o convite para fazer terapia, a ideia de enfrentar despesas pode assustar. É preciso procurar clinicas socializadas que tem atendimentos a baixo custo ou terapeutas que escolhem fazer atendimento social e oferecer para ela essas oportunidades para facilitar o acolhimento da proposta sem descarta-la logo de cara. Espero poder ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Uma paqciente toma 2 quetiapinas LP ao Como este medicamento está esgotado e ela tem em seu poder a quetiapina 50 normal e o stock só será reposto dentro de dias, pergunta-se;- Pode tomar em simultaneo ao deitar um comprimido normal conjuntamente com um de libertação prolomgada ?
- boa tarde estou tomando desvelafaxina a 23 dias e normal sentir ainda tristeza?
- Eu tinha uma vida feliz, mas do nada tudo deu errado; eu ja não tenho mais ânimo pra nada e não tenho expectativas para o meu futuro; eu estou completamente perdida e preciso de ajuda.
- Tomo escitalopram 15 mg a 12 anos e estava bem. Nao sentia nada. Meus hormonios desregularam e entrei em uma crise de ansidade e depressao. A medica aumentou a dose para 20 mg, fui melhorando mas ainda com muita ansiedade. Na 4 semana estou com muito tremor e ansiedade. Ainda seria a adaptacao a nova…
- Meu médico trocou a paroxetina que eu tomava a 9 anos, por a desvenlafaxina. Estou na medicação nova a 20 dias, mas estou com vários efeitos colaterais físicos como náuseas,dores de cabeça e tontura. Além de crises de choro e ansiedade. Quanto tempo leva pro corpo se adaptar a nova medicação? E melhorar…
- Tive início de depressão e tontura fui ao neuro fiz ressonância e eletro não deu nada. O mesmo informou que tenho TAG. Tive uma dor de cabeça e aumento de pressão momentâneo e desde então não pego mais no sono. O psiquiatra passou desvalexina e quetiopin. Tenho 5 dias usando. O que aconteceu para que…
- Comecei a tomar Desvenlafaxina e estou tendo uns espasmo a noite tipo tique nervoso. Que nao me deixa dormir. So a noite.
- Se a depressão pode ter tantas causas (ou agravantes) genética(o)s/química(o)s/hormonais, por que não pedem exames clínicos (ou direcionam a outros profissionais) p/ obter um diagnóstico mais preciso e tratar assertivamente a causa ao invés dos sintomas? (exemplo: hipotireoidismo - no qual a depressão…
- Estou tomando paroxetina a três dias e sentindo muito efeito colateral suores,tremores vontade de chorar é assim mesmo?
- Estava tomando desvenlafaxina , porém tive alguns sintomas de efeitos colaterais ,, é normal tomar desvnelafaxina na parte da manhã depois do café, e sentir moleza e tremor no corpo o dia todo ? E por quanto tempo pode tomar a desvenlafaxina ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1243 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.