Como avaliar a atenção infantil? Quais as alterações da atenção mais observadas na queixa escolar,Qu

25 respostas
Como avaliar a atenção infantil? Quais as alterações da atenção mais observadas na queixa escolar,Qual o papel da psicologia nessas demandas?
Olá. O profissional que avalia com mais precisão a atenção é o neuropsicólogo, pois ele pode utilizar escalas, testes e avaliação desse aspecto. A atenção precisa ser avaliada como um todo e não fora do contexto. Dessa forma, no contexto escolar é necessário entender onde a criança está inserida, sua história, etc. O papel da psicologia é investigar as causas da dificuldade da criança, fazer acompanhamento e até mesmo entrar em contato com a escola para um trabalho em conjunto. Seria basicamente isso. Atenciosamente

Quando falamos em queixa escolar temos que ver a criança como um todo. É onde entra a Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico. Esse procedimento pode durar de 8 a 10 sessões, depende muito de como a criança responde. A atenção pode ser a queixa mais eminente mas pode haver outras causas não identificadas. Começamos com uma entrevista com os pais para entender a historia da criança, depois é necessário um contato com a escola, depois vem a parte de entrevistas, questionários, a criança entra em avaliação e então avaliamos as Funções Cognitivas, Personalidade, Comportamento, Habilidades Sociais. Dentro das Funções Cognitivas temos Inteligencia, Memória, Atenção, Funções Executivas, Praxias, Processamento Visual, Linguagem...a medida que a avaliação vai evoluindo vamos acrescentando mais alguma função para ser avaliada ou não. Se a criança tem ou não uma atenção mais rebaixada através desse procedimento podemos identificar. A atenção pode oscilar muito diante da motivação, ou seja, se não for interessante, pode haver dispersão.
Cada caso é um caso, todos esses procedimentos dão um norte, é importante pesar todas as informações coletadas e fazer um estudo do caso para que possa ter uma hipótese diagnóstica. A ultima sessão é com a família onde fazemos a leitura do laudo e passamos os encaminhamentos e tratamentos. O neuropediatra ou clinico, profissional médico que irá fechar o diagnóstico fazendo um acompanhamento da criança. Espero ter esclarecido. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Avaliação neuropsicológica c/ laudo - R$ 1
Gostaria de acrescentar que a atenção (como qualquer outro domínio cognitivo), além de ser avaliada com testes e escalas, também pode ser avaliada ecologicamente, por meio de tarefas e observação clínica in loco. São diferentes formas que se complementam para que se possa formular a hipótese diagnóstica. O psicólogo neuropsicólogo tem um importante papel, não somente na avaliação, mas também no processo de reabilitação e/ou estimulação cognitiva da criança. Em relação à atenção, uma das queixas escolares constantes refere-se a crianças com TDAH.
Olá!
Com a disseminação das informações contidas em manuais de diagnóstico, cada vez mais situações comuns são avaliadas e julgadas como sinônimos de distúrbios ou doenças mentais. A escola muitas vezes se adianta em diagnosticar, é necessário ter cuidado com isto, por vezes um diagnóstico vira rótulo e um rótulo se transforma numa forma e justificativa de ser. Então, o papel de um psicólogo é oferecer cautela em diagnosticar e buscar as ferramentas para distinguir se a situação de desatenção precisa ser avaliada profundamente. Neste caso, existem baterias de testes psicológicos que levarão em consideração maturidade neuronal, aspectos afetivos, histórico e queixas escolares, contexto familiar etc. para dar uma resposta mais assertiva ao encaminhamento da situação.
A atenção é a principal responsável para auxiliar as demais funções cognitivas. Por isso, para conseguir mensurá-la e saber se está dentro do esperado, devemos considerar a idade do indivíduo a ser avaliado. Por exemplo, a atenção em uma criança muito pequena tende a se manter por pouco tempo quando comparada a capacidade atencional de um adulto.
Para que consigamos observar se há um déficit, verificamos sua história de vida, comparamos com sujeitos da mesma faixa etária e consideramos a sua funcionalidade em diferentes áreas da vida (familiar, escolar, social) para compreender qual o prejuízo apresentado ou não.
A avaliação neuropsicológica auxilia na identificação dos possíveis déficits e orienta quanto aos acompanhamentos necessários para o tratamento da queixa.
Espero ter ajudado.
A atenção infantil e de qualquer pessoa, está relacionada à capacidade do interlocutor instigar a curiosidade da criança. Nos casos em que a criança, de fato, não consegue focar a atenção na professora ou no interlocutor, por mais cativantes que sejam; é sinal evidente que a energia está represada por algum problema que a criança esteja atravessando ou algum deficil de atenção. Nesses casos vale procurar um profissional.
Um abraço,
Lea
Através de entrevistas indiretas, diretas e observação direta.
Elas são feitas através de questionários, protocolos de avaliações psicológicas e também através de sessões de observações.
Geralmente é necessário também enviar questionários para que os professores preencham, e também fazer visita na escola.
Olá, para além de todas as informações colocadas pelas colegas em relação aos procedimentos de avaliação psicológica e a atuação de neuropsicólogos, é importante levar em conta ao se pensar acerca da atenção questões subjetivas da criança que podem levar a algum tipo de inibição intelectual e, como consequência, uma queixa escolar. Existem vários estudos dentro da psicanálise que demonstram que muitos casos infantis diagnosticados com alguma alteração na atenção podem ser melhor tratados por meio do acompanhamento psicanalítico. Desta maneira, o papel do psicólogo é investigar acontecimentos na vida pessoal, escolar e familiar da criança e tomar o cuidado de não colocar um "rótulo" psiquiátrico sem levar em conta o sujeito que existe ali.
Eu utilizo o WISC IV. para identificar alguma dificuldade intelectual.
O laudo ajuda os professores para com as estratégias na sala de aula e ampara os médicos quanto a identificação e confirmação do CID e também a prescrição de medicamentos caso necessário.
Olá, tudo bem? A atenção na criança pode ser observada de vários aspectos, pois muitas variáveis podem influenciar naquilo que nós observamos como atenção.
Geralmente, a queixa costuma partir da escola, à partir de então o psicólogo pode lançar mão de vários testes para rastrear o que está acontecendo.
O colega acima mencionou corretamente o WISC.
Outras vezes precisamos de mais instrumentos para avaliar outros aspectos.
Devemos nos atentar para o processamento auditivo ou ansiedade, por exemplo, que afetam diretamente a atenção da criança.
Na dúvida, converse com a escola e procure um profissional.
Boa sorte!
Olá
A atenção é avaliada por meio da Testagem Neuropsicológica. Geralmente as queixas que chegam ao consultório, encaminhada pela escola, estão relacionadas com: dificuldade da criança em sustentar a atenção por um longo período de tempo na mesma tarefa (atenção sustentada); dificuldade em ignorar distratores e focar em uma tarefa específica (atenção seletiva); dificuldade em fazer duas tarefas ao mesmo tempo (atenção alternada). A Testagem Neuropsicológica vai possibilitar avaliar os vários tipos de atenção, além de outras cognições como: memória, funções executivas, praxias, habilidades acadêmicas, linguagem, comunicação social, humor e comportamento. Me coloco a disposição para tirar outras dúvidas ou marcar uma avaliação.
Boa noite!
Acrescento as Escalas do TDAH junto à Escola e familiares. E testes específicos da Atenção para avaliar a Velocidade de Processamento.
Abraços
Olá !
A atenção infantil pode ser avaliada por meio de atividades, brincadeiras, exercícios em todos os ambientes que a criança está!
A avaliação feita pelo psicólogo escolar, psicólogo infantil, neuropsicólogo, psicopedagogo e neurologista infantil constituem outras formas de averiguar a atenção! São caminhos possíveis, você não precisa utilizar todos esses recursos! A observação da família é fundamental!
De modo geral a atenção das crianças é fugaz! Quando aprendem algo, já querem ver outras coisas . É comum as escolas se referirem a hiperatividade! Quando na verdade as crianças já tem muitos estímulos pelo cabedal de possibilidades: vídeo game, celular, tablet ! É difícil prender a atenção deles como acontecia nas décadas de 70, 80.
O psicólogo pode atuar com os pais, com os professores e com as crianças, seja na escola ou na clínica, individual, familiar ou em grupo.
Espero ter ajudado !
Abraço

A avaliação de desatenção é feita a partir de observação clínica e uso de instrumentos avaliativos escolhidos pelo profissional, de acordo com cada cliente.
As alterações que estão mais presentes na escola costumam ser:
- erros por descuido em atividades;
-dificuldades de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
- parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;
- não segue instruções e não termina seus deveres escolares;
- dificuldade para organizar tarefas e atividades;
- evita envolver-se em tarefas que exijam esforço mental;
- perde coisas necessárias para tarefas ou atividades;
- É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
- esquece de fazer atividades;
O papel da psicoterapia é realizar uma avaliação que busque entender as dificuldades do cliente e definir um plano de intervenção individual. A intervenção pode contar com o suporte da escola, família e dependendo de cada caso, outros profissionais de outras áreas.
Olá, como vai? Só reforço o que os colegas acima já disseram! Procure um profissional psicólogo que trabalhe com avaliação psicológica e um neuropsicologio, juntos irão fazer um acompanhamento adequado!
Olá boa tarde!
Você faz três questionamentos bem importantes, a avaliação da atenção poderá ser feita por um (a) neuropsicólogo (a) e também por um neurologista infantil, porém é indicado uma avaliação com psicólogo(a) que trabalhe com crianças para que o (a) profissional avalie juntamente com família e cuidadores o contexto de cada criança, lembrando que o sujeito deve ser analisado no seu contexto biopsicossocial.
Estamos em uma transição tecnológica e as escolas estão adaptando-se as demandas de crianças cada vez mais envolvidas nessas ferramentas, nem sempre são as crianças que demandam cuidados.
O papel da psicologia como ciência que estuda o comportamento humano, é promover saúde mental à todos(as) envolvidos, buscando uma consciência maior sobre a subjetividade humana.
Muito boa sorte.
Abraço.
O processo de avaliação é realizado predominantemente através de uma minuciosa investigação clínica da história da criança, como condições de aprendizagem, psicológicas, familiares e sociais.
Um outro ponto imprescindível para uma avaliação adequada envolve a identificação de quadros associados ao TDAH.
As alterações mais observadas nas crianças com déficit de atenção são quando ingressam na escola e são evidenciados frequentemente comportamentos de inquietude, dificuldades de concentração, impulsividade, comportamento antissocial e dificuldades na aprendizagem.
O papel do profissional de psicologia é um processo delicado e complexo, o qual demanda do profissional experiência clínica, um bom conhecimento teórico e que possa se valer de outros recursos (como escolas, testes psicológicos e neuropsicologia) e de outros profissionais para auxiliá-lo.
Existem escalas e testes específicos para avaliar a atenção infantil. A sugestão é buscar um profissional capacitado, podendo ser neuropediatra, neuropsicólogo ou psicopedagogo.
O neuropsicologo é o profissional especializado na avaliação da atenção.
Não atendo crianças, a não ser no contexto da terapia familiar, nesse caso é importante buscar um neuropediatra que provavelmente encaminhará para uma avaliação com neuropsicólogo.
A atenção pode ser avaliada por meio de vários testes, escalas, atividades e observações clínicas do profissional psicólogo, preferencialmente, o psicólogo com formação em neuropsicologia. As queixas escolares estão relacionadas à falta de atenção e foco nas atividades, geralmente identificadas pelas professoras. É importante a avaliação neuropsicológica, bem como o tratamento dos possíveis diagnósticos relacionados. Um dos mais frequentes é o TDAH. O psicólogo irá avaliar a atenção, bem como outros aspectos cognitivos, relacionais e emocionais que podem estar associados à queixa principal. Espero ter ajudado.
Olá! Mais do que avaliar a atenção da criança, é importante avaliar o contexto em que ela está inserida e como reage a ele. Uma visão sistêmica amplia o foco, considera a complexidade de tudo o que envolve uma situação problema. Déficits de atenção têm sido apontados nas frequentes queixas escolares. É preciso estar atento ao fato de que as escolas têm tido muita dificuldade em lidar com a maioria de seus alunos. Estamos em outros tempos e muitas escolas seguem pedagogias e métodos que não cabem mais na atualidade.
Olá, geralmente as queixas são em relação a problemas de aprendizagem e déficit de atenção, o papel da psicologia é investigar a queixa de acordo com a idade e fatores que podem ter influenciado no seu desenvolvimento ou alguma patologia , a investigação pode ser na neuropsicologia através da anamnese e testes para dar uma resposta que justifique a investigação, e que dê orientações a família sobre o caso. Se for preciso também terá no laudo sugestões para reabilitação que podem envolver outros profissionais da área de saúde.
Olá, esses casos são tratados na singularidade de cada um. Os profissionais que fazem a avaliação com relação a atenção são psicólogos e neurologistas ou ainda neuropsicólogos.
O profissional da psicologia é fundamental para que auxilie no desenvolvimento psíquico da criança, irá ajudar a superar as dificuldades e suas angústias que acabam prejudicando a aprendizagem.
Ola. Bom eu como neuropsicologa nao faria apenas uma avaliação da atencao, posto que a desatençao (aparente) pode ser sintoma de inumeros quadros, TDAH, ansiedade, deficiência intelectual, depressao, TEA, etc. Por isso nunca avaliamos apenas uma função. Consideraçoes a parte existem imumeros testes e formas de avaliar as funções atencionais, Nao existe apenas um tipo de atencao e as pessoas podem ter prejuízo em todas ou em algum aspecto dela. Atencao sustentada, alternada, dividida, seletiva, etc. Na escola.observamos queixas na manutenção e sustentacao da atencao e na atencao seletiva. O papel do psicólogo ou neuropsicologo é no diagnóstico e reabilitação da criança.