Como combater o bruxismo além da placa de bruxismo?

16 respostas
Como combater o bruxismo além da placa de bruxismo?
Não há maneira efetiva de eliminar o bruxismo. O que pode-se fazer é uma avaliação personalizada de cada caso com finalidade de diagnosticar as causas que levam ao bruxismo e tentar controlá-las. A placa para o bruxismo tem função principal de proteger os dentes contra o desgaste e/ou fraturas.

O bruxismo está ligado a diversos fatores como stress, má oclusão, falta de dentes etc...Voce deve ser avaliado (a) , as placas de bruxismo são um caminho mas, o principal e descobrirmos o motivos do seu bruxismo ou apertamento dental (que ocorre com muita frequencia) , A finalidade das placas não é só proteção contra o desgaste provocado pelo atrito entre os dentes, ela também tem a função de reposicionar a sua mandíbula para que haja um conforto muscular que ajude a diminuir a atrição.Se precisar de mais orientações sinta-se à vontade em fazer contato comigo
Boa noite, complementando, o tratamento pode ser feito por toxina botulínica que irá aliviar o apertamento bucal. O bruxismo é uma patologia durante o sono e deve-se usar a placa como prevenção. Att
Bruxismo é um distúrbio do sono, com reflexos na arcada dentária e na musculatura da face, trazendo em alguns casos muita dor. Basicamente existem 2 tipos de bruxismo o de "apertamento" gerando dor muscular; e o de "ranger os dentes" gerando desgastes acentuados nos mesmos. O tratamento pode passar por reabilitação dos dentes desgastados, reposicionamento das arcadas e uso de placas miorrelaxantes, bem como o uso de "botox" na musculatura para diminuir sua ação de apertamento.
Placa de bruximo é o tratamento imediato, com ela conseguimos a desprogramação dos músculos envolvidos, porém em conjunto devemos resolver problemas como stress, má oclusão, falta de dentes.

Discordo de algumas das respostas anteriores dos colegas, alguns tipos de bruxismo tem tratamento sim, mas em primeiro lugar é necessário uma avaliação para o diagnostico do tipo de bruxismo , existem tipos diferentes com consequências diferentes e terapias diferentes tb.
Existe discordância entre alguns dentistas referentes as causas do bruxismo, mas ja foi evidenciado ha algum tempo que a oclusão não é mais fator etiológico no bruxismo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta dentista - R$ 300
Ola, o bruxismo está diretamente relacionado à questões psicológicas, ou seja, sua causa pode vir de um stress, crises de ansiedade entre outros e nós dentistas tratamos sua consequência, que pode estar relacionadas com dores de dentes, desgastes de dentes entre outras. Sugiro que procure um profissional para melhor orienta-lo e identificar seu problema e alternativas para eliminar algum tipo de stress e ansiedade que possa estar sentindo, exercício físico é muito bom para isso!
Você precisa inicialmente identificar qual ou quais as causas do seu bruxismo. Como tratamentos nós podemos indicar: placas de mordida, aplicação de substâncias para relaxar a musculatura, alguns indicam fisioterapia (RPG), acupuntura, ou seja, para casos de bruxismo complexos o tratamento envolve mais de um profissional.
Olá!
Primeiro temos que verificar se a placa que vc está usando está correta.
Além da placa para bruxismo, o botox também é indicado para fins terapêuticos.
Ele ajuda a suavizar o seu apartamento.
Olá, podemos fazer um protocolo que envolve alguns tratamentos, assim conseguimos atingir os fatores possíveis que ocasionam o bruxismo. Podemos fazer aplicação de toxina botulínica, confecção de uma placa miorrelaxante e prescrição de medicamentos se necessário.
São vários fatores que podem desencadear o bruxismo. Devemos avaliar a oclusão, stress, ausência de dentes e estudar a necessidade de encaminhar o paciente para tratamento interprofissional.
Depende da causa do seu bruxismo. Se for de origem respiratória existe sim tratamento além da placa!
Uma opção além da placa de bruxismo e controle com o dentista, é possível por exemplo realizar aplicação de toxina botulínica na região da músculatura para diminuir o apertamento da região!
Além do uso de placas de bruxismo, existem várias outras opções que podem ajudar a combater o bruxismo ou a reduzir seus sintomas e o tratamento pode ser uma combinação de várias estratégias para obter os melhores resultados. O Botox para bruxismo é uma excelente estratégia já que funciona relaxando temporariamente os músculos injetados, o que pode ajudar a reduzir a força do apertamento ou rangimento dos dentes. Ao debilitar os músculos mastigatórios, pode aliviar os sintomas associados ao bruxismo, como a dor facial e de mandíbula. Lembre-se de que o tratamento do bruxismo pode variar de pessoa para pessoa, e é importante consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequada.
Olá, o bruxismo tem diversos fatores e causas associados. Além também de poder ser um fator hereditário. Stress, perdas dentárias, estilo de vida, posição dos dentes, musculatura. A placa de bruxismo deve ser muito bem feita mas é uma das várias opções que existem do tratamento, junto com muitas outras, sempre associadas à melhora da qualidade e estilo de vida, e o principal é você começar a perceber se esse apertamento também ocorre durante o dia. Estou a disposição pra maiores esclarecimentos.
O bruxismo é quando você range ou aperta os dentes, geralmente durante a noite. Além da placa de bruxismo, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a combater esse problema:

Relaxamento antes de dormir: Tente relaxar antes de ir para a cama. Você pode fazer isso praticando técnicas de respiração, como respirar profundamente e lentamente, ou fazendo alongamentos suaves.

Evite estimulantes: Evite alimentos e bebidas que contenham cafeína, como café, chá e refrigerantes, especialmente antes de dormir. A cafeína pode aumentar a atividade muscular e piorar o bruxismo.

Evite álcool e tabaco: O álcool e o tabaco também podem piorar o bruxismo. Tente evitar o consumo dessas substâncias, especialmente antes de dormir.

Cuidados com a postura: Mantenha uma boa postura durante o dia. Se você trabalha em um computador, certifique-se de que sua estação de trabalho seja ergonomicamente correta. Uma postura adequada pode ajudar a reduzir a tensão muscular que contribui para o bruxismo.

Redução do estresse: Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como praticar atividades relaxantes, como ioga, meditação ou hobbies que você goste. O estresse pode desencadear o bruxismo, então é importante encontrar maneiras de relaxar e desestressar.

Consulta com um profissional de saúde: Se o bruxismo persistir ou causar dor, é importante consultar um dentista ou médico. Eles podem fornecer orientações específicas e, se necessário, recomendar outras opções de tratamento, como terapia comportamental, fisioterapia ou medicamentos relaxantes musculares.

Seguindo essas dicas e buscando ajuda profissional quando necessário, você pode ajudar a combater o bruxismo e proteger seus dentes e músculos faciais.