Como é o cognitivo de uma criança com paralisia cerebral?
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Como é o cognitivo de uma criança com paralisia cerebral?
Olá, como vai?
O funcionamento cognitivo de uma criança com paralisia cerebral pode variar bastante, dependendo da localização e da extensão da lesão cerebral ocorrida no período pré, peri ou pós-natal. A paralisia cerebral é uma condição que afeta principalmente o controle motor, mas, em muitos casos, também pode comprometer funções cognitivas, como atenção, memória, linguagem e funções executivas. Algumas crianças apresentam um desenvolvimento cognitivo próximo do esperado, enquanto outras podem ter déficits significativos que interferem no aprendizado e na autonomia.
Do ponto de vista neuropsicológico, as dificuldades cognitivas estão relacionadas à organização e integração das informações pelo cérebro, já que as áreas corticais envolvidas no raciocínio, planejamento e processamento simbólico podem ser afetadas. O esforço para controlar o corpo e realizar tarefas motoras complexas também consome energia mental, o que pode reduzir o foco em atividades intelectuais e comunicativas.
Na leitura psicanalítica, o desenvolvimento cognitivo não se restringe à capacidade intelectual, mas também à forma como o sujeito se constitui no laço com o outro. A criança com paralisia cerebral enfrenta desafios na simbolização e na constituição da imagem corporal, já que seu corpo responde de forma diferente à intenção e ao desejo. O trabalho terapêutico deve, portanto, favorecer a expressão subjetiva, o reconhecimento do próprio corpo e a possibilidade de se situar como sujeito de desejo, e não apenas como portador de uma limitação.
No campo da saúde pública, é fundamental o acompanhamento multiprofissional em serviços de reabilitação e ambulatórios de referência, que contem com neurologistas, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos, articulando o cuidado clínico e subjetivo. O CAPSi pode oferecer suporte em momentos de crise emocional, mas o acompanhamento contínuo deve ocorrer em centros especializados em desenvolvimento infantil.
Espero ter ajudado, fico à disposição!
O funcionamento cognitivo de uma criança com paralisia cerebral pode variar bastante, dependendo da localização e da extensão da lesão cerebral ocorrida no período pré, peri ou pós-natal. A paralisia cerebral é uma condição que afeta principalmente o controle motor, mas, em muitos casos, também pode comprometer funções cognitivas, como atenção, memória, linguagem e funções executivas. Algumas crianças apresentam um desenvolvimento cognitivo próximo do esperado, enquanto outras podem ter déficits significativos que interferem no aprendizado e na autonomia.
Do ponto de vista neuropsicológico, as dificuldades cognitivas estão relacionadas à organização e integração das informações pelo cérebro, já que as áreas corticais envolvidas no raciocínio, planejamento e processamento simbólico podem ser afetadas. O esforço para controlar o corpo e realizar tarefas motoras complexas também consome energia mental, o que pode reduzir o foco em atividades intelectuais e comunicativas.
Na leitura psicanalítica, o desenvolvimento cognitivo não se restringe à capacidade intelectual, mas também à forma como o sujeito se constitui no laço com o outro. A criança com paralisia cerebral enfrenta desafios na simbolização e na constituição da imagem corporal, já que seu corpo responde de forma diferente à intenção e ao desejo. O trabalho terapêutico deve, portanto, favorecer a expressão subjetiva, o reconhecimento do próprio corpo e a possibilidade de se situar como sujeito de desejo, e não apenas como portador de uma limitação.
No campo da saúde pública, é fundamental o acompanhamento multiprofissional em serviços de reabilitação e ambulatórios de referência, que contem com neurologistas, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos, articulando o cuidado clínico e subjetivo. O CAPSi pode oferecer suporte em momentos de crise emocional, mas o acompanhamento contínuo deve ocorrer em centros especializados em desenvolvimento infantil.
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O cognitivo de uma criança com paralisia cerebral pode variar muito. Algumas têm desenvolvimento preservado; outras precisam de mais apoio para aprender e processar informações.
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