Como eu posso saber se o meu ortodôntista não está me "enrolando" no meu tratamento ortodôntico?

7 respostas
Como eu posso saber se o meu ortodôntista não está me "enrolando" no meu tratamento ortodôntico?
A confiança entre profissional e cliente deve acompanhar todo o tratamento. Com a finalidade de comparar evolução do tratamento, isto é a resposta do organismo às ativações, deve ser solicitada nova documentação. Esta é uma boa ocasião para solicitar explicações e esclarecimentos, pois o próprio ortodontista, comparando a documentação atual, com a inicial, consegue avaliar o que fez e o que ainda falta fazer, para a conclusão do tratamento, consequentemente, responderá suas dúvidas, baseado em evidências. A conversa sempre será o melhor caminho.

Olá!!! Se o tempo de tratamento já ultrapassou muito do que o ortodontista lhe disse no início do tratamento, é sinal de que algo não está indo bem. Então converse com ele e peça maiores explicações!!!
Todo tratamento tem início,meio e fim , e respectivamente dada aproximada de finalização, pergunte ao profissional o que vai ser feito naquela manutenção, qual objetivo, movimentação de quais dentes etc , se não for satisfatório e sentir que não está saindo do lugar, procure outro profissional
Caro colega
Nossa ética profissional não nos permite enrolar o cliente. O que acontece, muitas vezes, pros leigos, é não "enxergar" as mudanças, o que não significa que o ortodontista não esteja trabalhando com torques, cujos movimentos são intra ósseos e quase imperceptíveis pros olhos de quem não entende.... portanto, acredito que isso não esteja ocorrendo.
Olá, boa tarde! Existem alguns pontos a serem observados nessas situações:
1- No início do tratamento, o Ortodontista te diz uma previsão de tempo para um tratamento ortodôntico.
2- As maiores mudanças geralmente ocorrem no início do tratamento, o que pode gerar a impressão de que nada está sendo feito depois de algum tempo, mesmo que Ortodontista esteja realizando seu trabalho corretamente.
3- Costumo dizer que o tratamento ortodôntico é um "casamento", pois é um tratamento longo e é necessária uma relação de confiança entre paciente e profissional.
4- Se algo te incomoda, pergunte abertamente ao seu ortodontista. Ele, com certeza, poderá explicar em que fase do tratamento vocês se encontram e quais são os objetivos e o tempo previsto até a finalização do tratamento.
Espero ter ajudado de alguma forma. Um abraço
Você tem que confiar no profissional que procurou senão não faz sentido tratar com ele
O tratamento ortodôntico dependente do planejamento proposto.
Entretanto a maioria dos tratamentos, mesmo em casos Cirurgicos, gerelamebte não ultrapassam 2 a 3 anos de tratamento.
O ideal seria procurar outro ortodontista e ser avaliado clinicamente, já que existe essa desconfiança.

Atenciosamente,