Como faço pra resolver o medo do "vazio" pós morte?

28 respostas
Como faço pra resolver o medo do "vazio" pós morte?
Boa tarde,

Vai depender do que você nomeia de vazio pós morte e dos reflexos que isso tem no sua vida. A questão central para a saúde mental é se esse medo que você sente gera sofrimento ou perdas para sua vida cotidiana. Assim, de maneira a obter alívio a esse sofrimento, a psicoterapia pode ajudar a compreender melhor o que você sente e organizar os sentimentos e pensamentos que estão relacionados a esse medo.

A consulta com um profissional de saúde poderá ajudar a direcionar sua demanda de maneira mais adequada, seja esse profissional particular ou da rede assistencial do SUS.

Para além disso, se você for uma pessoa religiosa há aspectos que apenas sua religião poderá auxiliar, já que são aspectos que transcendem o campo de atuação de uma psicoterapia e que a psicologia não adentra por não estarem vinculados as teorias psicológicas.

Espero ter ajudado.

Olá! "O vazio pode ser silencioso, mas ele não é por causa disso o silêncio: ele é a abertura da fala sobre ela mesma. A fala se conhece a partir de seu vazio quando as palavras não garantem mais nada." (Fédida, 1978, p. 289). As patologias do vazio têm se apresentado de diversas formas ao longo do período do desenvolvimento humano, sendo assim, desenvolve-se os chamados transtornos do narcisismo. Neste sentido, pacientes com esta patologia sofrem com a formação de imensos vazios, dificultando a sua relação com o meio social. Busque ajuda! A ajuda psicológica é capaz de ajudá-lo a reencontrar o desejo de viver e preencher o vazio da forma correta. Tudo caminha para o melhor, forte braço!
Olá! O sofrimento diante da finitude é inerente ao ser humano, se esse sofrimento vem te proporcionando um incomodo intenso e atrapalhando suas vivências, sugiro buscar uma ajudar profissional e buscar um processo psicoterápico, nele conseguirá questionar mais sobre esse "medo do vazio" e elaborá-lo com mais clareza. Estou à disposição, se cuide!
Boa noite! Me chamou a atenção a forma como você perguntou: "Como resolver?" Talvez você esteja falando em como lidar com a fantasia que você tem sobre a morte (porque a morte para os vivos é um pensamento inimaginável). A concepção da morte costuma ser difícil para o ser humano, pode ser importante você, especialmente, falar sobre a sua ideia de vazio e de morte. Uma boa psicanálise pode ajudar! Abraços
Olá! Uma forma de olhar e lidar com este medo seria compreender melhor o que é fantasiado acerca da morte. Como voce em suas vivências concebe a noção de finitude, a passagem do tempo. Também, o que seria esse "vazio" para você. Todas estas indagações provocam um incômodo que toca a todos nós, e o espaço de Psicoterapia é o ideal para trazer estas inseguranças, e buscar dar forma a estes pensamentos. Busque uma profissional da psicologia.
Olá, tudo bem? Acredito que você esteja se referindo a uma perda recente ( se for o caso meus pêsames), é comum passarmos por um período de tristeza e ansiedade, diversos pensamentos e lembranças relacionadas ao indivíduo. Passar por esse período de luto de forma saudável e bem dinâmica é fundamental para evitar problemas e sequelas futuras, caso seja necessário procure por auxílio profissional. não pense em evitar um sentimento, pois mesmo no luto é preciso vivenciar a situação. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Faça uma consulta.
Olá!
As perdas e o luto são uma especialidade dentro da psicologia. Você pode procurar o atendimento de um/a profissional que tenha um perfil que inclua essa linha de trabalho.
Eu me disponibilizo para trabalharmos, se você quiser. Não existem respostas que adiante dar a todas as pessoas, como se o caso de todas fosse o mesmo. Te convido para entrar em contato. A tua vida pode ficar melhor.
Grande abraço!
Boa tarde,
Iniciar sua psicoterapia, de forma que, possa encontrar valores em você.
OLá...Seria interessante fazer uma investigação psicológica, onde levaria você entrar no entendimento do que causa esse medo do vazio, pra tudo existe uma resposta. Busque ajuda profissional.
Olá!

Sua pergunta parece bem complexa pra se chegar a uma conclusão específica, considerando que pode ser avaliada, ao mesmo tempo, sob a ótica de diversas vertentes (inclusive, religiosas!).

Pelo meu ponto de vista, compreender o processo de morrer (e o mistério do que "vem depois") passa, antes de tudo, pela construção de uma vida plena e repleta de sentido. Entendo, também, que se conseguir desenvolver ou adotar uma postura de aceitação, abertura e entrega à experiência do "morrer simbólico" ao qual estamos permanente e inevitavelmente sujeitos, as dúvidas, o vazio e as incertezas da vida tendem a nos perpassar de maneira muito mais leve e tranquila.

Antes de me despedir (momentaneamente, espero), deixo essa profunda contribuição de Carl Rogers, precursor da abordagem com a qual trabalho, com sua reconfortante visão a respeito dessa etapa da existência: "...considero a morte como uma abertura à experiência. Ela será o que tiver que ser, e estou certo de que a aceitarei, quer ela seja um fim, quer uma continuação da vida".

Estou à disposição para conversarmos mais profundamente sobre isso!
Obrigado por compartilhar sua angústia.
Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Lidar com o medo do vazio pós-morte é uma questão profundamente pessoal e complexa. É normal sentir ansiedade e incerteza em relação ao desconhecido e ao fim da vida. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a lidar com esse medo:

Reflexão e aceitação: Reflita sobre suas crenças e perspectivas sobre a vida e a morte. Explore diferentes concepções de vida após a morte e filosofias que possam trazer conforto e significado para você. Aceite que a morte é uma parte inevitável da vida e tente encontrar um equilíbrio entre enfrentar essa realidade e aproveitar plenamente o presente.

Conexão com valores e propósito: Concentre-se em viver uma vida significativa e alinhada com seus valores e propósito. Busque atividades, relacionamentos e experiências que tragam sentido e satisfação para sua vida. Ao se envolver em coisas que são importantes para você, você pode encontrar uma sensação de plenitude e propósito, mesmo diante do desconhecido da vida após a morte.

Busca por significado: Explore questões existenciais e espirituais que possam ajudar a encontrar um senso de significado e propósito na vida. Isso pode envolver práticas religiosas, espirituais ou filosóficas, meditação, leitura de livros inspiradores ou participação em grupos de apoio que discutem esses temas.

Conversas e apoio emocional: Compartilhe seus medos e preocupações com pessoas de confiança, como amigos, familiares ou um profissional de saúde mental. Ter conversas honestas sobre a morte e o medo do vazio pode ajudar a aliviar a ansiedade e promover um senso de conexão e compreensão.

Enfrente os medos gradualmente: Se o medo do vazio pós-morte é paralisante ou interfere em sua qualidade de vida, pode ser útil procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um terapeuta ou psicólogo, que possa guiá-lo em um processo gradual de enfrentamento e ressignificação desses medos.

Lembrando que cada pessoa lida com o medo da morte de maneira única e individual. O importante é encontrar estratégias que funcionem para você e que possam trazer um senso de paz e tranquilidade em relação a essa questão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Ola!
Se disponibilizando para o processo de AutoConhecimento e Individuação.
Através da Psicoterapia você consegue fazer esse movimento, caso esteja disponível para essa entrega.
Precisa de entrega, de disponibilidade.
Qualquer dúvida, estou aqui.
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 350
Olá bom dia, espero que esteja bem neste momento. Lidar com o medo do "vazio" pós-morte pode ser desafiador. Buscar apoio emocional, explorar crenças pessoais e valores, praticar aceitação e viver o presente podem ajudar a enfrentar esse medo. O apoio de um terapeuta pode ajudar a compreender os medos, promover um maior autoconhecimento e desenvolver estratégias saudáveis ​​de enfrentamento.
Lidar com a morte de modo geral costuma ser desafiador e a sensação do "vazio" pós-morte, se trata de uma questão complexa e individual de cada sujeito. Passar pelo luto não costuma ser fácil e por isso, buscar apoio emocional tanto através de sua rede de apoio, quanto através de um profissional, podem ajudar a lidar com todas as fases da perda de quem era muito significativo para nós. Indico que busque apoio psicológico através da psicoterapia e desejo que fique bem!
Lidar com o medo do "vazio" pós-morte pode ser um desafio, pois é uma questão profundamente pessoal e filosófica. Embora seja natural sentir algum desconforto ou incerteza em relação à morte; se o medo da morte e do vazio pós-morte estiver causando um impacto significativo em sua vida e bem-estar, considere a busca de ajuda profissional. Um profissional de saúde mental pode oferecer suporte personalizado e estratégias específicas para ajudá-lo a enfrentar seus medos.
Olá, te oriento buscar terapia e trabalhar essa questão da relação que você construiu com a morte. Entender o como isso te afeta, o como você lida com isso e o como essa situação começou a fazer parte da sua vida.

Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Acredito que você esteja se referindo a uma perda recente. Nesse sentido se trata de um luto que até certo ponto é entendido como uma reação normal, é um tempo necessário que a mente leva para entender a perda. No entanto, se esse processo estiver muito acentuado ou se prolongando por muito tempo, sugiro que você procure algum psicólogo, provavelmente ele conseguirá te ajudar.
Investigando e entendendo esse vazio. Psicoterapia é o serviço profissional indicado justamente para auxiliar nesse processo. Abraço
Olá, imagino que você esteja se referindo aos sentimentos difíceis e dolorosos após a morte de uma pessoa querida. Costumamos falar em processo de luto pois é um período que envolve muitos sentimentos e adaptações a uma vida que será diferente sem a presença física dessa pessoa. Dependendo do vínculo e da participação dela no seu dia a dia, o impacto pode variar bastante. Mas são frequentes sentimentos de tristeza, raiva, culpa, arrependimentos, irrealidade, medo, saudade, desamparo...
Acredito que resolver não seja a melhor palavra para esse momento. Penso que é um processo que precisa de tempo, acolhimento, e escuta. Pode ser importante compartilhar seus sentimentos e pensamentos com alguém, preferencialmente um profissional especializado na área, pois nem todo mundo tem disponibilidade emocional para lidar com a dor e o "vazio" que a morte pode suscitar.
Fico a disposição caso sinta desejo ou necessidade de entender melhor essas questões.
Olá, é bem comum apresentar sentimentos de vazio, solidão e outros sentimentos e pensamentos em processos de luto. Como este assunto é bastante complexo e subjetivo, teria que se entender seu caso em específico. Algo que pode lhe ajudar é trabalhar esse medo a fim de entender que o vazio não tende a ser evitado, mas muito pelo contrário, abraçado, para que se possa elaborá-lo, com bastante acolhimento e expressão de sentimento, aos poucos. Na Psicoterapia Fenomenológica acreditamos que é importante dar sentido para a morte, observando que cada perca tem sua particularidade. Garanto que abrir-se a um processo de escuta própria, como a psicoterapia, irá te ajudar muito a lidar com o dia a dia do luto. Espero ter ajudado!
O medo do vazio pos morte, precisa ser analisado se você perdeu alguém ou tem medo de perder. De qualquer forma é um sentimento e precisa ser respeitado. A morte é um grande mistério independente da religião, e se isso te preocupa é interessante buscar ajuda profissional psicológica na linha cognitiva comportamental e uma das técnicas interessantes para te ajudar, pode ser o EMDR.
Olá! Sinto muito pelo que você está passando e pelo sofrimento que esse vazio pode estar te causando. O que sabemos, é que passar pelo processo de luto exige respeito e acolhimento de suas próprias emoções, vivências e saudade. Fico à disposição para lhe acompanhar nessa travessia, caso esteja em busca de acompanhamento psicológico.
Olá, espero que consiga responder a sua dúvida de alguma forma. Primeiro gostaria de dizer que sinto muito caso esteja passando por um processo de luto, não é algo fácil de se deparar. Segundo, sobre o medo que relatou sentir, do vazio, isso geralmente acontece quando há uma perda, levando em consideração que anteriormente você tinha uma figura na qual não se faz mais presente fisicamente e isso pode gerar essa sensação. Apesar de acontecer, é algo que pode causar angústia, dor, tristeza, sendo muito importante ter uma rede de apoio para compartilhar o que vem sentindo, até mesmo para falar desse vazio e olhar um pouco, respeitando o seu tempo, para esse sentimento. Caso precise, me coloco à disposição, e espero ter lhe ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Terapia do luto - R$ 100
Olá, Sinto muito por seu sofrimento. Gostaria de dizer que o medo do vazio pós-morte como você descreve. O Luto tras essa lacuna porque nos separa de algo ou alguém, além disso é uma reação natural para que possamos nos adaptar a perda, o que garante o prosseguir da vida. A história pessoal que carregamos, a maneira como aprendemos a lidar com as separações, e o tipo de vinculo com a pessoa que partiu é umas das circunstancias no qual vai nos ajudar a prosseguir ou paralisar diante dessa dor. É preciso falar sobre essa dor para que possa elaborar essa partida e seguir em paz, muitas vezes a dor pode vir carregadas de mágoa ou raiva, desta forma evitamos falar, porque dói, mas isso só aumenta a nossa dificuldade de aceitação de algo que é irreversível e a nossa adaptação para prosseguir a vida, é preciso buscar ajuda o quanto antes para elaborar essa despedida e trabalhar as lacunas emocionais que ficou. Busque ajuda para entender esse processo, estou a disposição caso desejar. Abços
Vivenciar esse processo é algo bastante singular, cada um irá vivenciar de uma maneira! É importante que você busque ajuda para vivenciar esse momento da melhor maneira possível! Busque ajuda!
Falando sobre o medo e, consequentemente, elaborando esse vazio são as melhores estratégias para lidar com o que sente. O caminho é iniciar um processo de análise pessoal. Fico à disposição!
Olá. Falando sobre ele. Abraço!