Como fazer o desmame de paroxetina e introdução de bupropiona?

4 respostas
Como fazer o desmame de paroxetina e introdução de bupropiona?
São medicamentos muito diferentes. Você está fazendo isso acompanhado de um profissional?

Mas te explicando: paroxetina é um antidepressivo com meia-vida curta. Isso faz com que o desmame dele seja bem dificultado pelos efeitos da retirada: principalmente tontura, náuseas e dor de cabeça, com descrições como "estar pisando nas nuvens". Paroxetina é muito associado ao prolongamento do tempo para se chegar à ejaculação, ganho de peso e melhora da ansiedade. Bupropiona não é bom para o tratamento de ansiedade: na realidade, tende até a piorar a ansiedade das pessoas, salvo em situações pontuais.
Como é seu caso? Quer me contar um pouco sobre o que está passando? Estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esse processo deve ser feito mediante acompanhamento e orientações médicas. A tentativa de realizar o processo por conta própria, ou seja, sem supervisão e aconselhamento médicos, pode resultar em situações como efeitos colaterais importantes, bem como efeito rebote.
Boa tarde. Tudo bem? O ideal é reduzir a dose de uma e ao mesmo tempo aumentar a outra mas é importante que fale com o seu médico para que ele te dê a melhor orientação para seu caso.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
A transição da paroxetina para a bupropiona precisa ser feita com cuidado, porque a paroxetina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) com meia-vida curta, e a bupropiona atua de forma diferente, aumentando dopamina e noradrenalina. Uma retirada muito rápida da paroxetina pode causar sintomas de descontinuação, como tontura, sensação de cabeça vazia, irritabilidade, tremores, náusea e alterações de humor.

O desmame costuma ser gradual, reduzindo a dose da paroxetina aos poucos — por exemplo, se você estiver tomando 20 mg, seu médico pode reduzir para 15 mg, depois 10 mg, depois 5 mg, em intervalos de 1 a 2 semanas por redução, dependendo da tolerância. Durante esse período, a bupropiona pode ser introduzida iniciando com dose baixa (geralmente 150 mg/dia) e aumentando gradualmente até a dose terapêutica.

É fundamental acompanhar sintomas durante a transição e não interromper ou trocar medicamentos sozinho, pois a combinação ou retirada abrupta pode causar ansiedade intensa, insônia, alterações de humor ou sintomas físicos desagradáveis. O psiquiatra pode ajustar o ritmo do desmame e início da bupropiona de acordo com seu histórico, tolerância e sintomas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 874 perguntas sobre Bup
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.