Como fazer perguntas ao subconsciente com papel e caneta? Precisa entrar em um estado alterado de co

16 respostas
Como fazer perguntas ao subconsciente com papel e caneta? Precisa entrar em um estado alterado de consciencia??
Olá! Você parece estar interessado no tema subsconciente. Existem bons livros de psicanálise e psicologia a respeito. Fazer terapia com um psicanalista também seria a melhor experiência para vc. Respondendo sua pergunta, independente de papel e caneta você sempre está em contato com seu subconsciente. Acontece que durante o dia a consciência é maior e tem muitos mecanismos que reprimem o subconsciente. E existem mecanismos de resistência para auto análise, por isso a importância de fazer terapia. Uma das linguagens do subconsciente são os sonhos, vc pode anota-los e levar na terapia. Agora um ponto super importante na sua pergunta, nunca busque estados alterados de consciência. A terapia e muitas técnicas que aumentam sua consciência sobre subconsciente são todas conscientes.

O termo correto seria "inconsciente". O fato é que a todo momento o conteúdo inconsciente se manifesta. Em um pensamento, uma escolha, uma preferência uma frase...tudo é produto inconsciente. Chamamos de "conteúdo latente" esse material bruto, sem lapidações, que alimenta o chamado "conteúdo manifesto", esse sim maquiado, mascarado e modulado para se "adequar" à nossa relação com a realidade. Assim, tudo que fazemos, pensamos e falamos é reflexo desse "material" inconsciente. Assim, pegar uma caneta, um papel e sair escrevendo, com certeza trará "entrelinhas" que nas mãos de um psicanalista poderão ser interpretadas e compreendidas. Não há nenhuma necessidade de uso de subterfúgios para alterar estados de consciência. Já que pareces ter um desejo de conhecimento sobre a verdade de si mesmo, sugerir-lhe-ei buscar um bom psicanalista e iniciar sua análise. Um grande abraço.
A prática da escrita livre, sem censuras e sem críticas, pode ser uma coisa xcelente forma de trazer à tona suas formulações psíquicas a partir do inconsciente. Esse exercício, que é bem mais difícil do aparenta, afinal é difícil deixar nossa própria censura de lado, pode te produzir perguntas interessantíssimas para serem investigadas.
Quanto aos estados alterados de consciência, não há necessidade alguma para isso. Mais vale práticas de respiração e mindfullness para contribuir para esse acesso
O inconsciente está aquém de ser "pedagogizado" nesses termos de pensar e escrever. Uma análise eficaz pode te dar elementos para acessá- lo, e nesse processo vamos aprendendo a lidar com ele, tornando nossa consciência mais integrada.
Olá, bom dia!
Feliz 2024 para você!
Nosso inconsciente está sempre atuando em nossas vidas, na escrita não é diferente. Quanto ao estado alterado de consciência não é necessário buscar promovê-lo, também experimentamos esses estados em vários momentos do dia sem nem nos darmos conta. Sabe aqueles momentos em que fica olhando para o nada, onde a mente vagueia ou quando está com a concentração tão focada em algo que não enxerga mais nada? Isso são estados alterados de consciência e nem percebemos! A escrita terapêutica é uma ótima forma de entrar em contato com inconsciente. Pare um momento do dia, respire fundo duas ou três vezes e começa a escrever o que lhe vier a cabeça, sem se preocupar com as regras gramaticais, só escreva, como uma torneira que foi aberta e libera suas águas! Minha sugestão é que leia o conteúdo depois. Um forte abraço!
Olá. Na psicanálise o termo subconsciente nunca foi utilizado, na primeira tópica Freud usou o termo pré-consciente, mas era para descrever os conteúdos que poderiam ser acessados pelo consciente. Mas acredito, pela sua descrição que esteja querendo encontrar uma maneira de se autorreconhecer e para isso não é necessário estado alterado de consciência, basta buscar um psicanalista capacitado para te acompanhar nesse percurso e a partir de métodos de associação livre, atos falhos, interpretação de sonhos, etc conseguirá alcançar bons resultados. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Caro paciente, ao considerar a prática de explorar seu subconsciente com papel e caneta, vejo isso como uma expressão natural do impulso humano de auto exploração. Lembre-se, a mente opera em níveis profundos, e a exploração dessas camadas pode revelar muito sobre seus conflitos internos e desejos. A ideia de fazer perguntas ao seu subconsciente é interessante. A prática de livre associação, onde expressamos pensamentos e sentimentos sem censura, pode ser valiosa. Talvez, ao escrever livremente, você possa acessar conteúdos latentes que estão presentes em sua psique. Não esqueça da resistência natural que todos nós enfrentamos ao tentar acessar áreas mais profundas da mente. Pode haver resistências que precisamos abordar cuidadosamente. As respostas podem revelar conflitos importantes e oferecer insights significativos sobre seu mundo interior. No entanto, ressalto que essa prática deve ser conduzida com cautela. Se perceber que as resistências são intensas ou que surgem questões mais profundas, seria benéfico discutir esses insights com um psicanalista, proporcionando uma exploração mais completa e orientada. Continue a refletir e, se necessário, estou aqui para ajudar na interpretação desses processos.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 230
O termo subconsciente é uma corruptela de autores americanos ao termo inconsciente. Quanto a sua pergunta, a resposta é não seja pra subconsciente, seja pra inconsciente. No caso do inconsciente, não se trata de uma profundeza misteriosa, mas de uma gramática apreendida na enunciação do discurso. Isso depende de um dispositivo que se dá em análise e na transferência com o analista.
A respeito do termo "subconsciente" já foi muito bem esclarecimento pelos colegas aqui no fórum. Gostaria de acrescentar que uma das formas de trabalhar questões da mente inconsciente é através da escrita terapêutica, que consiste escrever de forma livre, sobre seus sentimentos e pensamentos sem se preocupar com as regras ou estruturas de escrita, deixando as palavras fluirem. Há pesquisas que mostram que esta prática pode promover experiências transformadoras.
Olá!
Parece que vc tem interesse em falar com você próprio/a. Se abrir sobre questões difíceis de falar, admitir, colocar em palavras. Muitos métodos já foram propostos para isso, talvez. Mas o que mais parece ter efeitos ao longo prazo, em termos desse auto-conhecimento, é ter a coragem de falar com alguém que ofereça um espaço seguro para a fala, e que possa lhe ajudar a "se escutar". A gente sempre encontra formas de transparecer esses conteúdos que ficam escondidos da nossa consciência, e o importante é se pegar nos momentos de aparecimento dos mesmos. De qualquer forma, quais seriam as razões que lhe motivam a querer saber mais sobre o que você pensa e sente? Isso é mais importante de identificar, de forma que faça sentido acessar alguma coisa.
Como eu disse, é com a fala. Fico por aqui, caso vc queira conversar num ambiente seguro de confiança e sigilo.
:)
Fazer perguntas ao subconsciente é uma técnica utilizada em várias práticas introspectivas e psicoterapêuticas, e pode ser feita de maneira simples com papel e caneta. Embora não seja estritamente necessário entrar em um estado alterado de consciência para fazer perguntas ao subconsciente, algumas pessoas podem achar útil entrar em um estado de relaxamento para facilitar o acesso a pensamentos e sentimentos mais profundos. Aqui está um guia passo a passo que você pode adaptar para criar conteúdos para a sua audiência:

1º) Prepare o Ambiente: Encontre um lugar tranquilo e confortável onde você não será interrompido. Pode ser útil diminuir as luzes, acender uma vela ou incenso, ou colocar uma música suave, se isso ajudar a criar uma atmosfera relaxante.

2º) Relaxamento: Faça alguns exercícios de respiração profunda para relaxar o corpo e a mente. Você pode também utilizar técnicas de relaxamento progressivo, tensão e relaxamento dos músculos, ou imaginar-se em um lugar calmo e sereno.

3º) Estabeleça Intenção: Antes de começar, defina a intenção de que você está buscando sabedoria interna e que está aberto a receber respostas do seu subconsciente.

4º) Formule Perguntas: Escreva perguntas específicas que você quer fazer ao seu subconsciente. Seja o mais claro e direto possível. Por exemplo: "O que está me impedindo de alcançar meu objetivo X?" ou "Qual é a raiz da minha ansiedade em situações Y?".

5º) Escreva Livremente: Depois de escrever suas perguntas, continue escrevendo o que vier à mente sem julgamentos. Isso é chamado de escrita automática ou livre. Não se preocupe com a gramática ou com o sentido. Apenas deixe fluir.

6º) Reflita: Depois de um tempo, pare e leia o que você escreveu. Muitas vezes, as respostas que emergem dessa prática podem ser surpreendentemente perspicazes.

7º) Ação e Contemplação: Pense sobre as respostas que você recebeu e como elas podem se aplicar à sua vida. Faça um plano de como você pode usar essas informações para fazer mudanças positivas.

Esta prática pode ser uma maneira poderosa de se conectar com seu subconsciente. No entanto, é importante lembrar que se alguém estiver lidando com questões emocionais profundas ou traumas, essa prática deve ser acompanhada por um profissional de saúde mental qualificado, como você, para garantir um espaço seguro e apoio adequado durante o processo.
Sua pergunta é muito interessante , seria mesmo possível perguntar ao inconsciente qualquer coisa ? Trata-lo como uma entidade autônoma e capaz de responder por si? Essa questão é profundamente filosófica, uma vez que o criador da psicanálise nos trouxe a revelaçao apoteótica de que "não somos senhores da nossa própria casa" ou seja tem algo e um lugar em nós que não temos autoridade e propriedade ativa ,não temos acesso direto esse algo é o inconsciente .Se fossemos capazes de acessa-lo ao nosso Bel prazer certamente estaríamos em sérios apuros emocionais,uma vez que é justamente o que não acessamos que nos faz ter vida psíquica e isso é um incrível paradoxo que merece ser discutido mais intimamente.Por hora preste atenção em seus sonhos, no seus chistes e na terapia ise a palavra solta e livre para que ela escape de suas regras e revele-o de forma segura.
Escrever é sempre uma boa maneira de entrar em contato com suas questões psíquicas. Não diria que seja necessário estar num estado alterado de consciência, mas sim estar plenamente no presente, concentrando-se no que gostaria de investigar. Ao escrever entra-se em contato com o que está nos incomodando, fica tudo mais claro. E a resposta poderá surgir.
Sua pergunta me lembra uma experiência muito interessante criada pelo escritor dadaísta e surrealista André Breton e que se chama escrita automática. A escrita automática consiste em um processo de produção literária que busca evitar a repressão do consciente por meio de um fluxo contínuo. Trata-se de escrever sem se preocupar com os julgamentos morais e estéticos - algo muito parecido com a associação livre da psicanálise.
Caro paciente, manter papel e caneta ao lado da sua cama seria uma ótima ideia. Quando você acorda de um sonho, está mais próximo daquele estado onde os sonhos acontecem, cheio de significados ocultos que chamamos de conteúdos latentes. Ao anotar o sonho imediatamente, você está capturando esses momentos antes que a sua mente comece a filtrá-los ou até mesmo esquecê-los.
Nossa mente tende a proteger a gente de coisas que podem ser difíceis de lidar, por isso, pode distorcer ou esquecer detalhes dos sonhos. Mas, ao registrar o que você sonhou, você está mantendo viva a essência daquilo que seu inconsciente queria te dizer. Isso pode te ajudar a entender melhor seus desejos, medos e preocupações, e pode até trazer um pouco mais de clareza sobre quem você é e como você está se sentindo.
Olá! Poderá entrar em contato com questões de sua vida que estão imersas no inconsciente em um processo analítico.
A escrita, a arteterapia, o falar e o se escutar poderão trazer à tona e tornar conscientes as respostas que busca, sem precisar entrar em estados de alteração.
Fique à vontade para agendar uma sessão de psicanálise.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!