Como funciona o processo de elaboração de um luto? Faço essa pergunta não no sentido da morte de alg

32 respostas
Como funciona o processo de elaboração de um luto? Faço essa pergunta não no sentido da morte de alguém, mas no de desvincilações simbólicas com os objetos que interagimos ao longo da vida — amores platônicos, mudanças de cidade etc. Sinto "ressaca afetiva" de coisas simples e pareço ficar triste por perdas bobas.
Bom dia. A elaboraçāo de um luto consiste em um processo em que o objetivo é a aceitação. Aceitar o perdido, uma pessoa, trabalho, objeto, iluções, etc. Este processo é único, pois somos diferentes. Cada qual o passará a sua maneira, alguns resistiram mais que outros. A essa resistência vá depender de um montão de variaveis: o que é o perdido, como foi a perda, em que momento de minha vida, etc. Na língua espanhola luto é duelo que significa dor e luta. A dor da perda e a luta de poder aceitar-la. Nenhuma perda é boba, cada qual sabe o que é importante pra si. Colin Murray Parkes, um grande estudioso no tema, tem em sua obra um livro chamado: Amor e Perda. No seu prefácio diz: Amor e luto são duas faces da mesma moeda: não podemos amar sem temer a perda do ser amado. Aqui acrescento: de tudo que amamos. Espero que eu tenha ajudado, estou a disposiçāo para qualquer dúvida.

Bom dia! Vivemos luto não so diante da morte. Geralmente, o luto passa por um processo de elaboração em 5 fases, negação, raiva, tristeza, barganha e aceitação, não necessariamente nesta ordem. Aceite as emocões, não coloque para debaixo do tapete...
de qualquer forma, um psicólogo pode te ajudar a se conhecer melhor e entender suas emocões.
Qualquer coisa, estou aqui.
O luto pode envolver fases alternadas de resposta, incluindo períodos de anestesia emocional intercalados com angústia. Isso não ocorre apenas diante da morte física, mas também da morte simbólica ou do encerramento de ciclos que proporcionavam uma certa estabilidade e certas contingências mais ou menos estáveis. Uma variedade de sinais e sintomas clínicos e psiquiátricos, incluindo mudanças nas emoções, processos de pensamento, comportamento, interações interpessoais e sintomas físicos e psiquiátricos são bastante comuns. O processo de luto, entretanto, não ocorre de forma linear. É importante considerar o histórico de cada pessoa ao avaliar a normalidade relativa das manifestações de luto e a velocidade com que ela se recupera.
Gosto de contemplar os lutos a partir da análise do comportamento para identificar quais contingências foram impossibilitadas. O conjunto de comportamentos que denominado como luto usualmente acompanha um conjunto de contingências aversivas e a perda de reforçadores importantes, uma vez que a pessoa passa a evitar mais dores e frustrações, e como consequência, passa a diminuir sua atividade cotidiana, não se expondo a contingências com novos e diferentes reforços, emitindo condutas de fuga e esquiva.
A sua questão já foi muito bem respondida pelos colegas acima. Apenas quero frisar a importância de um acompanhamento psicológico para que possa trilhar esse caminho. Um local de escuta, acolhimento e cuidado para que possa "elaborar esses lutos". Que bom que tenha essas reflexões, realmente toda perda é um luto, desde criança lidamos com muitas situações assim e não temos maturidade para entender o que é aa perda ou finitude das coisas. Cuide de você, procure um profissional Psicólogo ou psicanalista. Um abraço!
Ola! Concordo com a colega acima que sua questão está bem respondida. Entretanto, acrescento que a elaboração do luto, seja ele de qualquer perda, vai depender do quantun, isto é, da sua disponibilidade interna, que a pessoa dispõe de si, para uma elaboração mais rápida ou não. Todo luto é sempre muito difícil.
Olá!
Como você bem colocou, por se tratar de uma vinculação simbólica, é importante investigar e compreender melhor o simbolismo por trás do vínculo estabelecido entre você e o outro lado. Assim, é possível entender melhor sobre o significado dele em sua vida e, a partir daí, encará-lo de outra maneira. Não é um processo fácil e rápido de ser vivido, mas com o acompanhamento de psicoterapia, é possível passar por ele.
Boa tarde!
Em primeiro lugar vamos cortar essa expressão "perdas bobas", se há sofrimento diante da perda, ela nunca pode ser considerada boba, pois tem um significado e um especial dentro de ti. Considerando isso, podemos pensar que a elaboração de qualquer luto pode demorar e isso é normal. O luto só pode ser considerado patológico quando não ha uma elaboração da perda, desta forma, a perda segue viva dentro de ti, como se fosse ontem... Não é facil, mas com a ajuda de um bom profissional esse processo pode ser mais tranquilo para ti e para todos os envolvidos. Requer uma compreensão mais aprofundada do teu caso em específico e dos significantes que te acompanham.
Bom dia!! Busque um acompanhamento psicológico e um tratamento com Constelação Familiar Sistêmica para entender o que te leva a sentir-se desta forma. Desde já me coloco à disposição.
Boa tarde.
Nunca saberemos quando podemos perder uma pessoa querida, mas precisamos estar preparados para lidar com a dor de perdê-la. Quando uma situação dessas acontece, entramos no chamado luto emocional.
O luto emocional é o conjunto de sensações negativas que adquirimos quando passamos por uma perda (seja com a morte de algum amigo, parente, ou até mesmo com o fim de um relacionamento).
Ele é composto por 5 fases, todas marcadas por sentimentos completamente diferentes um do outro, mas que têm ligação com a dor da perda. São elas: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.
Recomendo que busque ajuda de um Psicólogo, este profissional tem conhecimentos e técnicas que podem lhe ajudar a lidar melhor com as perdas em sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Terapia do luto - R$ 100
Perdas não são bobas, talvez estejam sendo desvalorizadas por outras pessoas. Podemos sofrer luto por pessoas, animais, relações, lugares, situações, etc. Atualmente, as pessoas não aceitam o sofrimento, evitam, ignoram, desvalorizam. E o sofrimento é uma parte muito rica e importante do processo da vida. Precisamos revisitar aquilo que está ficando pra trás, conhecer o que disso nos dói, o que não gostaríamos de desapegar e o porquê estamos indo na direção contrária do desejo. É preciso elaborar esse conflito, acolher essa dor. E ter criatividade para se ajustar e seguir em frente. Mas honrando e respeitando nossos lutos.
Excesso de expectativas nas relações e dificuldade de elaborar diversos lutos simbólicos ao longo da vida podem relacionam-se a aspectos da história de vida pessoal que precisam de uma escuta qualificada. Uma psicoterapia de base psicanalítica busca as raízes destas experiências, de modo que as relações possam a ser ressignificadas.
Olá, bom dia! Nossa mente não faz distinção da forma em que ocorrem as perdas. Morte, separação amorosa, perda de emprego, brigas com amigos e até mesmo grandes mudanças, como citou: casa, cidade ou país. Tudo isso é lido pela nossa mente como perda e passa a ser um luto a elaborar. O enlutado fica investindo sua energia motivacional (na psicanálise chamamos de libido) no objeto perdido. O luto é elaborado quando conseguimos aceitar a perda através da compreensão e passamos a investir nossa energia em novos objetos. Como você mencionou sentir "ressaca afetiva" por perdas bobas, isso pode ser um indicativo de que existem perdas em sua história de vida que não foram elaboradas. Quando vivenciamos algo que é parecido com experiências passadas não resolvidas, essas experiências são somadas às antiga que são atualizadas. Assim, passamos e viver uma espécie de "feedback" emocional, revivendo sofrimentos antigos com os novos. Um processo de autoconhecimento com um profissional pode te ajudar a se entender e lidar com esses lutos. Um abraço!
Olá! Sobre o luto, existem fases diferentes que descrevem o luto como um processo, único e singular a cada sujeito, pois nem todos vivenciam o luto com todas as suas fases e nem sempre ocorre numa ordem lógica das fases presentes nesse processo. O luto é finalização de ciclos que nem sempre referem-se a perda por morte, mas ate mesmo certas mudanças na vida, podem desencadear o luto dentro da pessoa. Para elaborar o luto é fundamental passar por esse processo dentro de um acompanhamento psicológico por um profissional experiente. Sobre o' parecer ficar triste por coisas bobas' conforme sua fala, isso pode ocorrer por cansaço emocional e psicológico, provável cansaço de acúmulo de coisas que poderiam ser trabalhadas em psicoterapia (para deixar de fazer parte como uma bagagem de peso ao seu emocional, na sua mente). Não demore a procurar uma psicóloga especialista em saúde mental, com anos de experiência em psicologia, para não agravar sua condição de sofrimento! Espero ter ajudado. Sucesso!
De fato o luto não tem relação apenas com o falecimento de uma pessoa amada, mas, de forma geral, com processos de perda/separação. Pela forma como você elabora sua questão, percebo não ser um tema novo. Você já deve ter se questionado e pesquisado bastante pelo assunto, mas em algum momento a busca intelectual também apresentará suas lacunas, sendo necessária uma exploração mais específica: uma psicoterapia. Temos nossos pontos cegos e sempre deixaremos passar algo de nós mesmos. Mesmo os psicólogos devem fazer um bom tempo de terapia para elaborar suas questões e não deixar que elas influenciem nas de seus pacientes. E aí talvez seja possível lidar com um dos nossos maiores lutos, aquele relativo à falta inerente ao humano, da própria incompletude da vida. Novamente, pode ser muito abstrato colocando em linhas gerais, porém um processo terapêutico poderá lhe ajudar a compreender suas faltas e a lidar melhor com elas. Abraço e boa sorte na sua caminhada!
Elaborar um luto sempre é complicado. Engana-se quem acha que lutos precisam ser de falecimentos/mortes. Passamos por inúmeros lutos durante a vida, o que normalmento colocamos como perdas. Lidar com as perdas e faltas é necessário, mas muito dolorido. Um processo de análise pode te auxiliar a entender melhor estas questões, e lidar com estes vazios.
Super interessante seu questionamento!
Ao decorrer da vida perdemos muitas coisas e também pessoas, o importante é aprender a lidar com isso, vejo que talvez você sofra com um apego excessivo sobre algumas coisas.
A psicoterapia te ajuda sim nesse processo de autoconhecimento para trabalhar os lutos e os apegos.
Olá! O luto é, antes de tudo, uma perda que pode ser de algo, de uma situação concreta ou de uma pessoa que morre, por exemplo. O luto é principalmente a perda de uma perspectiva da vida, que pode ser uma ideia, um sonho ou até uma fantasia imaginária. Luto está relacionado a investimento afetivo. Quanto maior o vínculo, maior o processo de luto. Não temos como mensurar sentimentos, cada um sente de uma forma, não é um processo linear. É interessante procurar por um Psicólogo e dar início ao um processo terapêutico. A terapia é uma ferramenta facilitadora que ajuda o sujeito a superar e lidar com perdas. Será um prazer te ajudar! Estou disponível para possíveis dúvidas. Abraço!
Olá! Ao longo da vida perdemos muitas coisas e também pessoas, o importante é aprender a lidar com tais situações, vale questionar se você tem desenvolvido um apego excessivo sobre algumas coisas. A psicoterapia pode te auxiliar nesse processo de autoconhecimento para trabalhar os lutos e os apegos, se fazem sentido para você será que são perdas bobas? Fique bem! Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, como vai? Bom, a própria maneira como você realizou a pergunta evidencia o entendimento de que vivemos processos de luto para situações diversas da vida, desde pessoas a situações, vínculos. E justamente por isso que a elaboração dependerá de uma série de elementos em jogo. O tempo necessário para aceitar e atribuir um novo sentido, formar uma nova vinculação é subjetivo. Estamos falando da perda de quê? Quem é essa pessoa que está vivenciando o luto? Em que momento de vida ela está? Essas supostas perdas bobas estariam evidenciando um momento de fragilidade? Para este momento, essas perdas são realmente bobas? Fases de luto, de ressignificação, de crise mobilizam angústia e o desejo de uma superação rápida, mas também podem alavancar processos de mudança importantes. Fique bem. Abraço, Jaqueline.
Olá, em primeiro lugar, gostaria de dizer que se está doendo a perda não é boba. Se houve algum investimento afetivo em algo ou alguém quando este ciclo acabar o luto certamente virá como um caminho necessário, por vezes, necessário para elaborar essa perda. O luto é um processo singular. Buscar alguém que possa te ouvir com atenção e te ajudar a passar por esse momento é fundamental.
Olá, você tem razão, o processo do luto não esta vinculado apenas a morte, mas toda e qualquer perda simbólica também. É muito importante ressaltar que não existe uma maneira exata de como elaborar esses desvinculos de maneira geral, uma vez que somos seres singulares. O ideal é você aprender de que maneira se relaciona com as coisas/pessoas, suas expetativas, apego. Bem como refletir como você já enfrentou o luto anteriormente. Não deixe de buscar apoio psicológico, nenhuma dor é "boba".
Olá, o luto é um conjunto de reações a perda de vínculo, e quanto maior for o vínculo, maior será a dor e sofrimento. Então é importante que ocorra a aceitação da realidade dessa perda, onde será possível elaborar essa dor e sofrimento e a pessoa consiga se ajustar a falta (pessoa, relacionamento, trabalho) e seguir com sua rotina resinificando e atribuindo novos significados a vida.
Olá! Como os colegas já mencionaram acima, o luto tem 5 fases e não necessariamente acontecem numa ordem. Ele envolve perdas em geral, e não somente a morte. Cada um de nós vivencia o luto de forma particular. Por vezes, algumas perdas que passamos na vida, não são validadas por quem está a nossa volta e por isso, não entramos em contato com esse processo que é necessário. O luto acaba evoluindo para um luto complicado. Busque o auxílio de um psicólogo. Sua dor é legítima!
Ressaca Afetiva...
Interessante a forma como nomeia o efeito de suas perdas.
Os processos de luto são recursos fundamentais na elaboração daquilo que, emocionalmente, identificamos como perdas. Trata-se do tempo necessário para elaborar aquilo que do objeto não teremos mais acesso e, justamente, por isso também, do tempo para organizar nossas memórias em "novas caixinhas". Muitas vezes são momentos acompanhados de tristeza, principalmente quando a relação com o objeto, em si, ainda fazia muito sentido.
Contudo, você fala em coisas simples, perdas bobas. Independente de qualquer coisa, parecem ser coisas, ainda que bobas e simples, importantes para você, e isso tem valor. O problema não está nessa "catergorização", como se houvesse algo pelo que valesse mais a pena ou não sobrer, mas sobre o apego excessivo à qualquer coisa. Isso pode te colocar refém de inúmeros objetos e tirar a sua paz.
Por isso, talvez mais do que focar nos processos de elaboração de luto, você devesse refletir sobre a sua relação com eles. Por que tanto apego ou dependência? Que lagunas esse objetos podem estar preenchendo?
Faz sentido para você?
“A dor só passa quando passamos por ela - e para cada um, há um tempo de passagem - sentir é parte do processo de cura” essa frase direciona ao viés de que cada um sente a dor de maneira diferente e só experienciando essa dor poderemos partir para o processo de “cura” ou diminuição desse sofrimento. Quando existe sofrimento por qualquer perda, ela não é boba, é algo que realmente importa! Cuide do seu emocional. Abraço!
Olá! Pelo visto estas perdas não são tão bobas para você, como você mencionou. Cada um sente e vive o luto de uma maneira, resta saber em que frequência/intensidade e como isso te afeta, se traz muito sofrimento a ponto de afetar seu dia a dia e você sentir que não está dando conta, neste caso é importante que procure um(a) psicólogo(a) para que consiga elaborar e ressignificar essas perdas e o modo como isso vem te afetando.
Olá! Como os colegas acima já falaram, parece que as perdas as quais você se refere não são na verdade nada bobas, são perdas significativas e importantes. Não existe uma medida universal de coisas bobas ou importantes, o que importa é o que você sente. E é bem interessante você ter falado sobre luto, pois essa palavra não se refere somente a morte de alguém, como normalmente a gente pensa, mas a qualquer perda significativa para a pessoa. Perda de emprego, divórcio, mudança de casa, diagnóstico de doença grave e até perda de animal de estimação são outras perdas que comumente levam ao luto. E quando essas perdas são banalizadas (entendidas como coisas simples e aparentemente bobas) o que acontece é um luto não reconhecido. Que tem todo o sofrimento da perda, e mais o sofrimento de não se achar no direito de sofrer. Portanto, não se sinta mal por sofrer. Só você sabe da sua dor. E, se achar conveniente, procure ajuda de um especialista para acompanhar seu processo de acomodação das perdas. Não deixe de se cuidar!
Te convidamos para uma consulta: Apoio psicológico ao luto - R$ 200
Olá, você parece bastante conectado com suas emoções. Realmente o luto diz respeito ao processo que vivenciamos após o rompimento de um vínculo, e isso pode acontecer em várias situações, inclusive os amores, as mudanças de cidade, as mudanças no nosso corpo, na nossa personalidade. Nada disso é bobo, é a maneira como você sente.
Não existe apenas uma maneira de viver esses lutos, cada pessoa tem um jeito, uma velocidade, diferentes recursos. Hoje em dia os teóricos não usam mais o modelo de fases, pois não é um processo linear. Dependendo de cada situação, podemos pensar em tarefas ou em movimentos.
Se você quiser entender melhor esse processo, pode buscar uma psicoterapia.
Olá, O processo de luto é realmente doloroso e perpassa por 5 fases que envolve: negação e isolamento,raiva, barganha,estado depressivo e por fim a aceitação. Isso não quer dizer que não se pode fazer algo a respeito, é importante aceitar e acolher as emoções negativas, pois contribui para a chegada da aceitação. Você também traz sentimento de culpa e isso pode estar potencializando seus sintomas. De uma forma ou de outra, recomendo a terapia para lidar melhor com esse momento.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***

Além de todos os processos já mencionados sobre o luto, é preciso avaliar o que traz nessa 'ressaca afetiva". Qual a importância de ficar presa nessas coisas que acredita ser simples? O que tem por trás dessa tristeza e por tantos outros sentimentos?
O processo de luto é individual e geralmente passamos por fases diferentes, sendo que em cada uma, dependendo de nossa situação emocional, pode haver mais ou menos dificuldades. O ideal é iniciar processo de psicoterapia. Abraço.
Vivências diárias como as que você citou também são perdas! Talvez se você buscar um processo de autoconhecimento entendera melhor o que passa, entender os processos da sua vida que te levaram a reagir assim! A psicoterapia pode te ajudar nisso!