Como lidar com o transtorno de personalidade borderline (TPB) após ser vítima de bullying ?

2 respostas
Como lidar com o transtorno de personalidade borderline (TPB) após ser vítima de bullying ?
Olá, tudo bem?




Ser vítima de bullying pode ser particularmente difícil para pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), pois experiências de rejeição e humilhação podem intensificar medo de abandono, insegurança e instabilidade emocional, características centrais do transtorno.

Busque psicoterapia especializada, como a Terapia Comportamental Dialética (DBT) ou Terapia Cognitiva Comportamental TCC, que ajudam a processar traumas, regular emoções e reduzir padrões de comportamento autodestrutivos.
Validar suas emoções sem se julgar, reconhecendo que sentimentos de tristeza, raiva ou ansiedade diante do bullying são naturais e legítimos.
Fortalecer habilidades de regulação emocional, utilizando técnicas de mindfulness, respiração e registro de pensamentos, aprendidas em terapia.
Estabelecer limites seguros com pessoas e situações que possam gerar revitimização, protegendo seu bem-estar emocional.
Rede de apoio confiável, mantendo contato com amigos, familiares ou grupos de suporte, para reduzir isolamento e sensação de vazio.



É fundamental lembrar que o tratamento é individualizado e deve focar tanto no TPB quanto nas consequências do bullying. O acompanhamento profissional ajuda a transformar experiências dolorosas em aprendizado emocional e maior resiliência nos relacionamentos.




Espero ter ajudado a esclarecer. Um grande abraço, e conte comigo caso queira entender mais sobre como lidar com TPB e traumas interpessoais de forma prática e segura.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Lidar com TPB após bullying envolve: tratar o trauma, fortalecer habilidades emocionais, reconstruir autoestima, desenvolver relações seguras, buscar terapia adequada (DBT é a mais indicada).

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.