Como lidar com pessoas s estressada,e sem equilíbrio emocional,

15 respostas
Como lidar com pessoas s estressada,e sem equilíbrio emocional,
Olá! O estresse é praticamente universal, mas quando ele se acentua e se torna frequente, pode acabar sinalizando que a pessoa não está bem. Em alguns casos a pessoa chega a afastar as pessoas ao redor por não ter consciência de seus comportamentos (nem de sua saúde mental em declínio). Em primeiro momento é importante tentar compreender o motivo pelo qual a pessoa pode estar estressada. O objetivo da empatia não é ser permissivo ou "passar a mão na cabeça", mas a nos dar paciência para lidar com ela. Inicialmente, tentar manter-se calmo ao lidar com ela (exercícios de respiração podem tr ajudar a aliviar sua raiva), pois retrucar pode gerar uma explosão. Pergunte se há algo que você possa fazer para ajudá-lo ou se ofereça para uma possível conversa. Caso nada disso ajude, procure se afastar da situação ou da pessoa por um instante até que você e ela possam ficar mais calmos. Lembre-se de que nem toda grosseria é pessoal, ou seja, direcionada a você. Fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90

Compreendo a preocupação que você expressa em relação a lidar com pessoas estressadas e sem equilíbrio emocional. Lidar com essas situações pode ser desafiador, mas a psicanálise oferece algumas abordagens valiosas para compreender e trabalhar com as emoções e o estresse de maneira mais profunda.

Em primeiro lugar, é importante reconhecer que o estresse e a falta de equilíbrio emocional muitas vezes têm raízes mais profundas em experiências passadas, traumas ou padrões de pensamento inconscientes. A psicanálise busca explorar essas camadas mais profundas, permitindo que a pessoa compreenda melhor as origens de seus sentimentos e comportamentos.

Ao lidar com alguém estressado, é útil cultivar empatia e compreensão. A psicanálise encoraja a escuta atenta e a exploração das emoções subjacentes, permitindo que a pessoa se sinta ouvida e compreendida. Entender o que está causando o estresse pode ser o primeiro passo para desenvolver estratégias mais eficazes para lidar com as emoções.

Além disso, a psicanálise incentiva a reflexão sobre padrões recorrentes de pensamento e comportamento. Muitas vezes, as pessoas estressadas podem estar presas em ciclos de pensamento negativo que contribuem para seu estado emocional. A psicanálise pode ajudar a identificar esses padrões e promover a mudança, permitindo uma abordagem mais saudável diante do estresse.

É importante notar que lidar com pessoas estressadas também exige cuidado consigo mesmo. Manter limites saudáveis, estabelecer comunicação aberta e encorajar a busca por apoio profissional quando necessário são aspectos essenciais no processo de auxílio.

Se você está interessado em compreender melhor como a psicanálise pode ajudar especificamente na gestão do estresse e na promoção do equilíbrio emocional, a terapia psicanalítica oferece um espaço seguro para explorar essas questões de forma mais aprofundada. Ao compreender as raízes psicológicas do estresse, a pessoa pode desenvolver estratégias mais eficazes para lidar com as emoções e melhorar seu equilíbrio emocional a longo prazo.
Espero ter te ajudado. Qualquer dúvida estou a disposição!
Grande abraço!

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Oie, tudo bem com você?

Lidar com pessoas estressadas e sem equilíbrio emocional pode ser desafiador, mas é possível lidar com a situação de maneira empática e construtiva.
É importante que num primeiro momento, você mantenha a calma, pois se também ficar agitado, a situação pode piorar. Tente entender o ponto de vista da pessoa e reconhecer as emoções dela. Dizer coisas como "Eu entendo que você está se sentindo ..." mostra que está ouvindo e se importando.

Agora, é muito importante que se a pessoa estiver expressando sua frustração de maneira agressiva ou destrutiva, é importante você estabelecer limites claros, dizendo coisas como "Eu entendo que você está chateado, mas não vou tolerar linguagem agressiva".
E caso você perceba que esse estresse esta afetando significativamente a vida da pessoa, encoraje-a a procurar ajuda profissional, como um psicólogo por exemplo.

Espero ter ajudado, se cuide! :)
Aprenda a fechar a sua porta emocional não permitindo que ela entre e envolva você na expressão emocional dela. Aprenda a neutralizar a projeção dela. Pessoas neuróticas querem jogar em alguém a sua crise. Só conseguem se você morder o anzol. Quando você perceber que ela vai começar invente uma mentira sadia e se afaste. Não dê atenção. Descaso total. Quando ela parar o surto volte a dar atenção e reforço positivo. (Estude o que é reforço positivo e negativo )
Boa tarde.
Penso que uma forma de lidar com essa situação envolve, principalmente, a comunicação. Pode ser importante tentar expressar para outra pessoa as dificuldades da relação.
Além disso, incentivar essa pessoa a procurar ajudar também é um caminho.
Espero ter ajudado!
Oi, que difícil eim!! Sua pergunta parece te remeter a você mesmo: ou seja: o que será que você tem a ver com o estress alheio? Deve estar se perguntando : Porque tenho que dar conta disso nos outros, como dar conta? Talvez seja interessante vc se questionar se se repete em vc essa coisa de se obrigar a dar conta de coisas que não são suas.... Conviver com alguém estressado é uma.coisa difícil sim, mas fica ainda mais difícil se vc achar que PRECISA dar conta disso. Pense se esse caráter de obrigatoriedade não aparece em vários lugares da sua vida. E se sim, talvez vc tbm esteja angustiado e aflito e por isso não acha jeito de sair fora disso. Espero ter aberto janelas para vc pensar....abraço forte!! Raquel Xavier
Lidar com pessoas estressadas e sem equilíbrio emocional pode ser desafiador, mas existem algumas estratégias que podem ajudar a criar um ambiente mais positivo e apoiar essas pessoas. Aqui estão algumas sugestões: Mantenha a Calma, Demonstre Empatia, Escute Atentamente, Ofereça Apoio Prático, Incentive o Autocuidado, Evite Julgamentos, Encoraje a Busca de Ajuda Profissional, Estabeleça Limites, Promova um Ambiente Positivo e Ofereça Soluções, Não Apenas Problemas. Lembre-se de que cada pessoa é única, e as estratégias eficazes podem variar. O importante é abordar a situação com empatia, paciência e uma abordagem positiva. Se a pessoa estiver enfrentando problemas mais sérios, pode ser necessário sugerir a busca de ajuda profissional.
Olá. De forma geral, entendendo que não é pessoal, respeitando seus limites e se comunicando de forma assertiva. Abraço.
Ola
Não é sobre a pessoa estressada , é sobre como lidamos com situações de conflitos e stress.
Diante de situações estressoras precisamos usar a inteligência emocional
, sermos proativos e ressilientes.
Muitas vezes emprestamos a "orelha", outras o ouvido..O ouvido acolhe, analisa e participa.
Muitas vezes só precisamos escutar sem elaborar e responder.
Procure ficar na sua energia, não seja reativo .
Espere o momento passar , depois sente converse tentando ficar firme , crie um pensamento crítico , analise a situação ouça, vendo os pontos de vista de cada um.

Boa noite! Para responder essa sua pergunta mais precisamente seria necessário saber mais sobre o contexto:
1-Essa pessoa é alguém do próximo (amigo, parente, namorado) ou alguém do trabalho (com maior ou menor intimidade) ou alguém que vê esporadicamente?
2-Se for uma pessoa mais próxima ou do trabalho que também tenha maior proximidade poderia tentar entender o que a tem deixado mais estressada e sugerir buscar um apoio psicológico (tirar dúvidas com o profissional antes de marcar)
3-Se for alguém com quem conviva esporadicamente e nem tenha tanta intimidade até pode sugerir a pessoa buscar ajuda psicológica ou você mesma também procurar ajuda psicológica para lidar com pessoas que agem assim e não tem disponibilidade pra mudar.
Fico à disposição para eventuais dúvidas nos atendimentos online ou presencial.
Normalmente, não há como. Faça o possível para afastar-se.
Boa tarde,
Indicação para psicoterapia
Olá! Lamento que você tenha que lidar com pessoas assim, mas faz parte de viver em sociedade. Não há forma de controlar como o outro trata as pessoas ao seu redor, mas você pode cuidar de si e elaborar formas de lidar com essas pessoas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100
Olá. tudo bem? conviver com pessoas que tem atitudes que não gostamos ou não concordamos é algo inevitável na vida, contudo apreender a conviver com elas da forma mais saudável possível e dentro do respeito dos limites é uma questão de boa convencia, e entendo que as vezes é difícil, tentar avaliar o que esta ao seu para melhorar esta situação bem como analisar o porque destas situações causam o estresse que causam para você, como talvez ajudar na busca destas pessoas por auxílio psicológico, claro que no primeiro momento se ajudar é o mais importante mas estender mão também é uma opção. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia

Infelizmente, nem todos têm acesso à saúde mental adequada, e algumas pessoas enfrentam dificuldades em regular suas emoções, tornando-se mais explosivas. Mas o que fazer quando essa pessoa está próxima de você? Primeiramente, é importante entender que você não é obrigado a ser o psicólogo dela, nem se responsabilizar pelo comportamento dela. Se houver oportunidade, sugira que ela inicie uma psicoterapia, pois isso a prejudica em primeiro lugar e, de maneira geral, afasta os outros. Seja claro ao estabelecer seus limites e não permita que ela o desrespeite. Evite cair na armadilha, compreendendo que esse padrão é problemático e que você não precisa se envolver. Se essa pessoa for agressiva com você, afaste-se para preservar sua própria saúde mental. Seja consciente e cuide de si mesmo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!