Como o consumo do álcool interfere na absorção das vitaminas que compõem o complexo B?

5 respostas
Como o consumo do álcool interfere na absorção das vitaminas que compõem o complexo B?
A ingestão de álcool de modo independente da presença ou não de doença hepática pode causar comprometimento nutricional relacionado com alterações no estado de micronutrientes (vitaminas e minerais no geral).

O álcool pode ser causa tanto de desnutrição primária, pelo fato de deslocar os nutrientes da dieta, como de desnutrição secundária, por ser responsável pela má absorção e agressão direta a nível celular da mucosa gastro-intestinal.

A ligação por exemplo entre a vitamina B1 e alcoolismo é que cerca de 80 por cento dos alcoólicos não têm tiamina suficiente em seus corpos, e os danos resultantes para o cérebro e outros órgãos podem ser graves. A conexão de tiamina e alcoolismo é simples; quanto mais bebidas alcoólicas, menor é a absorção de tiamina, uma vez que o álcool interfere na absorção dessa vitamina no intestino.
Espero ter ajudado :)

O consumo excessivo de álcool interfere na absorção de nutrientes essenciais, levando a deficiência de minerais e vitaminas. Principalmente por acarretar o crescimento excessivo de bactérias "ruins" o que leva ao enfraquecimento da barreira intestinal, resultando no quadro de hipermeabilidade intestinal, dificultando a metabolização e absorção de vitaminas e minerais.
Existe correlação, principalmente com a vitamina B1 (tiamina), pois o álcool interfere em sua absorção.
O mecanismo depende de cada vitamina do complexo B, todavia, sabe-se que o consumo crônico pode acarretar na deficiência de cada uma dessas. Além de que, o consumo de álcool está relacionado com outros problemas como uma piora da microbiota intestinal (colônia de bactérias que habitam seu intestino), levando ao aumento das bactérias potencialmente patogênicas e redução das benéficas (isso interfere em inúmeros processos do seu organismo), aumento do risco de gordura no fígado, do ganho de peso corporal, entre outras coisas.

O consumo de álcool pode interferir na absorção e metabolismo das vitaminas do complexo B de várias maneiras:

Prejuízo na absorção intestinal: O álcool pode causar danos ao revestimento do trato gastrointestinal, incluindo o intestino delgado, onde ocorre a absorção de muitas vitaminas, incluindo as do complexo B.

Interferência na conversão de vitaminas ativas: O álcool pode interferir na conversão de vitaminas inativas do complexo B em suas formas ativas, que o corpo pode usar. Por exemplo, o álcool pode inibir a conversão de folato em sua forma ativa, ácido tetrahidrofólico (THF).

Aumento da excreção urinária: O consumo excessivo de álcool pode aumentar a excreção urinária de algumas vitaminas do complexo B, levando a uma diminuição de sua disponibilidade no organismo.

Competição por enzimas: O metabolismo do álcool e das vitaminas do complexo B pode compartilhar algumas vias metabólicas e enzimas, o que pode levar a uma competição entre eles pelo mesmo sistema enzimático.