Como o sistema renal pode participar na atenuação dos edemas causados pela fraco desempenho cardíaco

2 respostas
Como o sistema renal pode participar na atenuação dos edemas causados pela fraco desempenho cardíaco na ICC ?
Dra. Giulia Borges
Nefrologista
São Paulo
Bom dia.

A relação entre os rins e o coração é íntima e complexa.
Doenças renais podem levar a problemas cardíacos.
E doenças cardiológicas podem levar a injúria renal.
Isso se dá tanto de maneira aguda (dias/semanas), quanto de maneira crônica (meses/anos).

Como condições que afetam o coração e os rins são semelhantes e se confundem (diabetes/hipertensão arterial/dislipidemia/obesidade/tabagismo..), pode não ficar claro o que veio primeiro.

De qualquer maneira, a síndrome cardiorrenal é uma condição que deve ser avaliada com exame físico, laboratorial (sangue/urina) e de imagem a fim de se entender e classificar a doença cardíaca e/ou renal e se estabelecer a melhor estratégia terapêutica.

Uma abordagem terapêutica com mudanças de hábitos de vida (alimentação, ingesta de líquidos..) e uso de medicações adequadas é necessária para o manejo da hipervolemia. Esta, um condição consequente da desregulação de eixos hormonais responsáveis pela homeostase do sódio e da água no organismo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Frederico Guaurino de Oliveira Junior
Médico clínico geral, Nefrologista
Irati
O sistema renal participa da atenuação dos edemas causados pela insuficiência cardíaca congestiva (ICC) de maneira complexa, mas muitas vezes limitada e, em quadros avançados, pode até exacerbar o problema. Veja como isso ocorre:

Retenção de sódio e água: Na ICC, a redução do débito cardíaco diminui a perfusão renal. O rim interpreta isso como hipovolemia (“subpreenchimento arterial”) e ativa mecanismos compensatórios neuro-hormonais — como o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA) e o sistema nervoso simpático. Com isso, há reabsorção aumentada de sódio e água, perpetuando ou agravando o edema.

Natriurese e diurese: Quando a sobrecarga hídrica é muito elevada, há aumento da pressão venosa central e produção de peptídeos natriuréticos (BNP e ANP), que tentam promover eliminação renal de sódio e água. Porém, nas fases avançadas, a resposta renal a esses peptídeos está atenuada, e a retenção persiste.

Filtração glomerular: O rim pode, em fases iniciais, compensar parcialmente a baixa perfusão por aumento da fração de filtração, mas, em ICC grave, a taxa de filtração glomerular cai mesmo com esses mecanismos compensatórios, dificultando a eliminação de líquidos.

Papel dos diuréticos: Clinicamente, utilizam-se diuréticos para auxiliar o rim a eliminar o excesso de líquido, promovendo mobilização do edema. Isso reduz sintomas e melhora a perfusão tecidual, demonstrando a relevância do rim tanto na formação quanto na resolução do edema.

Remoção mecânica de fluidos: Em casos graves de ICC, métodos como ultrafiltração ou diálise podem ser usados para remover líquidos quando o rim está insuficiente para fazê-lo.

Portanto, embora o rim tenha mecanismos para tentar reverter o edema, na ICC existe um círculo vicioso em que, devido à percepção errada de baixo volume arterial, ocorre maior retenção de líquidos justamente quando seria necessário eliminá-los. O manejo clínico busca romper esse ciclo, principalmente por meio de diuréticos e uso racional de medidas que otimizem a perfusão renal e a função cardíaca.

Especialistas

Verônica Jardim Araújo

Verônica Jardim Araújo

Cardiologista

Belo Horizonte

Angélica Carvalho Moya

Angélica Carvalho Moya

Cardiologista, Internista

Cuiabá

Ali Samir Laila

Ali Samir Laila

Cardiologista

Foz do Iguaçu

Agassi Amorim Arruda

Agassi Amorim Arruda

Cardiologista

Governador Valadares

Luiz Borges Harada

Luiz Borges Harada

Cardiologista

Belém

Roberto Rached Sobrinho

Roberto Rached Sobrinho

Cardiologista

Franca

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 64 perguntas sobre Insuficiência cardíaca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.