Como o transtorno de personalidade borderline (TPB) afeta a memória autobiográfica?

2 respostas
Como o transtorno de personalidade borderline (TPB) afeta a memória autobiográfica?
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) apresenta um perfil de comprometimentos cognitivos que envolve, sobretudo, déficits em funções executivas, atenção, memória de trabalho, planejamento e memória visoespacial. Esses domínios são fundamentais para a codificação, organização e recuperação de lembranças pessoais; portanto, mesmo sem avaliar diretamente a memória autobiográfica com tarefas específicas, o padrão descrito sustenta a inferência de que a recordação autobiográfica em pessoas com TPB tende a ser indiretamente afetada, especialmente em contextos de alta ativação emocional e impulsividade. Indivíduos com TPB e risco suicida costumam exibir comprometimentos cognitivos mais acentuados, o que pode reduzir a riqueza de detalhes e favorecer vieses de evocação congruentes com estados afetivos negativos durante a lembrança de experiências de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Não é raro que pessoas com TPB tenham passado por traumas físicos e psicológicos, e o trauma por si só pode afetar a memória. MAS não só isso, pode trazer uma evitação de lugares, pessoas, gestos relacionados ao trauma, bem como a repetição de padrões onde houve de alguma forma um julgamento da pessoa que passou por ele, e muitas vezes isso vai contribuindo para as emoções intensas que com frequencia encontramos em quadros com border. O melhor é mesmo com algum nível de esquecimento, evitação (tentar não pensar, não sentir) procurar por ajuda profissional. O psicólogo irá te ouvir se propor a ajudar sem julgamentos, para que vc possa confiar na terapia, e é por meio dessa relação que será possível a melhora.

Espero ter te ajudado!

Especialistas

Tatiana de Faria Guaratini

Tatiana de Faria Guaratini

Psicólogo

Ribeirão Preto

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Renata Henriques Frujuelle

Renata Henriques Frujuelle

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2570 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.