Como os pais e cuidadores podem lidar com a imaturidade emocional de pessoas com Transtorno do Desen
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Como os pais e cuidadores podem lidar com a imaturidade emocional de pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) ?
Olá, obrigada pela pergunta, é importante entender o funcionamento da pessoa com TI, a imaturidade emocional geralmente é proporcional ao grau do transtorno intelectual. Ou seja, um adulto pode ter um funcionamento emocional semelhante ao de uma criança. Isso não é birra voluntária ou preguiça, mas uma limitação neurológica. Ter clareza disso ajuda o cuidador a não levar para o lado pessoal e a ajustar expectativas. Busque Estabelecer uma comunicação clara, previsível e concreta, use frases simples, diretas e evite abstrações. Repita, modele e use pistas visuais ou rotinas para ajudar na compreensão. Antecipe mudanças: “Daqui a 10 minutos, vamos sair. Depois vamos comer.” Isso reduz a ansiedade e a resistência. Criar rotinas e rituais
Pessoas com TI se sentem mais seguras com previsibilidade. A repetição de rotinas ajuda no amadurecimento emocional ao estruturar o tempo e criar senso de responsabilidade. Ensinar habilidades socioemocionais passo a passo. Ensine e nomeie emoções: “Você está frustrado porque não conseguiu o brinquedo”. Modele comportamentos: mostre como lidar com a raiva, a espera, o erro. Use histórias sociais, jogos e dramatizações para simular situações do dia a dia. Estabelecer limites com afeto e consistência, pessoas com TI precisam de limites firmes e constantes, mas não autoritários. Explique o “porquê” de cada limite, mesmo que seja necessário repetir muitas vezes. Dê escolhas dentro de limites: “Você prefere tomar banho agora ou daqui a 10 minutos?
Pessoas com TI se sentem mais seguras com previsibilidade. A repetição de rotinas ajuda no amadurecimento emocional ao estruturar o tempo e criar senso de responsabilidade. Ensinar habilidades socioemocionais passo a passo. Ensine e nomeie emoções: “Você está frustrado porque não conseguiu o brinquedo”. Modele comportamentos: mostre como lidar com a raiva, a espera, o erro. Use histórias sociais, jogos e dramatizações para simular situações do dia a dia. Estabelecer limites com afeto e consistência, pessoas com TI precisam de limites firmes e constantes, mas não autoritários. Explique o “porquê” de cada limite, mesmo que seja necessário repetir muitas vezes. Dê escolhas dentro de limites: “Você prefere tomar banho agora ou daqui a 10 minutos?
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Se Deus, o universo, o cosmos, a natureza, o mundo e a vida colocaram em sua vida essa pessoa com transtorno é porque você tem essa tarefa e oportunidade para evoluir. Saber disso já muda a sua qualidade emocional e disponibilidade para educar essa pessoa que apresenta a deficiência intelectual. Uma vez que ela tem o transtorno intelectual não será por esse caminho ( teórico ) você precisa ser modelo pra pessoa poder te imitar. Você precisa parcelar o ensinamento e mostrar um pedacinho de cada vez. Por exemplo: você quer ensinar a pessoa a comer com educação e higiene. Mostre como é importante lavar as mãos antes de ingerir alimentos. Leve-a ao banheiro, lave bem a sua mão mostrando cada pedacinho do processo: abrir a torneira, molhar a mão, ensaboar, enxaguar….
Se for necessário conversar sobre sexualidade, mostre com auxilio da internet as doenças sexualmente transmissível, o perigo de engravidar sem ter estrutura, ensine sobre o uso de preservativos, etc…
Mostre como se dobra uma roupa; faça desses ensinamentos um momento de conexão lúdica. Faça com afeto e paciência, e por fim, você verá que mais do que você deu a essa pessoa, ela deu a você que se tornou uma pessoa mais evoluída, paciente e generosa.
Pra isso vale a pena viver, afinal, o que o mundo vai ganhar se eu apenas cuidar da beleza, ocupar o tempo apenas em diversão e naquilo que me dará mais benefícios físicos, financeiros etc?
Um abraço,
Lea
Se for necessário conversar sobre sexualidade, mostre com auxilio da internet as doenças sexualmente transmissível, o perigo de engravidar sem ter estrutura, ensine sobre o uso de preservativos, etc…
Mostre como se dobra uma roupa; faça desses ensinamentos um momento de conexão lúdica. Faça com afeto e paciência, e por fim, você verá que mais do que você deu a essa pessoa, ela deu a você que se tornou uma pessoa mais evoluída, paciente e generosa.
Pra isso vale a pena viver, afinal, o que o mundo vai ganhar se eu apenas cuidar da beleza, ocupar o tempo apenas em diversão e naquilo que me dará mais benefícios físicos, financeiros etc?
Um abraço,
Lea
Pais e cuidadores podem apoiar o desenvolvimento emocional da pessoa com TDI oferecendo acolhimento, paciência e limites claros, estimulando a comunicação dos sentimentos e promovendo independência conforme a capacidade. É importante ensinar estratégias para lidar com frustrações e valorizar pequenas conquistas.
Utilizar histórias ou desenhos para ajudar a reconhecer emoções e nomeá-las em situações cotidianas.
Criar uma rotina visual para antecipar mudanças e diminuir a ansiedade, auxiliando a pessoa a se preparar para novas situações.
Se estiver em sofrimento, dúvida, tiver mais questões sobre psicoterapia ou precisar demais informações sobre processos de avaliação, estratégias de intervenção, psicoterapia, direitos ou recursos disponíveis, estou à disposição para ajudar. O diálogo aberto contribui para construir caminhos melhores.
Abraços
Utilizar histórias ou desenhos para ajudar a reconhecer emoções e nomeá-las em situações cotidianas.
Criar uma rotina visual para antecipar mudanças e diminuir a ansiedade, auxiliando a pessoa a se preparar para novas situações.
Se estiver em sofrimento, dúvida, tiver mais questões sobre psicoterapia ou precisar demais informações sobre processos de avaliação, estratégias de intervenção, psicoterapia, direitos ou recursos disponíveis, estou à disposição para ajudar. O diálogo aberto contribui para construir caminhos melhores.
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