Por que algumas pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) apre

4 respostas
Por que algumas pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) apresentam imaturidade emocional?
Dr. Danilo Augusto
Psicólogo, Psicanalista
Santo André
Imaturidade esta relacionada a vivências e não a idade, esta relação entre uma pessoa com Deficiência Intelectual ser imatura emocionalmente, esta ligada pela restrição a conexão dos sentimentos, ou seja a falta de entendimento em algumas questões relacionadas a sua vivência.

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Olá, pessoas com transtorno intelectual são imaturas emocionalmente porque o desenvolvimento do cérebro delas é mais lento ou limitado — não só no que diz respeito ao raciocínio ou aprendizado, mas também nas áreas que envolvem lidar com emoções, se controlar, entender os próprios sentimentos e os dos outros. Isso significa que, mesmo que tenham a idade cronológica de um adulto, por exemplo, elas podem reagir emocionalmente como uma criança ou adolescente, com dificuldade de esperar, de se frustrar ou de resolver conflitos. Essa imaturidade não é culpa da pessoa — é parte do funcionamento dela.
A imaturidade emocional em pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), também conhecido como Deficiência Intelectual, está relacionada a fatores biológicos, cognitivos e ambientais. Indivíduos com TDI apresentam limitações no funcionamento intelectual e em habilidades adaptativas, o que afeta não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento de competências emocionais e sociais.
O desenvolvimento emocional acompanha, de modo geral, o desenvolvimento cognitivo. Assim, quando há atrasos na capacidade de compreender situações, identificar emoções e resolver problemas, é comum que a pessoa também apresente reações emocionais semelhantes às de crianças em etapas anteriores do desenvolvimento. Por exemplo, pode ser difícil lidar com frustrações, expressar sentimentos de forma adequada ou adiar recompensas, resultando em explosões de raiva, choro ou isolamento diante de situações desafiadoras.
Além disso, muitos indivíduos com TDI dependem de familiares ou cuidadores para tomar decisões e resolver conflitos, o que pode limitar a autonomia emocional. Em contextos escolares, é comum observar comportamentos como birras ao receber uma crítica ou dificuldade para compartilhar brinquedos e interagir em grupo, mesmo em adolescentes e adultos.
Essas manifestações não se resumem a “mau comportamento”, mas refletem limitações no processamento emocional e social. Por isso, estratégias de intervenção devem considerar o ensino gradual de habilidades emocionais e sociais, promovendo o autoconhecimento e a autonomia conforme as possibilidades de cada pessoa.

Se estiver em sofrimento, dúvida, tiver mais questões sobre psicoterapia ou precisar demais informações sobre processos de avaliação, estratégias de intervenção, psicoterapia, direitos ou recursos disponíveis, estou à disposição para ajudar. O diálogo aberto contribui para construir caminhos melhores.
Abraços
Olá !A imaturidade emocional em pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) está relacionada ao funcionamento global do cérebro, que afeta tanto as habilidades cognitivas quanto a autorregulação emocional. O desenvolvimento emocional costuma acompanhar o nível de desenvolvimento cognitivo. Assim, se a capacidade intelectual é mais limitada, as estratégias para lidar com frustrações, mudanças e conflitos também tendem a ser menos complexas, aproximando-se de estágios emocionais de idades mais jovens. Além disso, dificuldades de compreensão social, comunicação e resolução de problemas podem levar a respostas mais impulsivas ou dependentes, não por falta de vontade, mas por limitações no processamento das situações. O apoio terapêutico, educacional e familiar é fundamental para favorecer a autonomia e o amadurecimento emocional, dentro das possibilidades de cada pessoa.

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