Como podemos lidar com o diagnóstico tardio do funcionamento intelectual borderline (limítrofe) em a

3 respostas
Como podemos lidar com o diagnóstico tardio do funcionamento intelectual borderline (limítrofe) em adultos?
 Caroline Olivo
Psicólogo
Ribeirão Preto
Lidar com o diagnóstico tardio de funcionamento intelectual borderline (limítrofe) em adultos envolve compreender e aceitar as próprias dificuldades, ao mesmo tempo em que se busca estratégias de apoio e desenvolvimento. É importante procurar acompanhamento psicológico ou neuropsicológico para trabalhar habilidades cognitivas, sociais e emocionais, além de receber orientações sobre organização, planejamento e adaptação no trabalho e na vida cotidiana. Aprender a usar pontos fortes, estabelecer rotinas, pedir ajuda quando necessário e evitar comparações com os outros ajuda a reduzir frustração e aumentar a autonomia. Com apoio adequado, mesmo adultos que recebem o diagnóstico mais tarde podem melhorar sua qualidade de vida e se adaptar melhor às demandas pessoais, profissionais e sociais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Mayara Ciciliotti
Psicólogo, Psicanalista
Vitória
O diagnóstico tardio de funcionamento intelectual borderline (limítrofe) em adultos pode trazer alívio por dar nome a antigas dificuldades, mas também levantar dúvidas sobre trajetória e autoestima. Lidar com essa descoberta envolve compreender a história de desenvolvimento, identificar necessidades atuais e construir estratégias de apoio que favoreçam autonomia e qualidade de vida. A avaliação especializada é fundamental para diferenciar esse funcionamento de outras condições e orientar intervenções realistas e não estigmatizantes.
Lidar com um diagnóstico tardio envolve dar espaço para que a pessoa possa elaborar o impacto de reconhecer aspectos de si que antes eram vividos como confusos ou sem nome, evitando tanto a negação quanto a identificação rígida com o rótulo, e utilizando esse momento como uma possibilidade de compreender seus padrões emocionais e relacionais ao longo da vida; a partir disso, o trabalho se direciona para ressignificar experiências passadas, reduzir a autocrítica e construir formas mais conscientes e estáveis de lidar com frustrações, vínculos e escolhas no presente.

Especialistas

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Andrea Varisco Dani

Andrea Varisco Dani

Psicólogo

Novo Hamburgo

Rafael Lisboa

Rafael Lisboa

Psiquiatra

Natal

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Psiquiatra

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.