Como remover a saburra lingual do fundo da lingua sem sentir ânsia?

9 respostas
Como remover a saburra lingual do fundo da lingua sem sentir ânsia?
A limpeza da língua é essencial para higiene bucal, tanto em relação a remoção das bactérias que ficam presentes na língua, quanto ao mau halito. Para que a higiene seja feita de maneira correta procure por limpadores de língua e comece higienizando da parte que não te da ânsia. Aos poucos você vai avançando a limpeza até a parte mais profunda, com isso consegue um controle maior dos seus movimentos.

Escovas com cerdas suaves e cabeças pequenas e/ou limpadores de língua com superfícies pequenas e achatadas. Faça movimentos suaves, sem apertar e deslize lentamente até a ponta da língua. Faça um bochecho com enxague bucal sem álcool no final.
Um bochecho com água gelada ajuda bastante antes de escovar
Procure limpadores de língua que você se adapte melhor nas regiões mais “fundas”. O enjoo é normal para alguns pacientes porém deve ser feita a higienização independente disso. Tem pastas e escovas especificas para essa finalidade.
Os raspadores de língua costumam oferecer menor sensação de ânsia!! Uma boa dica que eu costumo dar para os meus pacientes e amigos é colocar a língua para fora da boca o máximo que você conseguir! Isso ajuda bastante a diminuir a ânsia também.
Utilise os rapadores de lingua e projete bem a lingua p fora antes de escova-la.
O ideal é que vá avançando aos pouco com o acessório para higienizar, seja ele escova ou raspador, não tenha pressa para chegar ate a parte mais posterior da língua. Com o tempo conseguirá.
A sensação de ânsia ao tentar limpar a língua pode ser desconfortável, mas é importante manter a higiene bucal adequada para evitar problemas de saúde bucal. Algumas dicas que podem ajudar a superar essa sensação: Use um limpador de língua suave e de silicone; Não aplique muita pressão; Respire pelo nariz; Mantenha a calma e a paciência. É aconselhável consultar um dentista ou um profissional de saúde bucal. Eles podem avaliar sua condição e oferecer orientações adicionais para garantir que você mantenha uma boa higiene bucal sem desconforto excessivo.
A saburra lingual é uma camada de resíduos, bactérias e células mortas que podem se acumular na parte de trás da língua. Removê-la é importante para manter a saúde bucal e prevenir o mau hálito. Aqui estão algumas dicas para remover a saburra lingual sem sentir ânsia:

Use um limpador de língua: Um limpador de língua é uma ferramenta especialmente projetada para remover a saburra lingual. Ele geralmente tem uma superfície suave e larga que pode ser passada suavemente sobre a língua para remover os resíduos. Comece no fundo da língua e mova-se para frente, removendo gentilmente a saburra.

Escove a língua: Você também pode usar a sua escova de dentes para escovar suavemente a língua e remover a saburra. Certifique-se de usar uma escova com cerdas macias para evitar irritar a língua. Faça movimentos suaves da parte de trás para a frente da língua.

Use enxaguante bucal: Enxaguantes bucais antissépticos podem ajudar a soltar a saburra lingual e eliminar as bactérias que causam o mau hálito. Enxágue a boca conforme as instruções do produto após escovar os dentes e limpar a língua.

Mantenha-se hidratado: Beber bastante água pode ajudar a manter a boca úmida e reduzir a quantidade de saburra que se acumula na língua. Certifique-se de beber água regularmente ao longo do dia.

Limpe regularmente: Remover a saburra lingual regularmente, de preferência duas vezes ao dia, pode ajudar a evitar o acúmulo excessivo e reduzir a sensação de ânsia ao fazer a limpeza.

Se você ainda sentir ânsia ao limpar a língua, tente ir devagar e ser gentil. À medida que você se acostuma com o processo e o faz regularmente, é possível que a sensação de ânsia diminua com o tempo. Se a sensação persistir ou se você tiver outras preocupações, é sempre bom consultar o seu dentista para obter orientações adicionais.