Como saber o nível escolar (série: maternal,1,2,etc) que uma criança de 3 anos deve cursar. Existe

9 respostas
Como saber o nível escolar (série: maternal,1,2,etc) que uma criança de 3 anos deve cursar. Existe algum profissional que possa avaliar?
Se a criança não tiver aparentemente nenhuma dificuldade de aprendizagem ou até mesmo transtornos de aprendizagem toda escola tem o estágio correspondente a idade de cada criança, basta direcionar-se a secretaria da escola no caso de ser particular ou na Rede Publica , cumprir as orientações segundo cada município, seja a principio uma inscrição e ou até mesmo orientações para matricula direto.

Sim, caso você suspeite que seu filho possui alguma dificuldade cognitiva, deve ser avaliado por vários profissionais que podem diagnosticar o problema: o médico pediatra, o neuropediatra, o psicólogo, o neuropsicólogo, o fonoaudiólogo e o psicopedagogo.
Normalmente as escolas tem uma orientação a respeito da série para cada faixa etária. A criança tem etapas a serem cumpridas no aprendizado que servem de base para as aprendizagens seguintes. É importante passar por esses estágios. Pode ser conversado com alguma orientadora pedagógica, coordenadora de escola, pedagoga. Abraço!
Olá!
Segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE) ele orienta que aos 04 anos de idade a criança seja matriculada na pré-escola, porém acredito que deva ser respeitado o momento que ela esteja vivendo. Devemos levar em conta o aspecto cognitivo, se o desenvolvimento do seu filho está dentro da normalidade e do esperado.
A criança têm seu tempo e etapas a serem cumpridas e não devemos tentar acelerar esse processo. A própria escola saberá qual série que ele está apto a frequentar.
Caso você esteja insegura ou até mesmo notando algum comportamento estranho no seu filho, procure um profissional que possa orientá-lo.
Fico à disposição para maiores esclarecimentos!
Grande abraço
Olá! O ideal é passar por uma avaliação profissional para verificar os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor de seu filho (aspectos do desenvolvimento motor, emocional e funções cognitivas como a linguagem por exemplo). Se você nota algo "diferente" no filho, ou ele já tem um diagnóstico, essa avaliação é ainda mais relevante para a escolha certa da escola e do nível para matriculá-lo. Avalie também se a proposta pedagógica da escola está de acordo com o desenvolvimento proximal de seu filho e com os seus objetivos na educação do mesmo.Algumas escolas possuem um nível de exigência muito alto e isso não é interessante para uma criança que está ingressando numa escola pela primeira vez. Você pode procurar um psicopedagogo, neuropsicopedagogo, neuropsicólogo, neuropediatra, para auxiliá-lo nessa avaliação (nessa ordem).
Olá essa idade pode entrar na escola, no caso o maternal, mas caso sinta que a criança tem alguma dificuldade precisa procurar um especialista, mas a escola também pode avaliar, pois uma vez no meio de outras crianças ela também pode demostrar tanto o desenvolvimento da idade, como apresentar algo que chame a atenção.
Grata.
O MEC estabelece de forma geral que a criança que completa 4 anos até 31 de março do ano deve ser matriculado na educação infantil, porém é possível que em alguns Estados haja alguma Lei local com data diferente (caso MG por Exemplo). O importante é entender que 0-4 anos o sistema público deve receber essas crianças na creche e a partir de 4 anos na pré-escola.
Existe sim os psicopedagogos juntamente com os pais.
Nesta idade o que a criança mais precisa para se desenvolver, inclusive no cognitivo, é muito amor e atenção. A criança tem um mundo particular diferente do mundo do adulto. Quando ofertamos estímulos, objetos, permissão para exploração ambiental, muita comunicação, diálogo, respeito pelas suas características e pelo seu ritmo ela vai desenvolver o máximo do seu potencial de forma natural e saudável . Assim, se for necessário respeitar a classificação de série no maternal, as habilidades, o potencial e as facilidades de aprendizagem da criança darão indicativos da série que ela terá melhores e adequadas condições para o seu desenvolvimento cognitivo. Fico à disposição para maiores esclarecimentos