como saber se estou no relacionamento uma pessoa manipuladora

13 respostas
como saber se estou no relacionamento uma pessoa manipuladora
Vários fatores podem indicar um relacionamento abusivo.

Alguns desses fatores podem ser:

1) Você tem que dar satisfação de todos as suas atividades e horários?

2) Quando se encontram se sente muito interrogada a respeito do que foi feito, com quem estava, etc?

3) Tem dificuldade ou não consegue ter uma agenda independente, com atividades que sejam só suas e não da outra pessoa?

4) Seu ciclo de relacionamentos está diminuindo por conta desse relacionamento ou alguém do seu ciclo já fez algum comentário a respeito da forma como se relacionam?

5) Se sente muito vigiada ou tendo de prestar satisfações de coisas que são de sua intimidade?

São algumas questões norteadoras para você poder fazer uma reflexão a respeito de como está seu relacionamento.

Além disso, se sentir algum dificuldade em conversar a respeito com a pessoa ou se sentir ameaçada ou intimidada isso pode indicar um relacionamento abusivo e pode ensejar a busca de proteção como acionar sua rede de apoio (familiar ou amigos), ou buscar a rede de proteção institucional como as delegacias da mulher ou delegacias de polícia ou o serviço da rede de proteção do SUAS (os CRAS ou CREAS).

Um dos indícios de que está em um relacionamento com uma pessoa manipuladora é sua perda de autonomia para tocar sua vida ou tomar decisões pessoais, essas relações podem causar grande prejuízo em sua identidade. Pessoas manipuladoras provocam mal estar ao outro, por interferirem na subjetividade de maneira intimidadora e danosa, se você já identificou que o outro é manipulador na relação, você já fez um grande avanço. Te recomendo que faça terapia para tratar possíveis danos que esse relacionamento patológico pode ter desenvolvido em você, estou a disposição caso necessite.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! Como você se sente quando esta com essa pessoa? Aqueles que manipulam, o fazem principalmente para ganho próprio, além de apresentarem uma personalidade egocêntrica e narcisista. Essas características fazem com que a pessoa necessite se destacar em alguma forma, assim manipulando a opinião daqueles ao seu redor para se depreciar e reconhecerem a importância dela. Se você se senti diminuída, inferiorizada sempre que esta com ele, é um sinal de manipulação. Outra questão é que ele tende a culpar o outro por tudo o que não vai bem na relação, sem jamais cogitar a hipótese de que ele também tem responsabilidade naquilo que não está bom. Cuide-se, conheça-te, te desejo saúde e paz, forte abraço!
Olá. Um relacionamento abusivo pode ser difícil de ser identificado, principalmente quando já há um grau de envolvimento profundo. Importante identificar o quanto você se sente vigiado(a), se você se sente à vontade para expressar suas opiniões e ser quem você é, o quanto o outro expressa palavras negativas e faz com que você se sinta mal sendo você mesme prejudicando sua autoestima. Situações de chantagem podem fazer parte da manipulação e podem aparecer de forma sutil quando o outro oferece algo como recompensa ou como punição para conseguir o que quer. Esse é um tema bem complexo e de difícil identificação mesmo. Se você quiser aprofundar mais, você pode ler sobre as definições dos tipos de violência:
I - violência física.
II - violência psicológica.
III - violência sexual.
IV - violência patrimonial.
V - violência moral.
Não deixe de buscar ajuda familiares e amigos dos quais confia e/ou e na rede de proteção institucional como as delegacias da mulher, delegacias de polícia, UBS, CRAS e CREAS.
Espero que essa resposta possa te ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá! Parece-me que a sua pergunta expressa uma dúvida entre pessoa manipuladora e relação abusiva. Será que você se refere a uma pessoa manipuladora como aquela que consegue sempre transferir a culpa para você? Ou uma pessoa que mente muito? Ou que faz você se sentir constantemente em uma posição de submissão? Tudo isso é ruim, mas, a depender do caso, pode ser grave. Para saber se há abuso ou não, você deve se questionar: se a relação te traz algum tipo de privação; se traz algum tipo de prejuízo financeiro; se há algum tipo de violência; se produz algum tipo de humilhação; se a pessoa busca tomar alguma vantagem indevida; sendo no ambiente de trabalho, se há caracterização de assédio ou outra prática eticamente incorreta; etc. Com isso, você poderá avaliar a gravidade do que está vivendo e pensar nas providências a tomar. Sendo ou não um abuso grave, a situação te traz sofrimento psicológico. Correto? Por isso, pode ser fundamental procurar um(a) psicólogo(a) atencioso(a) que acolha você e sua história, de modo a te dar o apoio que você precisa para elaborar a questão e tomar as escolhas penosas que se façam necessárias.
A principal consequência de se relacionar com uma pessoa manipuladora é sentir culpa diante da situações com o parceiro em que ele sempre se coloca como vítima. Com isso você começa a modular o seu comportamento para tentar sempre agradar e acaba perdendo a sua identidade.
Afastamento da sua rede de apoio, dificuldade de ter um dialogo e se sentir compreendida, não consegue realizar suas atividades sem ter que dar satisfações...
Olá. Sentir que está sendo manipulada(o) já demonstra um certo questionamento acerca da relação e de como você está lidando com ela. Com acompanhamento de uma psicanalista é possível compreender o que está lhe incomodando e o que lhe faz sentir que há algum tipo de manipulação. A partir da fala é possível compreender seus próprios comportamentos, para, então, entender como lidar com essa relação. É importante buscar tomar decisões e fazer suas próprias escolhas. A partir do processo de análise é possível se movimentar para isso.
Olá, respondendo a sua pergunta normalmente muitas pessoas que se encontram em relações tóxicas não conseguem enxergar a realidade dessa dimensão, oriento você a observar os picos de mudanças do seu parceiro (a) e avalie suas emoções com bases em experiências reais do cotidiano, racionalizar atitudes requer domínio mental e autoconhecimento; Posso ajudar como psicólogo sendo seu mapa, te orientando e dando suporte que você precisar para ser olhar no espelho da vida!
Olá. A manipulação ocorre, muitas vezes, quando alguém aproveita de palavras, expressões ou até mesmo simulação de emoções para influir uma outra pessoa de maneira consciente, com o intuito de obter algo em benefício próprio ou de outrem. Existem situações em que a manipulação está de uma tal forma que há uma distorção da realidade, forçando a pessoa influenciada a questionar o seu próprio julgamento e intuição. São essas situações que tendem a estar relacionadas com relacionamentos abusivos, como os outros colegas apontaram. Mas, nem todas as situações de suposta manipulação ocorrem dessa forma e, por conta disso, torna extremamente necessária a busca por acompanhamento psicológico, visando avaliação singular das suas percepções e sentimentos relacionados ao relacionamento no qual há essa suspeita.
Olá, primeiramente parabéns pela coragem de procurar entender mais sobre isso. Existem muitas coisas que possam ajudar a identificar se você está em um relacionamento abusivo, vou elencar 4 tópicos para você.

1. Controlar as ações e as decisões de você: o parceiro pode controlar as suas ações, isolando você dos amigos e familiares e limitando sua liberdade.

2. Humilhação e desrespeito: o parceiro pode humilhar e desrespeitar você, usando palavras ofensivas ou fazendo comentários negativos sobre você.

3. Ameaças e violência: o parceiro pode ameaçar você com violência física ou psicológica, e até mesmo usar violência contra você.

4. Medo: você pode sentir medo constante do parceiro e pode se sentir ameaçado ou inseguro no relacionamento.
É essencial que você procure ajuda de pessoas que você possa confiar e psicoterapia para que possa receber ajuda.
Converse com um psicólogo especializado. Deixe que ele avalie e te fale. Mas não se sinta sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Uma forma rápida é avaliar se os comportamentos dela são coerentes com os discursos. Havendo discrepância, confie mais no que a pessoa faz do que diz. E tire suas conclusões por aí.
Muitos fatores podem ser indicadores desse tipo de relacionamento. Fundamentalmente, você deve prestar atenção a uma característica: você nunca faz exatamente o que deseja. Você nunca pode se opor aos desejos da outra pessoa, porque nesse caso você teria consequências, ou você deixa de fazer o que quer porque sente pena ou porque fica angustiado. Seu próprio desejo é um bom indicador do que está acontecendo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!