Como saber se o filho (a) tem altas habilidades?

23 respostas
Como saber se o filho (a) tem altas habilidades?
Você pode procurar um psicólogo especialista em Neuropsicologia. Ele vai realizar uma bateria de testes padronizados para avaliar funções cognitivas. Ao final vc recebera um laudo, com o resultado de cada testes com interpretação dos resultados e conclusão da investigação neuropsicologica.

Olá! Existem testes psicológicos para fazer esta avaliação, que podem ser feitos por psicólogos ou se você quiser algo mais especializado, leve-o a um neuropsicólogo que irá te passar testes mais detalhados. Mas geralmente os primeiros a perceber essa diferença de habilidades da criança com relação às habilidades normais esperadas para a idade dele são os professores, psicólogos ou psicopedagogos do colégio. Na dúvida, converse com estes profissionais.

Espero ter ajudado

Estou à disposição!
Uma avaliação psicológica ou neuropsicológica pode avaliar as habilidades do seu filho. As funções motoras e cognitivas, como atenção, memória, linguagem, aprendizagem, raciocínio, habilidades sociais, etc... A avaliação neuropsicológica investiga profundamente esses aspectos através dos testes psicológicos. São feitas várias sessões onde o comportamento dele será avaliado também.
As habilidades de nível intelectual podem ser avaliadas por testes Psicológicos com Psicólogos adequados.
São realizados testes de nível cognitivo e emocional para tanto.
Obrigada pela confiança.
Boa tarde, os psicológicos dispõe de vários instrumentos para realização de testes que são passíveis de tal avaliação. São os tão famosos “testes psicológicos”. Durante as consultas é importante entender a dinâmica da criança, entender seus aspectos preponderantes frente a vida e seus estressores, e por último fazer o uso dos instrumentos que servem para avaliar diversos aspectos, sejam eles emocionais, neuropsicólogicos, e até mesmo físicos. Pela sua pergunta, entendo que uma de suas preocupações é verificar a medição do quociente intelectual, o “QI”, e isso pode ser feito normalmente pelo psicólogo. Procure um bom profissional. Boa sorte!
Você deve procurar um psicólogo para fazer esse tipo de avaliação.Essa avaliação é feita através de testes psicológicos e observações dentro das sessões.
E, se for constatado que realmente seu filho tem altas habilidades, aconselho acompanhamento psicológico para ele e vocês pais para aprenderem a lidar da melhor forma com isso.
Espero ter ajudado!
Olá, boa tarde! Para ter essa informação, você pode procurar um psicólogo, que fará uma avaliação no seu filho, através de testes psicológicos. Caso queira um exame mais especializado, procure um neuropsicólogo. Se for comprovado que ele tem altas habilidades, indico um acompanhamento psicológico, para que a família e o seu filho lidem com essa novidade da melhor forma possível.
Boa noite! Procure um Psicólogo ou Neuropsicólogo , especializados em Avaliação Psicológica.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Existem psicólogos especializados nesta área. As avaliações são feitas através de testes psicológicos, sessões e análise dos dados, onde se obterá um laudo.
Recomendo a realização de testagem de habilidades cognitivas para aferir as habilidade por áreas para identificar de forma especifica os scores superiores para potencializa-los na organização diária e scores inferiores para estimular, elevando assim o QIT (QI TOTAL). A avaliação mais recomendada para crianças de 6 a 16 anos a escala WISC IV realizada exclusivamente por psicólogos.
Para obter esta resposta é importante que se tenha em mente em que nível gostaria de comprovar tais habilidades? Intelectual? Há avaliações psicológicas realizadas por Psicólogos para confirmar sua resposta, neurologistas e profissionais da saúde que poderá ser identificados em sessões.
Geralmente quando a criança tem alta habilidade, alguns sinais podem ser percebido pelos pais ou professores já no inicio da primeira infancia. Porém somente a avaliação psicológica com a utilização de testes específicos ( exclusivos do psicologo) poderá trazer um diagnóstico mais conclusivo.
Caso seja positivo, é de extrema importância a continuidade da terapia para a criança e para os pais, pois ambos precisam estar preparados para lidar com situações relacionadas ao diagnostico.
Espero ter ajudado. Grande abraço!
Prezada (o),
Espero que se encontre bem!

A avaliação de altas habilidades deve ser feita preferencialmente por um neuropsicólogo. Testes de inteligência padronizados deverão ser usados, sendo pelo menos um padrão ouro para a faixa etária em questão (SON-R; WISC-IV, WAIS). Todavia, algo um tanto negligenciado, é a análise da funcionalidade da pessoa, incluindo notas, relações interpessoais, padrão de interesses, etc. Isso também é fundamental para a caracterização adequada de altas habilidades.
Cordial abraço!
Bom dia, para medir o grau da inteligencia e alta capacidade de aprendizados existem testes que podem mensurar esse grau, as pessoas mais indicadas para fazer isso são os neuropsicólogos/as que podem aplicar os testes e medir o grau de inteligencia, e os psicopedagogos/as que podem avaliar a capacidade de aprendizado e relacionais.
Primeiro procurar um profissional da área de psicologia infantil ou um Neuropsicólogo. Bom também é dar autonomia a essa criança para que ela possa se desenvolver de uma forma mais independente.
você deve levá-lo a um neuropsicólogo para fazer uma avaliação. O neuropsicólogo utilizará uma bateria de testes neuropsicológicos para se chegar a uma conclusão. Em caso de altas habilidades, é bom atentar para que não foque somente nas potencialidades, mas sim nas dificuldades tbm, para que se possa fazer uma intervenção adequada, muitas vezes a criança tem altas habilidades em alguma área especifica, porém tem prejuízos em outras áreas, por isso a importância da avaliação como um todo. A avaliação deve contemplar todos os aspectos do do seu desenvolvimento.
Olá, o melhor profissional para realizar esta avaliação é o neuropsicólogo, pois o mesmo é capacitado para aplicar uma série de testes, atividades e observações comportamentais, emocionais e sociais, com a finalidade de construir uma avaliação que abrange o aspecto cognitivo, social e afetivo. Este processo requer a frequência entre 6 a 10 sessões para avaliação de altas habilidades.
Para avaliar superdotação deve-se realizar avaliação neuropsicólogica.
Olá. Apenas por avaliação feita por neuropsicólogos é possível. Existem testes para avaliar altas habilidades feitos por profissionais capacitados. Atenciosamente.
Uma avaliação com um Neuropsicólogo (Psicólogo especialista em Neuropsicologia). Receberá as respostas que está buscando.
Através de uma avaliação neuropsicológica. A pessoa com altas habilidades além de um QI alto costuma ter outras habilidades atreladas e também podem apresentar algumas dificuldades. A avaliação ajuda muito.
Olá! Fazendo uma avaliação com um/a neuropsicólogo/a. Um abraço!
A melhor maneira de saber se o seu filho tem altas habilidades é observando seu desenvolvimento e procurando sinais de que ele está se destacando em relação a outras crianças da mesma idade. Alguns sinais podem incluir: aprendizado rápido, interesse em tópicos complexos, capacidade de pensar de forma criativa, capacidade de resolver problemas complexos, capacidade de se concentrar por longos períodos de tempo, capacidade de se expressar de forma clara e articulada, e habilidades de liderança. Se você notar algum destes sinais, é importante procurar ajuda profissional para avaliar se o seu filho tem altas habilidades.