Olá, eu tenho 18 anos já terminei a escola, mas desde pequena tenho problemas com aprendizado, gostaria

23 respostas
Olá, eu tenho 18 anos já terminei a escola, mas desde pequena tenho problemas com aprendizado, gostaria de saber se o teste de inteligência pode me ajudar a descobrir o que eu tenho?
Podem existir outras dificuldades causando seu prejuízo, que não necessariamente o quesito inteligência. Penso que podes tentar não se preocupar tanto com sua inteligência , e sim submeter-se a um psicodiagnóstico, a fim de eliminar hipóteses clínicas que possam estar contribuindo para seu limite de aprendizagem. Depois disso, vai-se eliminando provabilidades.

Olá! Existem alguns testes de inteligência disponíveis, alguns deles separam a pontuação por "habilidades" o que poderia apontar para alguma dificuldade especifica.
Entretanto, é mais importante entender quais as suas questões com a aprendizagem (podem ser muitas diferentes. Cognitivas, emocionais, circunstanciais, etc.) do que conseguir um número que diga qual o seu coeficiente de inteligência.
Procurar um psicopedagogo pode ser interessante!
Att,
Mayra
Olá boa tarde! Vc pode fazer uma avaliação neuropsicológica q irá avaliar todas as suas funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, funções executivas além da inteligência e a partir daí vc terá o seu perfil cognitivo com seus pontos fortes e fracos e até se for o caso a identificação de algum tipo de transtorno.
Abraços
Olá!

A dificuldade de aprendizagem pode ser originada de diversos fatores, por isso, o ideal é procurar um profissional de psicologia para ajudá-lo a investigar o que está acontecendo.
Existem diversas formas de investigar, inclusive testes para avaliar essa dificuldade.
Com a ajuda de um psicólogo você poderá entender e cuidar do que está acontecendo. Abraço
Olá!
Sugiro que você faça uma avaliação neuropsicológica. Existam bateria de teste validados padrão ouro, que são utilizados para avaliar as funções cognitivas ( dificuldades e habilidades da pessoa). Esses testes avaliam também o seu Q.l
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/ Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família.
Prezada!
As baterias neuropsicologicas são as ferramentas básicas para investigar quais funções estão preservadas ou não. Por isso será necessário fazê-la independente do grau da inteligência, que também sairá o se QI. trata-se de uma Avaliação consistente e fidedigna autorizadas pelo Conselho Federal de Psicologia. Procure por uma indicação na área. E também será avaliada por uma equipe multidisciplinar para acompanhar o caso, se necessário for a demanda.
Atenciosamente.
Neuropsicóloga
Ola! O ideal seria vc procurar um Neuropsicólogo, que é o profissional mais habilitado para fazer essa investigação. Posteriormente será feita indicacao de um tratamento adequado ao caso, se for necessário. Att, Sandra Romão (Neuropsicologa)
Olá, tudo bem? Os problemas de aprendizagem geralmente são causados por diversas variáveis. É preciso ser analisado com cuidado para você não ser "patologizada" desnecessariamente. Muitas vezes acreditamos que temos algum "problema" de inteligência, como uma "doença", quando na verdade o problema de aprendizado se deve a fatores externos. Para tanto, seria necessário algumas sessões de psicoterapia, onde o psicólogo poderá te ajudar a analisar as variáveis controladoras do seu comportamento e verificar quais são os fatores que estão impedindo seu aprendizado. São exemplos de possíveis causas: fatores externos, presentes no momento do estudo; maneira de estudar; depressão; ansiedade etc.
Olá! o Teste de inteligência por si só não vai indicar muita coisa; ao contrário, poderá limitar a análise. Hoje, o conceito de inteligência é muito abrangente. O ideal seria fazer uma avaliação neuropsicológica, que avalia uma enormidade de fatores, te dando uma dimensão mais abrangente, que poderá contribuir de forma mais específica, caso haja algum fator limitante para seu aprendizado. Boa sorte!
Olá! Não necessariamente o teste de inteligencia, irá identificar a causa de sua dificuldade em aprendizagem. Com viés de teste, seriam necessários serem feitos outros, para que o profissional chegasse á uma conclusão mais assertiva, porém, isso não quer dizer que seu caso, seja um caso que precise de testes. O mais indicado é que você procure um profissional, psicólogo e/ou psicopedagogo para uma avaliação do seu caso.
Não se fixe no teste de inteligencia, ele é só mais uma das ferramentas que podem ou não serem utilizadas, o profissional que vai lhe dizer se existe essa necessidade, ou não.
Podem existir outros motivos que estejam causando dificuldades e prejuízo, que não necessariamente, sejam relacionados à inteligência.
Olá, o teste de inteligência sozinho não te da diagnóstico. As dificuldades podem vir tanto de causas emocional quanto neurológica. O profissional que pode diagnosticar da melhor maneira é o psicólogo especializado em Psicopedagogia. Se precisar de mais informações estou a disposição!!
Boa sorte !!
Ola! Penso que o teste de inteligência poderá confundi-la um tanto mais. Como mencionado acima, busque por um neurologista para uma avaliação das possibilidades físicas e essas descartadas, procure por um psicanalista/psicólogo para uma avaliação de causas emocionais, e procure se reconhecer através de sessões de análise. Você descobrirá uma nova pessoa que mora em você! Todos somos inteligentes de alguma forma!
Nossa eu imagino que não tenha sido nada fácil para você até aqui... não se acanhe em procurar ajuda, pois a dificuldade em aprender tem muitos fatores que não são fisiológicos e podem ser manejados clinicamente. Procure um psicólogo ou até mesmo um psicopedagogo.

Olá.
É necessário fazer uma avaliação para entender quais dificuldades... E possivelmente uma avaliação com um neuropsicólogo, que certamente fará diferentes testes, inclusive de inteligência.
Espero te ajudado.
Estou a disposição!
Bom dia é importante se conhecer melhor sempre, não somente com que grau de inteligencia eu tenho mas com um conjunto de abilidades que permitem realizar seus objetivos de vida, portanto considero que a psicoterapia pode te ajudar enormemente a se conhecer melhor e estimular a desenvolver todas suas abilidades que te permitem estar no mundo realizada e feliz, contudo que situações adversas poderam existir. Procure um psicologo.
Uma avaliação psicológica vai lhe ajudar
O importante é descobrir o que esta dificultando esse processo de aprendizagem, no caso não seria apenas um teste e sim uma avaliação.
Neste caso acho que a avaliação Neuropsicológica é mais indicada pois vamos obter dados que nos permitiram perceber o funcionamento cognitivo e onde estão suas maiores dificuldades.
Olá, no seu caso não indico avaliação de inteligência e sim uma avaliação neurológica para investigar suas funções cognitivas global e assim você terá um entendimento minucioso de suas dificuldades e caso possua, será identificado algum tipo de transtorno de aprendizagem.
Você já terminou o segundo ciclo com 18 anos. Então você não deve ter repetido nenhum ano escolar. Será que você tem dificuldades de aprendizado ou é sua postura diante dos estudos? Tente novas técnicas de aprendizagem, talvez uma psicopedagoga pode lher ajudar neste sentido. E também verifique se você não se distrai e não foca o tempo necessário para que haja uma verdadeira aprendizagem. As dificuldades nos estudos, como disseram outros especialistas, tem várias causas. Será interessante verificá-las, mas acho principalmente que sua postura e sua auto-imagem devem ser modificadas. Desta forma também o psicólogo pode ajudá-la a se conhecer melhor e não ficar atribuindo suas dificuldades à falta de inteligência, como provavelmente alguem já deve lhe ter insinuado.
Procure um neuropsicologo para fazer uma avaliação neuropsicológica. Serão feitos vários testes e escalas para entender sua dificuldade que pode ser de multiplas origens. abraço
Olá! Procure um neuropsicólogo para avaliação. Um abraço
Sim, entre outros. Mas veja o teste como uma ferramenta da psicologia, um meio para um fim. Os testes nos trazem uma quantidade, ou qualidade de algumas informações sobre a gente. Porém, é NA CLÍNICA que essas informações serão contextualizadas e você poderá se beneficiar delas. Esse problema com aprendizado pode não ter a ver com inteligência, por exemplo. Marque a primeira consulta e conversaremos melhor.
O teste de inteligência pode compor uma avaliação mais abragente, nenhuma avaliação leva em consideração apenas um teste. Minha orientação é procurar um profissional habilitado para a avaliação. Abraço