Avaliação da inteligência - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em avaliação da inteligência

Encontre um especialista em Avaliação da inteligência na sua cidade:

Perguntas sobre Avaliação da inteligência

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Avaliação da inteligência

 Magali Carmelo
Magali Carmelo
Psicólogo
Santo André, SP
Boa tarde, os psicológicos dispõe de vários instrumentos para realização de testes que são passíveis de tal avaliação. São os tão famosos “testes psicológicos”. Durante as consultas é importante…
7 respostas

Ola! O ideal seria vc procurar um Neuropsicólogo, que é o profissional mais habilitado para fazer essa investigação. Posteriormente será feita indicacao de um tratamento adequado ao caso, se…
8 respostas

Especialistas falam sobre Avaliação da inteligência

A avaliação de inteligência serve para verificar se o indivíduo tem a capacidade intelectual dentro da média esperada, abaixo (deficiência intelectual) ou acima da média (altas habilidades ou "superdotado"). Através da aplicação de uma densa bateria de testes e de uma escala de funcionalidade (entender o que a pessoa é capaz ou não de fazer no dia a dia) é possível identificar o QI (quociente intelectual) e suas habilidades no dia a dia.

Sandra Mara Comper

Psicólogo

Balneário Camboriú


"Análise da Inteligência" A inteligência pode ser definida como “habilidade cognitiva que atravessa todas as tarefas e por habilidades específicas que dão suporte a tarefas intelectuais particulares” (Spearman, 1904). Em outros termos, é a capacidade de resolução dos mais diversos problemas, utilizando-se de recursos cognitivos adquiridos no decorrer do desenvolvimento. A análise da inteligência é feita a partir da utilização de escalas padronizadas (testes) e observação clínica. O analisado é submetido a diversas tarefas de resolução de problemas, sendo estes resultados confrontados com o seu estilo de vida, levando em conta os aspectos emocionais e ideacionais.

A Neuropsicologia é a área da psicologia e das neurociências que estuda as relações entre o sistema nervoso central, o funcionamento cognitivo e comportamento. A Avaliação Neuropsicológica possibilita o raciocínio de hipóteses diagnosticas, identifica o tipo e a extensão da alteração cognitiva, discrimina funções cognitivas preservadas e comprometidas, a presença de alteração comportamental e do humor, e como o impacto que as mesmas têm em atividades da vida diária, ocupacional, social e pessoal. Diversos transtornos podem ser avaliados juntos da Neuropsicologia: TDAH, AVC, epilepsias, cefaleia, dislexia, Alzheimer e demências, autismo, danos a partir do de substancias...

Tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas.

Blanda Kuhn

Psicólogo

Curitiba


Para avaliação da inteligência infantil utilizo a Teste Escala Weschsler de inteligência para crianças – WISC IV, é um instrumento clínico que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas.

Neiva Andrade

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Avaliação da inteligência?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.