Como usar a atenção plena para controlar a raiva ?

3 respostas
Como usar a atenção plena para controlar a raiva ?
 Ana Gloscof
Psicólogo
São Paulo
A atenção plena é uma ferramenta muito eficaz no manejo da raiva. Quando praticamos mindfulness, treinamos a capacidade de perceber o que estamos sentindo no momento em que a emoção surge — sem julgamento, com curiosidade e presença.

Ao invés de reagir automaticamente à raiva, conseguimos dar um ‘passo para trás’, observar o que está acontecendo no corpo (como tensão, batimentos acelerados) e na mente (pensamentos impulsivos), e escolher uma resposta mais consciente.

Isso não significa ‘reprimir’ a raiva, mas sim reconhecê-la com clareza, dar espaço para ela passar e, então, agir de forma mais equilibrada. Com prática, vamos ganhando mais autonomia emocional e reduzindo atitudes impulsivas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Luciene Cremonese Salomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A Raiva é uma emoção reativa, existem técnicas de mindfulness, que trabalham no sistema límbico responsável pelas emoções. Além disso, a prática de Atenção Plena, trabalha a sua percepção de si no momento presente, assim, você aprende a perceber quando está sentindo raiva e agir sobre ela, controlando portanto suas ações. Espero ter ajudado!
Na TCC, não usamos a atenção plena (mindfulness) para "controlar" a raiva no sentido de suprimi-la, mas sim para mudar sua relação com ela. A prática te treina a perceber os primeiros sinais físicos da raiva surgindo no seu corpo — o calor, a tensão nos ombros, o coração acelerando — e a observar esses sinais sem julgamento e, principalmente, sem reagir no automático.

Ao fazer isso, você cria uma pausa fundamental. Em vez de ser sequestrado pela emoção e explodir, o mindfulness te dá um espaço entre o gatilho e a sua resposta. Nesse espaço, você se torna um observador da sua raiva, e não um refém dela. É nessa pausa que você recupera o poder de escolher como agir de forma mais funcional e menos impulsiva.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.