Conheci uma pessoa espetacular a uns meses atrás, gosto demais dela, uma pessoa incrível, me trata b

20 respostas
Conheci uma pessoa espetacular a uns meses atrás, gosto demais dela, uma pessoa incrível, me trata bem, gosta de mim e quando estamos junto me sinto o cara mais feliz de todos mas minha mente tenta me convencer de que não gosto dela ou que não vamos dar certo, pondo inseguranças sem sentido e coisas que não existem...

isso nunca me ocorreu pois se trata da primeira vez que estou tendo algo mais sério com alguém ! desde já agradeço muito !!!
Dr. Ségismar Bergasse
Psicanalista, Sexólogo, Psicólogo
Brasília
Você percebe que você já sabe muito sobre você.
Fiquei com essa impressão. Pois na medida em que vai falando me parece que você entendendo um pouco do que pode estar acontecendo contigo.
Como você disse, nunca viveu isso antes, talvez porque você não tinga o hábito de levar relacionamentos a sério. Agora que você está com uma pessoa que está gostando, que demonstra estar gostando de você, pode ser que você esteja com medo e inseguro de investir em algo que pode dar certo.
Parece que isso fala muito mais de inseguranças que você possa ter quanto relacionamento sério.

Mas saiba, relacionar-se pode envolver perdas, mas também pode haver ganhos. Ganhos esses que já está percebendo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Renata Ribeiro Montenegro
Psicólogo
Fortaleza
Olá. Que bom que conheceu uma pessoa incrível! No entanto, vejo que o fato de estar tendo algo mais sério, algo novo na sua vida, pode despertar inseguranças, pois, apesar de estar muito feliz com a pessoa, as relações são construídas pouco a pouco, e não temos garantia quando se trata de futuro. Assim, apesar de você identificar essas sensações como "inseguranças sem sentido", parece que isso aponta um desconforto desse lugar novo, de ter algo mais sério com alguém. Seria interessante investigar como você enxerga essas relações "mais sérias" e o que você deseja nesse campo afetivo-sexual, de modo que consiga lidar melhor com esses conflitos internos que surgem e eventuais dificuldades da relação. Vejo que esse momento pode ser uma boa oportunidade para você buscar psicoterapia e aprofundar seu autoconhecimento. Se tiver alguma dúvida ou interesse em iniciar seu processo, estou à disposição.
Olá, boa noite. Sinto muito por isso. Como já falaram, seria bom se você procurasse um psicólogo para acompanhamento. Poderia te ajudar bastante a entender o que está acontecendo, trabalhar essas inseguranças que forem surgindo e entender como lidar com essa situação. Boa sorte e qualquer coisa, estou à disposição. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Ricardo C. Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
Oi como vai? Seria interessante compreender os motivos de tamanha desconfiança ou receio de estar com ela. Como foram suas experiências anteriores? Será que tem alguns padrões se repetindo? Toda relação precisa ser pautada por muito diálogo, lealdade aos acordos e transparência nas atitudes. Se está faltando algum destes pilares, a relação fica abalada de algum modo. Se você achar que seja o caso, proponha a ela uma terapia de casal, para que ela possa te ouvir sobre estas questões que te aturdem e a relação prosperar de algum modo. Ou então, se for o caso, invista em você! Na sua terapia individual e veja quais são seus desejos sobre este relacionamento, quais seus impulsos imediatos e, seguindo este caminho, começará a achar respostas que podem não estar sendo vistas agora. Qualquer coisa estou à disposição tanto para a psicoterapia individual quanto para a de casal. Abraço
 Meire Santos
Psicólogo
São Paulo
Que bom que consegue identificar que esses pensamentos são "sem sentido" mas ele tem um sentido oculto para você e para que isso possa tornar-se claro e não mais trazer prejuízos a sua vida afetiva é importante investir em autoconhecimento através da psicoterapia!
 Laissa Sobrinho
Psicólogo
Caxias Do Sul
Olá, por ser a primeira experiência séria na sua vida, a insegurança pode estar gerando todos esses conflitos. Te oriento procurar uma terapia e levar essas questões para serem analisadas e dentro do seu tempo elaboradas, pois só assim eu consigo ver possibilidades de ajudá-lo, orientando que busque um profissional o quanto antes, pois esses conflitos devem estar te deixando bastante exausto.
Espero que consiga o quanto antes iniciar.

Abraço.
 Graceh Caroline
Psicólogo
Niterói
Boa noite!!! O processo de autoconhecimento através do tratamento psicológico vai te ajudar muito a entender todo esse movimento e todo esse sentimento nesta relação amorosa. Um abraço.
Dra. Stéphanie Corrêa
Psicólogo
Belém
Olá! Sugiro que você procure ajuda psicológica para compreender não só o que está se passando nesse momento presente, mas também que outros contextos da sua vida podem ter favorecido essa insegura. Independente dos motivos que estão te levando a pensar desse jeito, mesmo que para você "pareça sem sentido", não os ignore e busque ajuda profissional. Com certeza a psicoterapia vai te auxiliar a compreender esses pensamentos e principalmente a lidar com eles de forma que você tenha uma vida saudável e consiga enfrentar as adversidades desse momento. Me encontro a disposição caso você tenha interesse.
Olá! A nossa mente pode ser sabotadora... criando pensamentos devido aos nossos medos, inseguranças e preocupações. Nem sempre esses pensamentos são verdadeiros. Questione-os, trazendo seus pensamentos para a razão. Procure um psicólogo para ajudar a se conhecer, compreender seus medos que podem impedir de ser feliz.
 Rodrigo Drumond de Andrade
Psicólogo
Belo Horizonte
É interessante buscar entender essas inseguranças e qual a função elas estão tendo na sua vida hoje. Questionar essas inseguranças e o que elas podem estar te trazendo, pode ser importante para que elas não impeçam você de dar continuidade em suas relações. Um processo de Psicoterapia irá ajudá-lo nesse sentido.
Acredito que já tenha respondido sua dúvida. Insegurança. Sugiro procurar ajuda de um psicólogo para lhe ajudar a entender
 Haylana Pinheiro Lôbo
Psicólogo
Ji-Paraná
É comum que, em relacionamentos mais sérios, surjam dúvidas e inseguranças sobre a compatibilidade e o futuro da relação. Porém, quando esses pensamentos se tornam recorrentes e excessivos, podem ser um sinal de ansiedade e insegurança emocional. É importante lembrar que nossos pensamentos nem sempre refletem a realidade e que a mente pode nos pregar peças, especialmente quando estamos diante de algo novo e desconhecido.

Nesse sentido, é importante que você tente identificar quais são os gatilhos que desencadeiam esses pensamentos negativos e trabalhar neles, seja através da terapia, meditação ou outras práticas que ajudem a acalmar a mente e a desenvolver a autoconfiança. Além disso, é fundamental que você converse com sua parceira sobre suas inseguranças e busque construir um relacionamento baseado na confiança e no diálogo aberto.

Lembre-se que relacionamentos são construídos aos poucos e exigem paciência, respeito e dedicação. Não se cobre tanto e permita-se vivenciar essa experiência com tranquilidade e serenidade, sem se deixar levar pelos pensamentos negativos que podem sabotar a relação.
 Bruna Richter
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Entendi, pelo que você descreve, que sua experiência aponta para uma direção, enquanto seus pensamentos indicam o sentido oposto. Se junto a ela se sente feliz, ao refletir sobre isso surgem ponderações que te advertem. Isso é bem interessante, pois como você traz que esse é seu primeiro vínculo amoroso mais significativo, pode ser que esteja experimentando uma certa sensação de vulnerabilidade ou desconforto. E, desse modo, o receio do aprofundamento da conexão poderia fazer com que surgissem essas ideias catastróficas. Seria como uma resistência a gerar intimidade com vínculos mais profundos. Caso isso lhe traga sofrimento, talvez fosse interessante iniciar um processo terapêutico com um profissional, para que este lhe ajude a elaborar essa questão. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
Entendo que isso possa ser confuso e angustiante. É normal ter dúvidas e inseguranças em um relacionamento novo, especialmente quando é algo sério pela primeira vez. Na terapia cognitivo-comportamental, podemos trabalhar juntos para identificar e desafiar esses pensamentos negativos, substituindo-os por pensamentos mais realistas e construtivos. Lembre-se de que é normal ter medo do desconhecido, mas se você se sente genuinamente feliz quando está com essa pessoa, isso é um bom sinal. Estou aqui para ajudar você a navegar por esses sentimentos e fortalecer seu relacionamento.
Pelo o que parece, você tem um certo receio, medo em se relacionar. Por ser a primeira vez que está em um relacionamento, essa questão até então era inédita para você. Sempre gosto de recomendar filmes, para este tema indico o filme "Um dia" (2011), onde trata justamente deste assunto. Veja se faz ou não sentido para você, se você se identifica com os pontos abordados no filme. O ideal é procurar um psicólogo e entender melhor como tudo isso está funcionando para você. Descobrir as raízes desta questão é um primeiro passo para buscar uma solução.
 Andressa Tanan de Jesus
Psicólogo
São Paulo
Olá! Nossa mente frequentemente nos prega peças, contando histórias, oferecendo justificativas e tentando resolver problemas. Se nossa mente não tivesse evoluído dessa maneira, não estaríamos aqui hoje. Essa forma de agir é uma questão de sobrevivência: o que antes visava proteger-nos de animais selvagens, agora pode se manifestar na forma de desafios como um chefe exigente, provas ou até mesmo a presença de alguém especial em nossas vidas. Agradeça à sua mente por seu esforço em protegê-lo e busque viver uma vida com propósito, começando por construir relacionamentos que estejam alinhados com seus valores. Um abraço!
É natural sentir inseguranças e dúvidas, especialmente em seu primeiro relacionamento sério. O que você descreve pode ser resultado de ansiedade relacional, uma situação em que sua mente questiona e cria cenários negativos mesmo quando tudo está indo bem. Isso não significa que algo está errado com você ou com o relacionamento, mas sim que suas emoções e pensamentos estão tentando processar essa experiência nova. Essa pode ser uma ótima oportunidade para se entender melhor. Se essas dúvidas e pensamentos persistirem ou começarem a afetar sua qualidade de vida, conversar com um psicólogo pode ajudar a explorar esses sentimentos e fortalecer sua confiança.
Olá! Recomendo buscar atendimento em psicoterapia, pensando que você poderá falar mais sobre o que sente e pensa, ter um espaço teu com alguém que irá te proporcionar uma escuta qualificada e direcionamento adequado. Qualquer resposta que possam te dar aqui será generalista e superficial. Existem muitas questões inconscientes que estão surgindo à tona agora com esse relacionamento e que estão diretamente ligadas a sua história de vida. Recomendo um psicólogo de orientação analítica / psicanalista, que irá, juntamente contigo, traduzir esses conflitos e inseguranças. Fico à disposição. Abraços.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

Parece que você encontrou alguém especial e está vivendo algo novo e significativo, mas sua mente, em vez de simplesmente permitir que você aproveite, começa a lançar dúvidas e inseguranças, como se estivesse tentando sabotar a felicidade. Isso pode ser confuso e até frustrante, especialmente porque você reconhece que essas inseguranças não têm fundamento real.

O que você descreve pode estar relacionado ao medo do desconhecido. Quando entramos em uma nova experiência – como um relacionamento sério pela primeira vez –, o cérebro, por proteção, tenta prever riscos e evitar possíveis dores. Essa hiperatenção aos "e se..." pode estar ativando um sistema de alerta desnecessário, como se sua mente tentasse garantir que nada vai dar errado, mas, ao fazer isso, acaba gerando um conflito interno.

A neurociência explica que essa reação pode estar ligada ao funcionamento do córtex pré-frontal, responsável pelo pensamento racional, em contraste com a amígdala, que gerencia emoções e medos. Quando uma experiência nova surge, o cérebro pode interpretar isso como um risco e exagerar na análise de possíveis ameaças. O problema é que, quanto mais atenção damos a esses pensamentos, mais eles se reforçam, tornando difícil confiar no que sentimos de verdade.

O que aconteceria se você apenas aceitasse que sentir dúvidas faz parte da novidade, sem tentar eliminá-las à força? Como seria se, em vez de buscar certezas absolutas, você se permitisse viver o presente e conhecer essa relação no ritmo certo? Será que sua mente está confundindo proteção com autoproteção excessiva? Essas perguntas podem te ajudar a entender melhor esse movimento interno.

Esse pode ser um momento importante para explorar suas emoções e aprender mais sobre como construir relações saudáveis sem deixar que o medo guie suas decisões. Caso precise, estou à disposição.
Dra. Carolaine Siqueira
Psicólogo
São José do Rio Preto
Olá!

O que você está vivendo é mais comum do que parece principalmente quando se trata de um vínculo afetivo que desperta algo novo em você. Na Terapia Sistêmica, olhamos para como suas experiências anteriores, sua história familiar e os modelos de relacionamento que você teve contato influenciam a forma como você se envolve emocionalmente.

Muitas vezes, quando um relacionamento tem potencial de aprofundamento e conexão real, ele também pode ativar medos antigos, inseguranças aprendidas e dúvidas internas que não têm a ver diretamente com a outra pessoa, mas com o que essa experiência desperta em você.

É possível que esse desconforto venha de um sistema interno tentando manter o controle ou evitar algo que, no passado, tenha sido doloroso. Entender esses padrões e como eles se repetem ou se manifestam é um passo importante para construir relações mais conscientes e seguras.

Vamos conversar mais sobre isso? Agende uma sessão comigo. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.