Consumo de álcool 2x ao mês (+/-500ml) pode causar resistência ao antidepressivo ?
8
respostas
Consumo de álcool 2x ao mês (+/-500ml) pode causar resistência ao antidepressivo ?
Não, não existe esse tipo de relação. Só é importqnte verificar se o antidepressivo que usa permite consumo de álcool.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Muito importante conversar com o médico que prescreveu a medicação e que te acompanha.
Converse com seu psiquiatra, ele vai te dizer se seu medicamento pode ser consumido com álcool.
Verifique com seu médico se o seu antidepressivo pode interagir com alcóol, pois não costuma existir essa interferência em termos de resistência. Importante pensar na sua análise/terapia o porquê dessa preocupação com uma quantidade tão pequena de alcóol, se há aí uma culpa por se divertir ou de onde vem esse receio de prejudicar o tratamento.
Olá! Apesar do álcool ser uma substância depressora do sistema nervoso central, em baixa dosagem e na frequência de duas vezes ao mês, não irá impactar no efeito do medicamento.
Olá! A quantidade de álcool em si, não é o grande problema, e sim o teor alcoólico da bebida e se faz interação com a medicação prescrita. Geralmente o álcool tende a potencializar os efeitos colaterais das medicações psicotrópicas, não sendo, portanto, aconselhável seu uso enquanto estiver fazendo o tratamento medicamentoso. Converse com seu psiquiatra para obter maiores informações sobre a interação de sua medicação com o álcool. Cabe ressaltar a importância de um acompanhamento psicoterapêutico nos casos de depressão ou ansiedade, (onde antidepressivos são usualmente utilizados como conduta terapêutica), pois este processo favorece a aquisição de recursos de enfrentamento, de habilidades socioemocionais e de estratégias para lidar com as situações do dia a dia. Espero ter ajudado. Sigo à disposição.
Olá! Com bases nos casos que tenho acompanhado em consultório, não recomendo o uso de álcool em conjunto com a utilização de qualquer medicação controlada. As consequências podem ser desastrosas e irreversíveis. Aproveito a oportunidade para ressaltar que o acompanhamento por parte de um psicólogo é essencial para a melhora de um quadro depressivo, pois na psicoterapia, o paciente aprende técnicas e ferramentas para lidar com a doença e ter mais qualidade de vida. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Mesmo que seu antidepressivo não aceite álcool ( a maioria) essa quantidade com essa frequência não fará mal algum mas não exagere! Rssssss
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Estava tomando desvenlafaxina , porém tive alguns sintomas de efeitos colaterais ,, é normal tomar desvnelafaxina na parte da manhã depois do café, e sentir moleza e tremor no corpo o dia todo ? E por quanto tempo pode tomar a desvenlafaxina ?
- Eu me sinto suficiente para mim, mas eu SEI que eu não sou o suficiente para outras pessoas próximas (pais e namorado). Como lidar com isso?
- Meu ex me deixou pro outra, começou a namorar no mesmo dia que terminou depois disso tô muito mal comigo mesma não tenho nem vontade de viver mais. Como posso superar isso?
- Bom fui ao psiquiatra e ele aumentou minha dose de bupropiona para 300mg quando será que vou sentir efeito, desde já agradeço
- O uso de fluoxetina pode estar relacionada a queda de cabelo?
- Sou tatuadora e tenho clientes com depressão e fazem uso de certos antidepressivos.E normalmente tenho que retocar as tatuagens feitas nesses clientes. Existe algo nessas químicas que ajudem a expulsar o pigmento?
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Boa noite, tenho depresso, ansiedade e transtorno bipolar leve, estou tomando clonazepan de manhã e de noite, ácido valproico e carbonato de lítio e mesmo assim estou tendo insônia, é normal? Devo buscar um especialista?
- Estou tomando agomelatina 25 mg a noite estou tendo muito náusea, Diarréia e sonolência no dia seguinte estou na primeira semana.
- Mãe 79 anos , tratamento de depressão . Médica passou Depakote, Rivotril e Quet. Sendo que apoia o uso desses medicamentos principalmente a noite , ela vem tendo queda , travamento das pernas e pressão baixa . . Pode ter relação com os remédios? Durante o dia anda com dificuldade, mas consegue ir bem…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1236 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.