criança de 6 anos para fazer avaliaçao neuropsicologica tem duraçao de quanto tempo e qual valor dessa avaliaçao?
Depende do paciente, cada paciente tem uma queixa, depende dos instrumentos que vamos utilizar para avaliar de como o paciente se comporta durante a avaliação, mas a média geral é de 7 a 12 sessões, podendo variar para mais ou menos!

Olá. Para uma avaliação neuropsicologica é solicitado a anamnese com os pais. Mediante as informações recebidas dos pais ou cuidadores da criança é possível prever os instrumentos a serem utilizados e a quantidade de sessões. Normalmente vai de 08 a 12 com a devolutiva que também é cobrada. Lembrando que a quantidade de sessões acima é uma estimativa. Em muitos casos há dificuldade de concluir a testagem porque a criança apresenta comprometimentosmais severos, aumentando o número de sessões. Mas normalmente é possível realizar nessa média pontuada. O primeiro passo é procurar o neuropsicologo (a) e esclarecer a queixa. Na primeira sessão já é informado todo procedimento. Abraços

Sim. Pode fazer! Uma avaliação neuropsicológica pode durar entre 5 a 8 sessões. Na avaliação são realizadas entrevistas com os pais para descrição da queixa, anamnese para se conhecer a história pregressa da criança, aplicação de escalas diversas com base no protocolo investigativo e testes psicológicos. Geralmente a sessão dura em torno de 50min, mas tudo isso é negociado com entre o psicólogo é a família.

 Creuza M Salvaterra
Creuza M Salvaterra
Psicólogo
Ipatinga
A quantidade de sessões e valor vai depender do profissional e da região onde será realizada. Alguns profissionais fazem sessões de 30 minutos, outros de tempo maior e isso depende do tempo que criança consegue ficar dentro do consultório. Há profissionais que vão até a residência da criança e à escola, outros não. Dependerá também do que precisará ser investigado de acordo com a solicitação médica, se for o caso, ou se a demanda é da escola ou da própria família, essas informações serão colhidas na anamnese (primeira consulta) e norteará os próximos passos da avaliação. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.

O Neuropsicólogo é o especialista certo para fazer esta avaliação.
A quantidade de encontros pode variar de acordo com a demanda que a criança pode apresentar.
É realizado uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis e após a isso inicia-se o processo de observação comportamental.
Após a observação é iniciado o processo de testagem e uso de técnicas para entender o funcionamento emocional e cognitivo desta criança.
Realizado esse processo, é elaborado um LAUDO que será entregue e explicado para os pais, indicando as formas de tratamento (se identificado algo) e encaminhamentos se necessários.

 Viviane Cardoso
Viviane Cardoso
Psicólogo
Mogi das Cruzes
É interessante primeiramente realizar uma boa anamnese. Identificando se existe demanda para avaliação neuropsicologica. A duração varia entre 6 e 8 sessões.
Em relação a valores seria diretamente com o neuropsicologo.
Abraços

O Neuropsicologo, deve sim ser especialista para avaliar qualquer idade a partir de 2 anos e meio. Inicialmente e efetuado uma entrevista com os pais ou responsável para verificar a demanda. E muito variável quantas sessões poderá ser efetuada. Visto que cada criança tem seu ritmo próprio. Normalmente nesta idade varia de 5 a 8 sessões. O rastreio é importante com as escalas padronizadas, testes de acordo com a idade, teste verbal e não verbal para crianças abaixo de 5 anos. Este rastreio e efetuado com pais, professores, avós. Ou seja quem tenha convívio maior com a criança. Quanto ao valor e combinado no primeiro encontro com os pais. O valor não depende do tempo. Podendo ser varias sessões de uma hora, que também depende da criança ou menos tempo. O que vai determinar o tempo e a criança ( o ritmo dela).

 Kênia Marjori Cunha Dickow
Kênia Marjori Cunha Dickow
Psicólogo, Terapeuta complementar
Curitiba
Olá, sim uma criança de 6 anos pode fazer uma avaliação neuropsicológica. Qual seria o motivo? E seria importante fazer um primeiro atendimento para conversarmos sobre duração e o valor. Estou a disposição. Abraço.

Dra. Cirene Ayres Valadao
Dra. Cirene Ayres Valadao
Psicanalista, Psicólogo
Goiânia
Olá!
A sua criança de 6 anos pode sim, fazer a avaliação neuropsicológica. A primeira sessão é realizada com os pais, e posteriormente serão agendado mais 5 a 6 sessões, para aplicação dos testes que irão avaliar às funções cognitivas da criança. Em relação aos valores, é importante que você combine com o profissional que for atender o seu filho.
Uma abraço!
Atenciosamente,
Dra Cirene Valadão Psicóloga / Neuropsicóloga / Psicoterapeuta de Casal e Família

Especialistas em Avaliação Neuropsicológica

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Avaliação Neuropsicológica

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.