Demência alcoólica tem controle ou cura?

6 respostas
Demência alcoólica tem controle ou cura?
Olá, internauta! Algumas pessoas têm tendência a sofrer com danos cerebrais causados pelo consumo de álcool bem maior que a maioria da população. O mais importante para controle desses danos é suspensão imediata do consumo. Pode ser tentado uso de medicações, mas a maior parte dos danos infelizmente é irreversível. O que também é feito no acompanhamento é o tratamento de diversos sintomas relacionados ao quadro. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Ao contrário do que muitos pensam, o cérebro está em constante transformação e adaptação durante toda a vida, mesmo em situações de lesões. Esse é o conceito de neuroplasticidade. Os danos causados pelo consumo excessivo do álcool podem ser diminuídos ou estabilizados quando há a adoção de um estilo de vida saudável e feito o acompanhamento de um profissional de saúde qualificado na reabilitação neuropsicológica. A possibilidade de melhorar dependerá de uma série de fatores como o grau de demência do indivíduo, sua idade e engajamento nas intervenções de saúde. Espero ter ajudado.

O uso excessivo de álcool poderá causar a demência alcoólica, causando um dano as células nervosas do cérebro, assim quando essas são danificadas, varias capacidades e competências podem ser afetadas, como: dificuldade na aprendizagem de coisas novas, problemas de memória a curto prazo, alteração de personalidade, dificuldade no pensamento lógico, competências sociais, problemas de equilíbrio e ainda diminuição da iniciativa.
Na verdade, a continuidade desse comportamento, poderá se agravar, assim abster-se totalmente do consumo de álcool, adotar uma alimentação saudavel, excercicios ao ar livre, como uma caminhada e fazer Psicoterapia, ajudarão muito na melhora.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari

Sim, há controle na diminuição do consumo de álcool na avaliação neuropsicológica e acompanhamento médico psiquiatra e psicoterapia.

Força

Demência tem controle e não tem cura entretanto, precisa para se ter um laudo é necessário fazer uma avaliação neuropsicológica associado com neuroimagens para ter precisão e realizar um plano de ação medicamentoso, neurológico e estimulação cognitiva e outras condutas preventivas.

Olá, A demencia alcóolica é causada pelo uso excessivo e prolongado do alcool. Afeta normalmente a memória e capacidade de aprender coisas novas. Pode alterar a personalidade, comportamento e o equilibrio. O alcool pode afetar a absorção de vitaminas, como por exemplo a tiamina, que afeta os músculos, o coração e o cérebro. Essa doença chama-se sindrome de wernicke-korsakof e ocasiona confusão, apatia, dificuldade em andar , problemas oculares, perda de memória recente e confabulação. Pode haver uma melhora com a ingestão das vitaminas e abstenção do álcool. Alguns danos podem ser permanentes.

Especialistas

Maisa Homero

Maisa Homero

Psicólogo

Brasília

Eduardo Teixeira Martins de Oliveira

Eduardo Teixeira Martins de Oliveira

Psiquiatra

São Paulo

Alinne Aparecida Alves Matias Da Silveira

Alinne Aparecida Alves Matias Da Silveira

Psiquiatra

Fernandópolis

Alessandra Ricart Braz Macedo

Alessandra Ricart Braz Macedo

Neurologista

Brasília

Viviane Abreu

Viviane Abreu

Terapeuta ocupacional

São Paulo

José Hiroshi Taniguti

José Hiroshi Taniguti

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 84 perguntas sobre Demência

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.