Demência alcoólica tem controle ou cura?
5
respostas
Demência alcoólica tem controle ou cura?
Olá. Ao contrário do que muitos pensam, o cérebro está em constante transformação e adaptação durante toda a vida, mesmo em situações de lesões. Esse é o conceito de neuroplasticidade. Os danos causados pelo consumo excessivo do álcool podem ser diminuídos ou estabilizados quando há a adoção de um estilo de vida saudável e feito o acompanhamento de um profissional de saúde qualificado na reabilitação neuropsicológica. A possibilidade de melhorar dependerá de uma série de fatores como o grau de demência do indivíduo, sua idade e engajamento nas intervenções de saúde. Espero ter ajudado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O uso excessivo de álcool poderá causar a demência alcoólica, causando um dano as células nervosas do cérebro, assim quando essas são danificadas, varias capacidades e competências podem ser afetadas, como: dificuldade na aprendizagem de coisas novas, problemas de memória a curto prazo, alteração de personalidade, dificuldade no pensamento lógico, competências sociais, problemas de equilíbrio e ainda diminuição da iniciativa.
Na verdade, a continuidade desse comportamento, poderá se agravar, assim abster-se totalmente do consumo de álcool, adotar uma alimentação saudavel, excercicios ao ar livre, como uma caminhada e fazer Psicoterapia, ajudarão muito na melhora.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Na verdade, a continuidade desse comportamento, poderá se agravar, assim abster-se totalmente do consumo de álcool, adotar uma alimentação saudavel, excercicios ao ar livre, como uma caminhada e fazer Psicoterapia, ajudarão muito na melhora.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Olá, internauta! Algumas pessoas têm tendência a sofrer com danos cerebrais causados pelo consumo de álcool bem maior que a maioria da população. O mais importante para controle desses danos é suspensão imediata do consumo. Pode ser tentado uso de medicações, mas a maior parte dos danos infelizmente é irreversível. O que também é feito no acompanhamento é o tratamento de diversos sintomas relacionados ao quadro. Espero ter ajudado!
Demência tem controle e não tem cura entretanto, precisa para se ter um laudo é necessário fazer uma avaliação neuropsicológica associado com neuroimagens para ter precisão e realizar um plano de ação medicamentoso, neurológico e estimulação cognitiva e outras condutas preventivas.
Olá, A demencia alcóolica é causada pelo uso excessivo e prolongado do alcool. Afeta normalmente a memória e capacidade de aprender coisas novas. Pode alterar a personalidade, comportamento e o equilibrio. O alcool pode afetar a absorção de vitaminas, como por exemplo a tiamina, que afeta os músculos, o coração e o cérebro. Essa doença chama-se sindrome de wernicke-korsakof e ocasiona confusão, apatia, dificuldade em andar , problemas oculares, perda de memória recente e confabulação. Pode haver uma melhora com a ingestão das vitaminas e abstenção do álcool. Alguns danos podem ser permanentes.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha tia de 71 anos foi diagnosticada com demência, ela mora com a filha que possui 02 crianças, trabalha fora, além de ser esposa e tb trabalhar em casa. Está tendo uma grande confusão na família pelo fato dela desejar colocar a mãe em uma casa de repouso e tds serem contra optando por uma cuidadora. Ela…
- Meu pai tem 68 anos e a uns 8 anos vem mudando o comportamento, vinha tendo impulsos pra fazer besteiras sem pensar, um pouco agressivo, levou alguns tombos por falta de equilibrio, babava , muito tinha comportamentos inadequados em publico e ao passar do tempo foi piorando, hoje esta em um lar de idosos…
- Minha mãe tem DFT ,já não se alimenta direito ,já não anda tá como uma recém-nascido .qual o estágio que a doença está ?
- Pancadas ou traumas na cabeça aumenta o risco de câncer e demência?
- Pode imobilizar o idoso durante uma crise de alzheimer? Quando o lugar não é seguro!!
- Olá, meu pai tem 64 anos e tem confundido algumas coisas, por exemplo diz que comprou pão de queijo e quando vou ver é coxinha, vai mandar mensagem para uma pessoa e manda para outra. As mudanças na rotina dele foram mudar os remédios para pressão e toma 2 atualmente:Losartana+hidroclorotiazida. Pode…
- Bom dia! Sempre fui muito esquecida, tenho dificuldade de formular respostas e falar em público. Essa questão pode ser tratada como algum transtorno?
- Gostaria de saber qual especialista devo procurar que pode analisar profundamente cintilografias de crânio e pudesse clarificar sobre demência precoce. Quais são os pontos a serem analisados?
- Porque o paciente com Demência fica desorientado, tipo como se não tivesse no mundo??
- Gostaria de saber se um idoso com demência de alzheimer, pode apresentar febre numa possível infecção urinária???? Ou só mais confusão mental e alucinações sem dor ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 116 perguntas sobre Demência
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.