Depois de um período doente (viroses, vômitos, etc) tenho um receio de sair para algum lugar e passa

14 respostas
Depois de um período doente (viroses, vômitos, etc) tenho um receio de sair para algum lugar e passar mal. Sempre antes de sair sinto um certo medo e nervosismo (gastura, problemas estomacais, etc). Existe algo que posso fazer para amenizar esse quadro?
Olá, como vai? Sim. Você pode experimentar se preparar com mais antecedência antes de sair, separando um tempinho para praticar uma meditação. Esfregue suas mãos para aquecê-las e coloque-as sobre a região estomacal, e mantenha uma respiração lenta e profunda por alguns minutos. Para além disso, você parece ter uma tendência para a ansiedade e a somatização, o que precisa ser diagnosticado e tratado por uma psicóloga(o) para que não se torne recorrente, afetando outras áreas da sua vida. Espero ter ajudado! Um abraço, Mariana.

Olá! Lamento que você esteja vivenciando isso.

Pelo seu relato, parece que você tem tido algumas crises de ansiedade.

A ansiedade é uma resposta natural do organismo diante de situações percebidas como ameaçadoras, mas quando se torna excessiva e persistente, pode causar desconforto emocional e físico, interferindo nas atividades cotidianas. O tratamento adequado pode envolver terapias cognitivo-comportamentais, técnicas de relaxamento e, em alguns casos, medicação, visando o bem-estar e a melhora na qualidade de vida.

Mas, é importante que você converse diretamente (de forma presencial ou on-line) com um profissional, para receber o diagnóstico.

Caso precise de ajuda, fico à disposição!

Um forte abraço!
Olá!
Alguns sintomas físicos (reais) podem surgir a partir de gatilhos emocionais, como o "medo de ter medo" de passar mal... Por você ter passado momentos ruins, restou um trauma desta situação. Mas é importante avaliar e acompanhar o quanto e por quanto tempo essa somatização ocorre...

De primeira procurei gerenciar seus pensamentos, se lembrando que o período em que esteve doente passou e que agora está tudo bem... Procure respirar e mudar de foco quando se perceber afunilando estes pensamentos e busque a Psicoterapia para acompanhar e investigar de onde vêm seus medos e inseguranças.. dar nome aos sentimentos e fazer as pazes com eles é um ótimo caminho.

;)
Olá!
Infelizmente não existe uma “receita de bolo” pronta… Vi que alguns colegas enviaram algumas ótimas ideais/sugestões do que você pode fazer, porém seria legal procurar um profissional (psicólogo) para te auxiliar a encontrar algo que funcione para você, e entender juntos a causa raiz disso. Na psicoterapia, você encontrará um espaço que poderá dar novo significado a padrões que não funcionam mais para você. :)
Olá! Devido à experiência que você viveu, é perfeitamente compreensível que tenha medo de passar mal novamente. Isso deve se intensificar no momento de sair de casa por você não ter a segurança de um local onde pode ficar mal com mais recurso e acolhimento. Dessa forma, no momento de sair de casa, você sente insegurança e tem uma crise de ansiedade.
Nessas horas, o uso da respiração profunda e lenta costuma ajudar bastante. Contudo, essa é uma técnica que deve ser aplicada a partir de orientações adequada. Portanto, seria importante buscar por um profissional da Psicologia para que a avaliação necessária seja realizada e o tratamento adequado (com uso de técnicas de respiração, relaxamento e outras) seja iniciado da forma devida.
Oie!! Como você está?
Além do cuidado com a saúde física, você pode se beneficiar de uma psicoterapia (há psicoterapia breve, inclusive). A terapia cognitivo comportamental tem diversas evidências ótimas de bons efeitos para enfrentamento de sintomas ansiosos.
Se cuide!!
Ola!! Fazer a psicoterapia vai ajudar você a compreender melhor a origem dessa dinâmica que está acontecendo, o que realmente está por trás desse medo. Quando tomamos essa consciência, torna-se possível a mudança da situação. Seu corpo está dando um sinal de que algo precisa ser visto com mais profundidade. Tudo que você sente é sobre você. Por hora acordar e fazer uma respiração mais profunda vai ajudar na oxigenação cerebral e antes de dormir também. Aproximadamente 3 a 4 x insirando profundamente e soltando o ar pela boca.
Você já procurou um psicólogo?Isto que vc relatou estar sentindo pode ser gatilhos. Como vc passou mal, ainda tem medo que volte a acontecer, conforme os colegas relataram.
Existem abordagens dentro da psicologia que podem te auxiliar e profissionais para lhe ajudar da melhor maneira com esta situação.
Olá! Pelo seu relato é possível identificar sintomas de ansiedade. Algumas técnicas de relaxamento, respiração diafragmática poderá ajudar... mas é importante identificar os gatilhos, os pensamentos que causam a ansiedade, assim poderá ter maior controle da ansiedade. A psicoterapia pode te proporcionar maior autoconhecimento, ajudando a identificar e modificar esses pensamentos, obtendo maior qualidade de vida. Procure um psicólogo!
Olá, pela sua descrição, é possível identificar sintomas de ansiedade gerada pelo medo de passar mal estando fora de casa, que local onde você se sente seguro e tem recursos para se cuidar. O que é possível fazer para amenizar esse sintomas são exercícios de respiração e meditação, no entanto, esse sintomas podem ser um sinal que seu corpo te apresenta de que algo dentro de você não está bem e talvez seria necessário um acompanhamento psicológico para pensar e refletir sobre si mesmo, seus medos e anseios.
Te desejo melhoras. Fico a disposição.
Um abraço.
Bom dia
É natural se sentir assim. Se os sintomas ainda persistem, procure um psicólogo especialista em TCC, pois pode estar somatizando.
Sim. Procure ajuda profissional e fale mais sobre isso. Através da psicoterapia vc encontrara os recursos que precisa para te ajudar e se ajudar a conhecer melhor essa sua resposta frente ao que aconteceu ou acontece!
Olá. O ideal é fazer sessões de psicoterapia para ter entimento mais claro do que está acontecendo e encontrar recursos para solução, pois é preciso entender o mecanismo individual do seu medo. Dito isso, práticas de relaxamento e dialógos internos podem ajudar a acalmar a ansiedade em momentos críticos.
Olá, você passou por algum problema pessoal, ficou muito ansiosa, e sentiu se mal na rua?
Esse medo de sair de casa e passar mal, pode ser insegurança causada por ansiedade, mas é preciso que você busque ajuda profissional de um psicólogo (a), ou de um psiquiatra, para te ajudar a entender o que de fato está acontecendo. Se for só ansiedade, existem algumas práticas que podem ser executadas. Uma delas é a da respiração quadrada, que é bem simples e costuma funcionar.
Te desejo boa sorte. Não deixe de buscar ajuda.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!