Depressão e ansiedade generalizada pó evoluir para transtorno bipolar?
2
respostas
Depressão e ansiedade generalizada pode evoluir para transtorno bipolar?
A pessoa ou tem predisposição para transtorno bipolar ou não tem. Se não tiver, a depressão não evoluirá para transtorno bipolar. Infelizmente, não se sabe ao certo quem tem depressão e poderá evoluir como bipolar. Mesmo em filhos de bipolares (que têm maior tendência a serem eles mesmo bipolares), 70% das depressões não são bipolares. Cabe ao psiquiatra estar sempre atento e usar as medicações com menor tendência a desencadear bipolaridade. A ansiedade generalizada pertence a um outro grupo de transtornos. Assim, se pessoas bipolares podem ter ansiedade generalizada e uma pessoa pode ter ansiedade generalizada, numa fase da vida e vir a desenvolver transtorno bipolar, mas se trata de concomitância e não ocorre porque a ansiedade generalizada fosse sintoma de bipolaridade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe essa possibilidade de um transtorno "evoluir" para outro. O que pode ocorrer é uma comorbidade, ou seja, que os dois transtornos ocorram de forma concomitante no mesmo paciente. Como a ansiedade faz parte do conjunto de sintomas que costumam acontecer no Transtorno Bipolar do Humor, é possível que esse sintoma seja proeminente no início da apresentação da doença e o médico faça o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade porque os demais sintomas ainda não se apresentaram claramente ou não foram relatados. Por isso sempre é importante uma cuidados anamnese para colher todos os dados sobre a história do paciente, inclusive a história familiar, pois existe uma tendência esses transtornos possuírem um fator hereditário. Existe também a possibilidade de que o uso de antidepressivos desencadeiem uma síndrome maníaca em pacientes que nunca apresentaram esse quadro, sendo que isso é mais provável de acontecer em pacientes portadores de Transtorno Bipolar ainda não diagnosticado, pois muitas vezes o quadro começa a se apresentar pelo polo depressivo. Por esse e outros motivos é preciso que o paciente esteja em acompanhamento médico ao longo de todo o tratamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Comecei a tomar Desvenlafaxina e estou tendo uns espasmo a noite tipo tique nervoso. Que nao me deixa dormir. So a noite.
- Se a depressão pode ter tantas causas (ou agravantes) genética(o)s/química(o)s/hormonais, por que não pedem exames clínicos (ou direcionam a outros profissionais) p/ obter um diagnóstico mais preciso e tratar assertivamente a causa ao invés dos sintomas? (exemplo: hipotireoidismo - no qual a depressão…
- Estou tomando paroxetina a três dias e sentindo muito efeito colateral suores,tremores vontade de chorar é assim mesmo?
- Estava tomando desvenlafaxina , porém tive alguns sintomas de efeitos colaterais ,, é normal tomar desvnelafaxina na parte da manhã depois do café, e sentir moleza e tremor no corpo o dia todo ? E por quanto tempo pode tomar a desvenlafaxina ?
- Eu me sinto suficiente para mim, mas eu SEI que eu não sou o suficiente para outras pessoas próximas (pais e namorado). Como lidar com isso?
- Meu ex me deixou pro outra, começou a namorar no mesmo dia que terminou depois disso tô muito mal comigo mesma não tenho nem vontade de viver mais. Como posso superar isso?
- Bom fui ao psiquiatra e ele aumentou minha dose de bupropiona para 300mg quando será que vou sentir efeito, desde já agradeço
- O uso de fluoxetina pode estar relacionada a queda de cabelo?
- Sou tatuadora e tenho clientes com depressão e fazem uso de certos antidepressivos.E normalmente tenho que retocar as tatuagens feitas nesses clientes. Existe algo nessas químicas que ajudem a expulsar o pigmento?
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1238 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.