Depressão pode ser chamada também de "doença da alma"?

8 respostas
Depressão pode ser chamada também de "doença da alma"?
 Kégila Mayara Moraes
Psicólogo
Fortaleza
Pode sim. E hoje devido a sua grande incidência é também chamada Doença do Século.
A associação com o termo Doença da Alma, em meu ver, se dá pelo grande sofrimento acarretado ao sujeito, onde seu desejo de viver, suas motivações e vitalidade são esmagadas e postas em planos menos importantes.
Na contemporaneidade, onde os valores individuais, familiares e sociais estão sendo postos à prova a todo instante e o nível de exigência e cobrança chega a níveis inalcançáveis, muitos estão padecendo deste mal - o motivo do desencadeamento de uma depressão deve ser investigado individualmente.
Procurar orientação de um médico e um psicólogo amenizará e trará qualidade de vida a quem se encontra neste sofrimento da alma.
Atcs,
Kégila Moraes

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a definição "doença da alma" pode ser enganosa, já que relaciona o transtorno unicamente a estados internos do organismo, o que, por sua vez, pode levar o indivíduo a desconsiderar variáveis ambientais externas ao organismo que são fundamentais para a compreensão científica da depressão. Uma definição mais adequada seria: padrão comportamental inadequado que inclui alterações acentuadas e persistentes do humor podendo levar a prejuízos importantes em um ou mais contextos do indivíduo. Quando há suspeita do desenvolvimento de tal transtorno, o ideal é procurar um Psicólogo que através de métodos científicos fará o diagnóstico e posteriormente, se a suspeita for confirmada, desenvolverá um plano de tratamento.

Abraço!

Psicólogo Derek Kupski Gomes
Dra. Sayonara Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Eu particularmente não uso esse termo. A "alma" é um campo muito ligado ao espiritual, e, é claro que existe sim essa influência, porém aqui especificamente nesse espaço. Tratamos das questões comprovadas cientificamente, até para que possamos estar embasadas em nosso "discurso" , que não deve ser bonito, e, sim auxiliador.. A depressão aparece pela falta de estímulos, que são liberados por processos bioquímico em nosso organismo. Então essa "baixa anciedade" pela vida, pelas questões básicas do dia a dia, causa tristeza e a sensação é a dor na "alma" , no desconhecido, no lugar que você não consegue ver.

Espero ter contribuído um pouco mais junto com os nossos colegas.
Att
Sayonara Machado
Dr. Vitor Moreno Chaddad
Psiquiatra
São José do Rio Preto
Não pode não! Dentro de um contexto médico não! Agora como uma forma literária ou dentro da mídia, sim.
O que deve ficar claro é que a depressão é uma síndrome clinica, que necessita de cuidado médico, dentro deste ambiente de tratamento e promoção da saúde do paciente, deve-se evitar qualquer eufemismo para de conversar sobre o Transtorno Depressivo Maior, ou depressão.
Converse com seu médico.
 Betânia Tassis
Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo
Rio de Janeiro
Olá, sua questão é interessante. porém, eu gostaria de dividir em etapas para auxiliar a reflexão, pois não existe uma resposta certa ou errada, sempre depende da perspectiva teórica que utilize.
Quando pensamos em alma e tristeza, falamos em sofrimento de algo no passado que retorna ao presente como tentativa de lidar com o luto. Podemos pensar em poesias, músicas, filmes que retratam esta estética da melancolia.
Quando nos referimos a depressão, doença e com sinais e sintomas, os quais um deles é a tristeza, estamos no campo da psicopatologia e precisamos de mais informações relacionadas as funções psíquicas, sociais, laborais, entre outros históricos ,sendo o da doença pregressa e familiar partes de uma entrevista profissional de diagnóstico em Saúde mental.
Importante diferenciar subjetividade (alma) de transtorno (no caso doença).
Espero ter contribuido.
Bjs, Betânia Tassis

 Paula Freitas de Souza
Psicólogo
Rio de Janeiro
Se estamos falando de ciência não podemos chamar de doença é doença da alma. Um dos motivos dessa má interpretação é que, muitas vezes, o problema é confundido com tristeza ou preocupações passageiras.
A depressão é uma doença que deve ser tratada com o auxilio de psiquiatra (medicamentoso) e psicólogo devido as alterações bio e psíquica.
 Mauro Capelli
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
A depressão tem seu lado clínico para que se possa dignosticar um quadro. Como tal, é vista com o nome científico de Depressão mesmo, onde é visto seus sintomas físicos e emocionais.
Há inclusive uma alteração química no cérebro, sendo assim uma doença comprovada.
Mas quando olhamos para onde advém a causas de tal depressão, vemos que se trata de um sofrimento da essência da pessoa, e podemos sim dizer é uma doença da alma.
A palavra "alma" vem do grego que significa Corpo. E a depressão é justamente esse sofrimento corporal que muitos sentem.
 Mariana Wahrlich
Psicólogo
Porto Alegre
Achei sua questão profunda e interessante : a sociedade moderna consuma “ fatiar” O conhecimento sobre o ser humano pelo desejo de compreensão , mas somos um só e num aspecto mais filosófico a Doença do século , que é a depressão , revela algo de doente também na nossa cultura . E há tratamento. O primeiro passo é a conscientização. Bela pergunta !

Especialistas

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Isabelle da Silva Kretzer

Isabelle da Silva Kretzer

Psicólogo

Florianópolis

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Fabrício Carlo Bellei

Fabrício Carlo Bellei

Psicanalista, Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.