Mãe 79 anos , tratamento de depressão . Médica passou Depakote, Rivotril e Quet. Sendo que apoia o u
3
respostas
Mãe 79 anos , tratamento de depressão . Médica passou Depakote, Rivotril e Quet. Sendo que apoia o uso desses medicamentos principalmente a noite , ela vem tendo queda , travamento das pernas e pressão baixa . . Pode ter relação com os remédios? Durante o dia anda com dificuldade, mas consegue ir bem A noite após o uso desses medicamentos que piora .
Sim, essa piora noturna, quedas, travamento das pernas e pressão baixa podem ter relação com os medicamentos, principalmente em idosos.
O Depakote pode causar sonolência e instabilidade, a Quetiapina pode reduzir a pressão e a coordenação, e o Rivotril aumenta bastante o risco de queda em pessoas mais velhas.
O ideal é que vocês retornem ao psiquiatra ou geriatra o quanto antes para ajustar doses, rever horários e até avaliar se todos os três medicamentos são realmente necessários.
Idosos são muito sensíveis a efeitos sedativos, e a prioridade é preservar segurança e mobilidade.
Enquanto aguardam consulta, evitem aumentar doses e reforcem medidas de proteção contra quedas.
O Depakote pode causar sonolência e instabilidade, a Quetiapina pode reduzir a pressão e a coordenação, e o Rivotril aumenta bastante o risco de queda em pessoas mais velhas.
O ideal é que vocês retornem ao psiquiatra ou geriatra o quanto antes para ajustar doses, rever horários e até avaliar se todos os três medicamentos são realmente necessários.
Idosos são muito sensíveis a efeitos sedativos, e a prioridade é preservar segurança e mobilidade.
Enquanto aguardam consulta, evitem aumentar doses e reforcem medidas de proteção contra quedas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode haver relação, especialmente levando em conta a idade da sua mãe e o conjunto de medicamentos usados à noite. Depakote (divalproato), Rivotril (clonazepam) e Quetiapina (Quet) são remédios que reduzem o estado de alerta, podem causar sonolência, fraqueza muscular, instabilidade ao andar, queda da pressão e diminuição dos reflexos — efeitos que são ainda mais intensos em idosos.
Quando esses três são tomados juntos, principalmente à noite, é comum que a pessoa apresente dificuldade para caminhar, sensação de “travamento”, quedas e piora da pressão. O fato de ela ir melhor durante o dia e piorar logo após tomar os medicamentos reforça muito essa possibilidade.
Isso não significa que os remédios estejam errados, mas sim que a combinação, a dose ou o horário pode estar pesada para ela. O ideal é entrar em contato com a médica o quanto antes para reavaliar doses, ajustar horários ou até retirar algum deles, caso faça sentido. Em idosos, quedas são sempre um sinal de alerta e merecem revisão rápida.
Quando esses três são tomados juntos, principalmente à noite, é comum que a pessoa apresente dificuldade para caminhar, sensação de “travamento”, quedas e piora da pressão. O fato de ela ir melhor durante o dia e piorar logo após tomar os medicamentos reforça muito essa possibilidade.
Isso não significa que os remédios estejam errados, mas sim que a combinação, a dose ou o horário pode estar pesada para ela. O ideal é entrar em contato com a médica o quanto antes para reavaliar doses, ajustar horários ou até retirar algum deles, caso faça sentido. Em idosos, quedas são sempre um sinal de alerta e merecem revisão rápida.
Sim, há relação clara com a medicação. Você identificou corretamente o padrão temporal — piora noturna após uso dos medicamentos é diagnóstico.
O problema farmacológico
Essa combinação em idosa de 79 anos é de alto risco para quedas:
Depakote (ácido valpróico): causa ataxia, tremor, tontura — especialmente em doses altas ou sem monitoramento de níveis séricos.
Rivotril (clonazepam): sedativo potente. Em idosos, aumenta risco de queda em até 50%. Afeta equilíbrio, coordenação motora e consciência.
Quetiapina: antipsicótico com efeito hipotensor significativo — explica a pressão baixa. Causa sedação e incoordinação motora.
Efeito sinérgico: esses três juntos criam um "caldo" de depressão do SNC. Travamento de pernas + pressão baixa + dificuldade de marcha = síndrome geriátrica de queda iminente.
O risco real
Queda em idosa de 79 anos = fratura de fêmur potencial = imobilização = trombose venosa profunda. Não é trivial.
O que deve ser feito
Comunicar à médica imediatamente — descreva exatamente o que vê: horário das quedas, travamento, PA sistólica (qual valor?), frequência de quedas.
Solicitar revisão de doses: provavelmente estão altas ou em combinação inadequada para a idade.
Pedir monitoramento: nível sérico de Depakote (avalia toxicidade), PA (ortostática é essencial), avaliação de marcha/equilíbrio.
Considerar alternativas: há outras opções para depressão em idosos com menos risco de queda (SSRIs, por exemplo).
O problema farmacológico
Essa combinação em idosa de 79 anos é de alto risco para quedas:
Depakote (ácido valpróico): causa ataxia, tremor, tontura — especialmente em doses altas ou sem monitoramento de níveis séricos.
Rivotril (clonazepam): sedativo potente. Em idosos, aumenta risco de queda em até 50%. Afeta equilíbrio, coordenação motora e consciência.
Quetiapina: antipsicótico com efeito hipotensor significativo — explica a pressão baixa. Causa sedação e incoordinação motora.
Efeito sinérgico: esses três juntos criam um "caldo" de depressão do SNC. Travamento de pernas + pressão baixa + dificuldade de marcha = síndrome geriátrica de queda iminente.
O risco real
Queda em idosa de 79 anos = fratura de fêmur potencial = imobilização = trombose venosa profunda. Não é trivial.
O que deve ser feito
Comunicar à médica imediatamente — descreva exatamente o que vê: horário das quedas, travamento, PA sistólica (qual valor?), frequência de quedas.
Solicitar revisão de doses: provavelmente estão altas ou em combinação inadequada para a idade.
Pedir monitoramento: nível sérico de Depakote (avalia toxicidade), PA (ortostática é essencial), avaliação de marcha/equilíbrio.
Considerar alternativas: há outras opções para depressão em idosos com menos risco de queda (SSRIs, por exemplo).
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
- Faço uso de carbonato de lítio, minha litemia deu 0,40. Ainda sim apresento alterações no humor como mania/hipomania e depressão. Meu psiquiatra deve rever a dosagem de lítio?
- Olá, meu filho tem 11 anos e sempre comeu mto bem ate de mas ,so que um dia pro outro ele mudou, fala que parece que tem alguma coisa na garganta e que parece q a comida q ele come fica presa ali pela areia peitoral ali no meio e sente desconforto na área abdominal e eu olho ele comendo e isso…
- Estou fazendo uso de desvelaxina 50mg e olazapina 2,5 mg e sinto ansiedade e me sinto observado o tempo todo tenho pensamentos negativos sensações ruins, sinto ansiedade por barulhos e faço o uso a mais de 2 meses, será que não está fazendo efeito ?
- Paciente vem fazendo tratamento psiquiátrico para depressão a mais de um ano, ultiza o clonazepam gotas durante todo esse período, e atualmente toma rispiridona, Valdoxan e amitriptilina. Reclama que não sente cansaço, não consegue sentir gosto dos alimentos e nem cheiro, ainda sente muita tristeza…
- Estou tomando há uns 6 meses o Elifore, é verdade que ele causa hipertensão?
- Sou usuário da Sertralina, teria conflito se usasse juntamente com o carbonato de lítio e Amitriptilina?
- Sinto um vazio no peito e parece que fiz algo de errado sem ter feito e é como se alguma coisa vai acontecer de mal a qualquer momento. Medo de perder alguém da minha família me deixa muito nervosa aí choro muito já passo com psicóloga e psiquiatra. O que fazer?
- Faço tratamento há 6 meses para depressão com citalopram. Tomo dois comprimidos por dia. Tive melhoras, mas em algumas coisas percebi que voltaram , por exemplo não tenho ânimo para fazer exercícios físicos . Isso é uma recaída mesmo tomando o remédio ou precisa trocar por outro antidepressivo?
- Aumentei a dose de desvalaxina de 50 para 100mg,e estou sentindo os mesmos sintomas do início, vazio,tristeza ,sem energia,angústia, taquicardia e tontura .Hoje faz 13 dias do aumento da dose ,esses sintomas podem perdurar até quantos dias ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1263 perguntas sobre Depressão
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.