Descobri essa semana que tenho ceratocone , tenho 34 anos e li que normalmente a doença aparece entr

5 respostas
Descobri essa semana que tenho ceratocone , tenho 34 anos e li que normalmente a doença aparece entre a puberdade e a adolescência. Também estranhei nenhum outro médico ter mencionado a doença, mesmo porque meu ultimo óculos tem menos de um ano. É possível ter surgido nesse ultimo ano? Corro risco de ainda progredir severamente?
Dr. Rodrigo Dalto
Oftalmologista
São Paulo
É possível ter surgido no último ano sim. Não é o comum, mas pode acontecer.
Estatisticamente ceratocone tem baixo risco de evolução após os 35 anos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ceratocone pode se apresentar de maneira frusta, o que dificulta seu diagnóstico se não for feito um exame de imagem como a topografia de córnea.
Sabemos que o trauma mecânico de coçar os olhos, por exemplo, pode ser um fator desencadeante do problema, e ai sim faria você ter uma progressão da doença.
O ideal é fazer acompanhamento com seu oftalmologista para avaliar se ainda há progressão da doença, pois há tratamentos possíveis para esses casos!
Olá, o ceratocone é uma desordem corneana progressiva que surge durante a infância e adolescência. Possivelmente você já era portadora da doença, porém em estágios iniciais e sem sinais aparentes ao exame oftalmológico básico, o que não levantou suspeitas em suas consultas anteriores. É super comum, inclusive, diagnosticarmos pacientes assintomáticos e com baixos graus ao realizarmos a topografia de córnea. O risco de progressão é reduzido após os 30 anos de idade e muito provavelmente não haverá uma progressão severa. Porém, é necessário realizar o acompanhamento periódico (semestral ou anual) com o oftalmologista especialista em córnea para avaliar e evitar sua progressão além de formas de reabilitação visual.
Se você coça muito os olhos; se seu grau de astigmatismo sofreu aumento; se os exames de córnea pioraram a curvatura.... Sim, pode ter evolúido de um astigmatismo irregular a ceratocone!
Geralmente é diagnosticado na faixa entre 20-35 anos, homens, com histórico de alergia/atopia e histórico familiar de ceratocone.
Cuide-se e não coce seus olhos.
Olá, tudo bem?
Sim, o ceratocone é uma doença que geralmente aparece entre os 15 aos 30 anos, mas existem exceções. Se você tem muitos quadros de coceira ocular, ela pode aparecer mesmo após os 30 anos. Em relação à progressão, a grande maioria dos casos tende a estabilizar após os 38-40 anos, então você precisa manter o cuidado de não coçar os olhos por mais alguns anos.

Especialistas

Daniel Gasparian

Daniel Gasparian

Oftalmologista

Osasco

Luiz Otavio Belluzzo Guarnieri

Luiz Otavio Belluzzo Guarnieri

Oftalmologista

São Paulo

Keila Cristina Goncalves Prado

Keila Cristina Goncalves Prado

Oftalmologista

Brasília

Fernanda Machado Cardoso

Fernanda Machado Cardoso

Oftalmologista

Vitória

Lucy Yang

Lucy Yang

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 336 perguntas sobre Ceratocone
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.