Descobri que tenho a Síndrome do Ovário Policístico e líquido no Saco de Douglas. Usei anticoncepcional

3 respostas
Descobri que tenho a Síndrome do Ovário Policístico e líquido no Saco de Douglas. Usei anticoncepcional durante 12 anos (dos meus 14 aos 26 anos) e decidi parar de vez com os hormônios há 1 ano. Existe uma maneira de tratar esse meu problema sem fazer novamente o uso da Pílula Anticoncepcional?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
A síndrome do ovário policísticos é uma síndrome que começa a se desenvolver a partir da puberdade. O anticoncepcional não trata a síndrome dos ovários policísticos mas controla os sintomas como irregularidade menstrual, pele oleosa , acnes e pelos aumentados. Durante o uso do anticoncepcional é normal os cistos ovarianos desaparecerem.
Se você parar com anticoncepcional, os sintomas irão reaparecer assim como os cistos no ovários.
A atividade física, dieta pobre em gordura e carboidratos e controle de peso pode ajudar no controle dos sintomas e regular a menstruação.
Cuidado com o diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos nos primeiros 2 anos após a primeira menstruação. Esse diagnóstico pode ser precipitado.Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Rogeria Teixeira Coelho
Ginecologista
Rio de Janeiro
Sim. A Síndrome dos Ovários Policísticos pode ser controlada com com exercícios físicos regulares, perda de peso até alcance do peso ideal é dite com baixa ingestão de carboidratos e uso de substâncias que controlam a resistência insulinica como a Metiformina regularmente. A presença da
Líquido em fundo de saco na Ultrassonografia transvaginal não tem nenhuma relação com o ovário policístico e deve ser investigada. Pode se tratar de processo inflamatório pélvico. Procure seu médico para investigar. Um abraço
Sim existe, a síndrome do ovário policístico pode ser controlada com mudanças do estilo de vida. As que mais ajudam são a prática regular de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação mais saudável, rica em frutas e verduras (fácil de dizer, mas difícil de aderir). Algumas medicações podem ajudar também. Seu médico com certeza pode ajudar nessa escolha.

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Liliane Vogas

Liliane Vogas

Ginecologista

João Pessoa

Giulia Paiva

Giulia Paiva

Ginecologista

São Paulo

Aline Moura

Aline Moura

Nutricionista

São Paulo

Bruna Andrade

Bruna Andrade

Nutricionista

Salvador

Maria Cláudia Barbosa Oliveira

Maria Cláudia Barbosa Oliveira

Nutricionista

Lago da Pedra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 617 perguntas sobre Síndrome do ovário policístico - SOP
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.