desde o meu último episódio depressivo, não consigo mais chorar, não sei se o fato deu não conseguir

7 respostas
desde o meu último episódio depressivo, não consigo mais chorar, não sei se o fato deu não conseguir
chorar foi causado pela própria depressão ou o medicamento que estou tomando. oque eu faço?
No caso, você não citou se está passando por algum tratamento psicoterapêutico e então vou sugerir que você procure um psicólogo a fim de cuidar também dos aspectos psicológicos ligados à sua depressão.
Seria interessante você ter um espaço para trazer essas questões que você está colocando aqui e poder desenvolvê-las. Como são esses episódios depressivos? como começaram? Que estranhamento é esse que veio com o fato de não conseguir chorar? O que exatamente é isso de "não conseguir chorar"? Que efeitos esse medicamento está trazendo pra você? (isso você pode conversar com o médico também). Etc...
Espero ter contribuído de alguma forma.

Recomendaria procurar com um (a) psicólogo (a) e com um (a) psiquiatra investigar mais a fundo este seu último episódio depressivo para averiguar se ela realmente foi sanada ou não. As últimas pesquisas recomendam que a psicoterapia aliada ao tratamento farmacológico (medicamentoso) são mais eficazes para amenizar os sintomas da depressão.

Em relação a questão do choro precisa também ser investigada em um processo psicoterápico pois espera se que consigamos expressar nossos sentimentos em determinadas situações de uma forma mais natural possível. O não chorar pode estar representando algum sofrimento que não foi bem elaborado ou alguma questão de seu passado que desencadeou isto e que também precisa ser melhor analisada.

Espero ter ajudado! Boa sorte!
Acredito que tenha seguido todos os conselhos anteriores.
Mas precisa se preparar bem para movimentar sua vida, isso é encontrar sentido para ela.
Há quanto tempo está usando medicação?
Fazendo Psicoterapia?
Se está no tratamento sugerido por profissionais há mais de 30 dias, quais mudanças acrescentou em sua vida?
Acrescentou uma caminhada diária ou outra atividade física?
Tive um quadro muito parecido com o pouco que falou sobre o seu. O que me ajudou a conseguir voltar a ter prazer em estar viva foi acrescentar atividade fisíca, saindo da paralização. Posso lhe garantir que é muito mais difícil ação do que ficar paralisado. Comecei correndo no mesmo lugar por 2 min e fui aumentando o tempo aos poucos e hoje tenho uma academia em casa.
Mantenha em mente que nada melhor do que um dia após o outro!
Boa Sorte!
Olá, boa tarde! Nem todas as pessoas deprimidas conseguem chorar após crises de depressão, isso depende do nível de hormônios e a própria personalidade diante de cada episódio, algumas tendem a estarem mais apáticas aos acontecimentos do dia a dia, sem expressar emoções ou parecer ter sentimentos de ânimo, alegria, agitação. Esta doença crônica pode ter uma grande variedade de sintomas físicos e emocionais, incluindo incapacidade de chorar. A depressão é uma doença séria e os sintomas como a inaptidão do choro podem ser tratados. Faz-se imprescindível tratamento psicológico. Boa sorte. Beijo grande.
O choro é uma manifestação muito importante que visa atualizar estados emocionais. Ele atua como uma resposta natural a distintos sentimentos que vivemos corriqueiramente. Sendo assim, se chorar é uma resposta natural, não conseguir fazê-lo é uma manifestação não natural, ou artificial. É importante buscar seu psiquiatra para ver se pode haver alguma relação com esta última intervenção medicamentosa. Descartada essa possibilidade de interferência ou concomitante a esta investigação, resta buscar entender, junto a psicólogos, que proteção ou bloqueio são esses que estão te privando dessa experiência natural. Como entender? Falando, conversando, explorando, recebendo devoluções, ouvindo-se e ao profissional. Infelizmente, um parecer categórico seria muito imprudente da parte de qualquer especialista sem uma avaliação ou acompanhamento do psicólogo e/ou do médico. Busque ajuda.
Ola. Bom dia. Pelo que entendi vc já faz tratamento medicamentoso. Caso sim, é importante dar esse retorno ao médico para avaliar a medicação que está usando e se ela pode estar produzindo algum efeito diferente. Outra coisa, é a importância do acompanhamento terapêutico, pois junto da medicação, a terapia, auxilia no conhecimento dos motivos que afetaram sua vida para que esse quadro de depressão de instalasse. Caso ainda não esteja realizando esse acompanhamento, é importante busca-lo. Recomenda-se também, atividades físicas. Sabemos que quando estamos em momentos dificeis, não se tem energia para nada. Mas sair de casa, ver algo, caminhar, pode ajudar a sentir-se melhor. Espero ter ajudado. Qualquer coisa, fico à disposição. Abraço.
Olá, que bom que está em tratamento, isso já traz uma base sobre como investigar o problema de não conseguir chorar. Primeiramente aconselho a procura de seu psiquiatra e perguntar sobre a possibilidade deste medicamento causar este embotamento. A partir daí você poderá entender melhor se é o medicamento ou se é alguma dificuldade de expressar sua emoção. A psicoterapia ajuda bastante no autoconhecimento e também a investigar o que está acarretando tais dificuldades de expressar emoções. A depressão precisa de cuidados medicamentosos e também terapêutico para a retomada da qualidade de vida. Abraço