Desemprego pode causar depressão?
9
respostas
Desemprego pode causar depressão?
Boa noite!
Sim, pode. O trabalho é algo que traz sentido de vida, potência e é de onde se retiram as condições de viver e adquirir bens.
Perdendo o emprego corre-se o risco de ter a identidade abalada e muitas preocupações de ordem concreta com os compromissos finaceiros, o que pode desencadear transtornos como a depressão.
Sim, pode. O trabalho é algo que traz sentido de vida, potência e é de onde se retiram as condições de viver e adquirir bens.
Perdendo o emprego corre-se o risco de ter a identidade abalada e muitas preocupações de ordem concreta com os compromissos finaceiros, o que pode desencadear transtornos como a depressão.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Walker Leonardo Martins Caixeta
Psiquiatra, Médico perito, Especialista em diagnóstico por imagem
Montes Claros
A perda de um emprego pode desencadear um sentimento de vazio e impotência, mas para que seja caracterizado um quadro de depressão é necessário que estejam presentes alguns sintomas por certo tempo. Caso você esteja assim, procure um médico psiquiatra que o orientará sobre o que fazer.
As pesquisas apontam que pessoas desempregadas tem o dobro de chance de sofrerem um quadro de depressão que pessoas que estão empregadas. Além da subsistência o trabalho também é fonte de bem estar e realização. A falta do emprego pode gerar problemas com a auto-estima, ansiedade, estresse, depressão etc. A depressão acaba fazendo com que a pessoa deprimida tenha menos vontade de procurar novas oportunidades e se sinta desanimada o que vai fazer com que fique cada vez mais difícil encontrar estratégias e formas de se empregar novamente. Ë de suma importância que a pessoa que se sente deprimida procure tratamento. Pode ser necessário tratamento medicamentoso e psicoterapia. A depressão deve ser diagnosticada por médico e deve preencher alguns critérios que deverão estar presentes por pelo menos 6 meses. Vale ressaltar que a depressão é uma doença de base orgânica, portanto o desemprego não é o responsável pela depressão, e sim a vulnerabilidade da pessoa para depressão.
Olá! O modo como cada sujeito se afeta com fatos que ocorrem em sua vida, como o desemprego, é sempre singular. Assim, não existem causalidades universais, o que gera e a maneira como gera determinado sofrimento em um individuo é sempre percebido de forma única. Dessa forma, não é possível responder sua pergunta com sim ou não se for levado em consideração a subjetividade do sujeito, um desemprego pode acarretar múltiplas manifestações, conforme as vivências de cada um. Porém, se a causalidade, emprego gerando depressão, foi colocada como questão, algo dessa relação é sentido como verdadeiro para a pessoa, sendo interessante esta procurar ajuda de um psicólogo, no qual possa ter uma espaço para falar como isso vem afetando-a, o que ela esta chamando de depressão, como ela esta vivenciando esse desemprego, como ela esta relacionando ambos os termos(depressão e desemprego), entre outras questões necessárias a se pensar para poder haver mudança.
Pode sim, pensando que é muito subjetivo a forma que cada um lida com as perdas e frustrações. É importante saber os sintomas sentidos e a quanto tempo que você está se sentindo assim. Sugiro que você procure um psiquiatra e invista em uma psicoterapia.
A perda do emprego em si não causa depressão, e sim o impacto negativo que a falta dessa atividade trará para o indivíduo. Cada pessoa lida com a perda de um emprego de forma diferente, mas como já citado pelos colegas, a mudança na rotina, como a perda de um emprego pode afetar a autoestima, autovalorização já que gera sentimento de impotência. É um processo de perda, portanto se está afetando negativamente é hora de procurar ajuda, indico psicoterapia.
Sim pode! Quando alguém perde seu emprego, surgirá um vazio, haverá o sentimento de incapacidade, perda de produção. Todos esses sentimentos podem sim levar à uma depressão.
A depressão é algo que paralisa, que faz com que nada faça sentido, há uma perda de energia, uma falta de viver.
Quando o indivíduo deixa de ter força para viver, começa no processo de isolamento, de falta de esperança, é a hora d procurar ajuda profissional. Espero ter respondido sua pergunta,
abraço!
A depressão é algo que paralisa, que faz com que nada faça sentido, há uma perda de energia, uma falta de viver.
Quando o indivíduo deixa de ter força para viver, começa no processo de isolamento, de falta de esperança, é a hora d procurar ajuda profissional. Espero ter respondido sua pergunta,
abraço!
Não é o desemprego que causa depressão, e sim o significado que isso tem para você. Existem pessoas que estão desempregadas e não tem depressão, assim como existem pessoas empregadas que tem depressão. As causas da depressão podem ser multifatoriais, sugiro que você marque uma consulta com um psicologo para entender melhor o que esta causando isso e, se realmente se pode falar que é uma depressão ou apenas uma reação da pessoa diante de certas dificuldades ou frustrações.
Olá, para ser feito o diagnostico de depressão é preciso que o individuo apresente um conjunto de sintomas. O que pode ocorrer com alguém que esta desempregado é um sentimento de tristeza e impotência, se houver um histórico de depressão é importante buscar um profissional seja um psicólogo ou psiquiatra para fazer uma avaliação. Espero ter ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Eu tinha uma vida feliz, mas do nada tudo deu errado; eu ja não tenho mais ânimo pra nada e não tenho expectativas para o meu futuro; eu estou completamente perdida e preciso de ajuda.
- Tomo quetiapina de manhã e à noite de libertação prolongada mas está esgotada será que posso tomar a quetiapina sem ser de libertação prolongada?
- Olá,tomo amitriptilina 25 mg bastante anos e tive uma recaída da depressão e o médico aumentou pra 50 mg,estou tomando faz uma semana.É normal sentir mal estar, enjôo?
- Tive h pylori e gastrite, ainda nao realizei uma segunda endoscopia, tomei os antibioticos ano passado 3, e 2 no começo desse ano. Sinto enjoos e dores as vezes por todo lado da barriga, seria ainda a gastrite?faço uso de clonazepam todo dia, e tentarei voltar com a fluoxetina mas preocupada com estomago..
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Eu tomo a bastante tempo amitriptilina 25 mg e clonazepam de 2 mg pra depressão.Tive uma recaída e o médico aumentou a dose da amitriptilina pra $50 mg.Demora pra fazer efeito se já tomo de 25 á anos?
- Estou usando escitalopram 20mg há 11 dias comecei com dose de 1 gt e a cada dia aumentando 1 gota para chegar a dose de 20 GTS porém tenho sentindo muito mal estar no estômago queimação aumento das crises de pânico falta de disposição meu retorno ao psiquiatra será no próximo mês dia 06 ele tbm me receitou…
- Uma paqciente toma 2 quetiapinas LP ao Como este medicamento está esgotado e ela tem em seu poder a quetiapina 50 normal e o stock só será reposto dentro de dias, pergunta-se;- Pode tomar em simultaneo ao deitar um comprimido normal conjuntamente com um de libertação prolomgada ?
- boa tarde estou tomando desvelafaxina a 23 dias e normal sentir ainda tristeza?
- Tomo escitalopram 15 mg a 12 anos e estava bem. Nao sentia nada. Meus hormonios desregularam e entrei em uma crise de ansidade e depressao. A medica aumentou a dose para 20 mg, fui melhorando mas ainda com muita ansiedade. Na 4 semana estou com muito tremor e ansiedade. Ainda seria a adaptacao a nova…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1247 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.