Deveria ser menos sedentária, mas minha saúde está ok, meus exames são bons. Curiosamente, o que me

22 respostas
Deveria ser menos sedentária, mas minha saúde está ok, meus exames são bons. Curiosamente, o que me incomoda é a prisão de ventre, que só acontece aos finais de semana. Chegou ficar sexta, sábado e domingo sem evacuar, é horrível. Nos
outros dias vou uma vez ao dia, pela manhã. Chego a pensar que é por causa do sexo, pq só vejo meu namorado nesses dias. Isso faz algum sentido? Será um bloqueio psicológico?
Olá querida, sua prisão de ventre pode ser reflexo de diversos fatores, pode ser psicológico sim, ou pode ser devido a mudanças alimentares no final de semana, é difícil avaliar somente com essas informações, teria que primeiramente fazer alguns exames, nesse caso procure um médico gastroenterologista para verificar se é algo fisiológico. Espero ter ajudado, boa sorte! Abraço.

Uma situação interessante de se investigar tendo em vista o breve relato que você trouxe.
Partinto do pressuposto que sua saúde fisiológica está em dia, recomendo procurar um/a psicanalista e endereçar essas questões pois é no mínimo curioso que justamente quando você vai de encontro ao seu namorado que isso ocorre. Certamente deve trazer uma situação de desconforto para ambos. Mas porque isso ocorre justamente nesses encontros? E se você passar um fim de semana sem vê-lo, isso ocorre?
Deixo essas perguntas com o intuito de provocar sua curiosidade e quem sabe, poder dar um outro destino para isso que você se queixa.
Olá! De acordo com o seu relato, pode ser psicológico, mas seria bom quem sabe nesses dias que você fica sem evacuar, fazer um teste, por exemplo: uma caminhada de meia-hora, pois andar ajuda na movimentação do trânsito intestinal, verificar se sua alimentação está bem equilibrada, com a ingestão de fibras, que ajudam o intestino a entrar no ritmo. Se você fizer tudo isso e continuar do mesmo jeito, então, é válido consultar um psicólogo, até para analisar junto contigo questões que podem estar atreladas com a sua queixa inicial.
Sugiro uma avaliação com um clinico geral para um exame mais apurado visto que temos aqui apenas um recorte, no sentido de descartar hipóteses e buscar um diagnóstico; avaliação com nutricionista para ver seus hábitos alimentares e indicar um cardápio de acordo com suas necessidades. E buscar uma analise com psicanalista sim, se é uma questão para você e surge associada com o encontro com o Outro e esse é seu namorado é algo para você refletir. Um momento de acolhimento, escuta e cuidado te espera. Cuide-se. Um abraço!
Olá, fiquei pensando na tua pergunta e trago algumas reflexões.

Interessante como quando vai tudo bem com os exames que estamos acostumados a fazer, ainda sim algo do funcionamento pode não ir bem.

Parece que somos seres atravessados por algo que nos escapa, e que não pode ser detectado por uma máquina (de raios x, de ultrassom, etc) ou alterações no sangue.

Pelo que você descreveu me parece que você já consegue identificar alguma provável relação entre essa retenção e algo da tua relação com o namorado.

Costumo dar muito valor ao que os pacientes têm a dizer sobre si mesmos, as hipóteses que fazem sobre suas queixas.

É como se me dissessem que possuem um saber sobre seu sofrimento e não é a medicina ou psicologia que detém a verdade sobre as pessoas.

Não tenho pretenção de responder tua pergunta e nem acho que seja possível em um espaço de reflexão como esse.

Pode ser que seja um bloqueio, pode ser que não. O que acho importante é a possibilidade de, a partir desse enigma que você se faz, se abrir para uma investigação de si mesma, se tens interesse.

Caso não queira fazer isso sozinha fico à disposição. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Pode ser, mas uma avaliação mais precisa se faz necessário. Agende uma consulta
SOMATIZAÇÃO. provavelmente existe alguma ansiedade/temeridade que é somatizada no aparelho digestivo.
Boa tarde!!! O tratamento com a Constelação Familiar sistêmica poderá ajudá-lo a entender a presença desse sintoma. Parece que é de natureza emocional e afetiva. Além disso, o acompanhamento psicológico também se faz necessário. Desde já me coloco à disposição.
Você relaciona o encontro com ele coincidindo com a prisão de ventre. Podem ter outros fatores envolvidos que podem ser importantes serem investigados.
Olá
Com base no que você apresentou pode sim ser um sintoma psicológico, mas é importante ficar atento as mudanças da sua rotina no final de semana e ver outros fatores que podem estar presentes para esse acontecimento. A terapia pode te ajudar.

Melhoras para você

Bom dia!
Acho interessante quando o paciente tem suas respostas, isso realmente pode ser devido a sua relação de ansiedade com a espera do final de semana. Mas as mudanças na alimentação, a falta de ingerir líquidos, mas existe ligação com seu relacionamento pq vc mesma fala sobre isso. Procure fazer terapia ela vai te ajudar a obter as respostas que vc procura, e vai te ajudar a ser segura em acreditar em suas respostas.
tenha um ótimo dia
Olá! Como todos os colegas acima já mencionaram é muito importante descartar qualquer hipótese orgânica, ambiental ou da alimentação. A prisão de ventre pode estar relacionada a falta de água e de fibras na alimentação, mas também pode sim ser um sintoma derivado de alguma questão psicológica. O intestino tem sido considerado como o segundo cérebro conforme os cientistas contemporâneos, pois, além de funcionar independentemente, a sua complexa flora microbiana influencia diretamente no bem-estar geral do indivíduo. O intestino está ligado aos níveis de estresse e ao estado de ânimo do sujeito, constituindo uma relação de mão dupla, a qual um fator interfere o outro. Tanto a alteração do humor pode afetar o funcionamento do intestino quanto a desregulação intestinal pode atingir o humor. A partir dessa informação e da associação que você faz da prisão de ventre com o encontro do namorado, eu sugiro que observe o que muda no seu funcionamento com a presença dele nos finais de semana... Existe alguma tensão? Como é a relação de vocês? O que você espera de si mesma enquanto namorada? Já conversaram sobre coisas naturais como "pum"? Qual é o nível de intimidade de vocês? Muitas pessoas têm dificuldade de evacuar fora de casa, como se o intestino "travasse" em ambientes estranhos. Recomendo também que torne o ambiente que passa com o namorado o mais familiar possível, que sinta-se a vontade para se expressar. Algumas pessoas utilizam recursos para o relaxamento na hora de usar o banheiro, como: colocar música, ventilador, ler revista, assistir piadas, bater aromatizador, etc. O objetivo é investir em estratégias para ficar tranquilo, pois, um corpo preocupado e ameaçado é um corpo na defensiva, que precisar estar pronto para o ataque e não para as necessidades fisiológicas. Que bom que você percebeu esse problema para cuidar antes que desenvolva algo mais grave. Indico psicoterapia para se conhecer melhor. Fico à disposição para outras dúvidas!
Olá, bom dia. Realmente parece ser uma reação fisiológica a ansiedade do encontro com seu namorado, por exemplo, mas essa questão precisa ser investigada melhor. É preciso avaliar se existe mudança na alimentação nesses dias, pouca ingestão de líquido e assim por diante. Espero ter ajudado.
Olá! Nosso corpo dá sinais importante que devemos observar. No seu caso pode ser que você esteja fugindo de algo ou que você não quer faz. Por isso que há somatização no seu corpo. Procure um psicólogo para fazer uma avaliação mais precisa.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 160
Olá!
Penso que diversas respostas seriam possíveis, mas que tu formulas uma relação entre teu intestino preso e a presença do seu namorado. E esta relação diz que tem pistas sobre o que te acomete. Quem sabe levar isto em consideração e seguir se perguntando o que esta presença te causa intimamente que teu corpo acaba dizendo?
Talvez se sinta convocada a falar sobre isto com alguém, aí seria interessante encontrar um profissional da psicanálise!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Olha que curioso? Você mesma o diz, "será por causa do sexo"? Eu diria que não por causa do sexo, mas pelo que há por trás da ideia do sexo. Procure por ajuda psicológica, te ajudará no conhecimento de si mesma.
Olá, sugiro procurar um psicólogo para te ajudar a entender essa situação. Se a saúde física está ok, resta investigar a psíquica / emocional. Um processo terapêutico te ajudará a conhecer seus sentimentos, crenças, idealizações quanto ao papel de mulher e de namorada, medos, inseguranças, tabus, sexo, desejos, preconceitos, etc. Quando você os trouxer a consciência vai se libertar do que te incomoda agora, ok? Abraços
Olá! Sugiro que procure um Psicólogo para te ajudar e investigar se pode ser de origem psicológica/emocional/afetiva. É preciso aprofundar e trabalhar suas questões. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar com suas queixas, suas crenças de vida, sexo e muito outros fatores. Permita-se se conhecer melhor! Estou a disposição! Abraço!
Não se preocupe com isso e busque as raízes dessa ansiedade na Psicanálise. Boa sorte!
Olá, como vai?
Creio que, como a maioria dos colegas acima mencionaram, é curioso o fato de seu intestino travar aos finais de semana, momento em que você encontra seu namorado. Concordo com todos os profissionais que apontaram para confirmarmos a ausência de algum problema orgânico antes de afirmarmos que é, de fato, algo psicológico. Depois dessa confirmação, seria interessante você procurar um psicólogo, principalmente por ter relatado que sente bastante desconforto nesses dias. Seria interessante averiguar, a partir daí se há mesmo uma relação com a figura do namorado ou não. Será que nos fins de semana que você não o vê (se é que algum fim de semana vocês não se vêem) ainda assim isso acontece? Nestes finais de semana, você faz algum exercício físico? Você relatou ser um pouco sedentária. Talvez algum exercício que você se sinta mais confortável em fazer, atrelada a um consumo bom de água te ajudem. Outra coisa que me peguei pensando, será que a presença dele te inibe de ir ao banheiro por vergonha? Essa é uma condição de aprendizado e socialização que pode ocorrer. Enfim, são muitas hipóteses. Espero ter contribuído de alguma forma. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Eu resumiria da seguinte forma: Você detectou este problema de final de semana, mas a causa deve ser identificada. Não sei qual é a sua atividade profissional durante a semana, de repente você fica tão estressada no seu trabalho que quando chega na sexta-feira você pensa "Sextou" e aí todo o seu sistema digestivo etc.. tende a parar. Pode ser um problema orgânico, pode ser psicológico, dentre outras causas. Te aconselho primeiramente procurar um psicólogo da área Cognitivo Comportamental para trabalhar com os Pensamentos Automáticos bem como os pensamentos distorcivos. Caso necessário o psicólogo poderá te indicar um médico Gastro ou mesmo de outras especialidades para realmente investigar o fato, que lhe está causando sofrimento.
Olá! Pode ser um tipo de bloqueio sim, pelo que descreveu parece haver relação entre as duas coisas. Talvez, por alguma razão, ver seu namorado ou mesmo o sexo podem estar associados a algum tipo de aversão que precisa ser trabalhada e enfrentada. Contudo, antes disso, é necessário verificar com um médico se pode ser algo do seu corpo e só então investigar se essa possibilidade se confirma ou não. É necessário verificar com cuidado antes de uma confirmação. De todo modo, se puder levar essas angústias a um profissional psicólogo ou médico, seria o recomendado. Se cuide, abraço!