Devido a tontura quando caminho, o otorrino me solicitou o exame de eletrovectonistagmografia,cujo laudo

4 respostas
Devido a tontura quando caminho, o otorrino me solicitou o exame de eletrovectonistagmografia,cujo laudo foi o seguinte: Alteração Labirintica Periferica deficitária bilateral. O que significa?

grato
Sugere que, durante o exame, os labirintos não funcionaram plenamente. Existem ao menos dezenas de causas para isto. Perceba como o exame complementar não substitui a avaliação médica. Você deve mostrar e discutir o exame com seu médico. Boa sorte!

O resultado do exame significa uma dificuldade no funcionamento da orelha interna, local onde fica o sistema labirítico, composto pelo vestíbulo e pelos canasi semicircuculares. O motivo pela deficiência no funcionamento deve ser avaliada em consulta médica, com exame físico e exames complementares.
Caro paciente, essa terminologia não é usada há anos, e quem realizou este laudo certamente está desatualizado. A tontura tem muitas causas e o mais importante para um bom diagnóstico e, logo, um desenho adequado e efetivo de tratamento, é a sua história clínica e o seu exame físico. Todos os outros exames são apenas complementares, e só reforçam as suspeitas que se iniciam no consultório, quando essas etapas foram cumpridas. Por isso, o laudo sozinho não diz absolutamente nada: ele depende de sua história clínica.
Procure um médico para ser examinado, como lhe falei. O otoneurologista é o otorrino especialista em distúrbios do equilíbrio.
Um abraço!
Olá boa tarde,
A tontura é um sintoma e não uma doença e pode estar relacionada a vários problemas de saúde e algumas das causas podem ser as doenças que afetam os labirintos, que também são várias, comumente chama-se tudo de labiritnite, mas na verdade existem diferentes doenças que afetam os labirintos. No seu caso específico o exame esta mostrando que houve uma perda da função dos labirintos dos dois lados, contudo, é importante ver o gráfico do exame também para ver se isto é verdade. E após, se isto se confirmar é necessário investigar a causa disto e iniciar o quanto antes o tratamento. É muito importante procurar um medico especialista e acompanhar!