Dizem que a única forma de ter certeza se a massa é mesmo um lipoma é com sua retirada e exame do

3 respostas
Dizem que a única forma de ter certeza se a massa é mesmo um lipoma é com sua retirada e exame do material. Mas, li que nem sempre o lipoma requer retirada e que muitas vezes precisa só ser observado. Se o médico diz que alguns casos não precisa cirurgia, que certeza ele tem que é um lipoma?
Dr. Ronald Delgado
Cirurgião geral, Cirurgião oncológico, Oncologista
Salvador
Boa noite.
Existem algumas características clínicas quente fazem pensar que a tumoração seja benigna, se ela não cresce, não gera dor, características de textura branda, não tem grande vascularização e sobre tudo não tenha crescido rapidamente. Assim a suspeita junto com exames de imagens fazem acreditar que isso seja benigno. Tendo alguma variação fora desses dados a suspeita de malignidade pode surgir. E a ressecção se faz necessária. Só se tem certeza absoluta com a ressecção é o análise anatomo patológico.
Consulte um cirurgião oncologico de sua confiança. Ele examinará, fará algumas perguntas, olhará seus exames e com isso poderiam definir o que seria melhor pra você.
Espero ter ajudado. Fico a disposição

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Luiz Fernando Nunes
Oncologista, Cirurgião geral
Rio de Janeiro
A certeza do diagnóstico só temos após a retirada da massa inteira, ou parte dela, seguida do exame histopatológico. A suspeita de lipoma se faz quando temos um nódulo ou massa, geralmente pequena, consistência amolecida, na maioria das vezes indolor, e sem crescimento durante um longo intervalo de tempo. Se algo estiver diferente do exposto , sugiro uma avaliação medica.
Todo médico leva em conta características clínicas, evolução e exames auxiliares antes de tomar uma conduta , a certeza do médico vira destes dados e em conjunto com sua experiência na área, esses fatores todos fazem com que ele tenha certeza das cacteristicas benignas, a observação e acompanhamento do caso podem detectar mudanças no comportamento da lesão que façam o mesmo decidir pela retirada da lesão. Ou seja essas decisões são feitas baseadas no conhecimento experiência e exames auxiliares pedidos.

Especialistas

Rafael Ferreira Zatz

Rafael Ferreira Zatz

Cirurgião plástico

São Paulo

Guilherme Lapin

Guilherme Lapin

Cirurgião plástico, Especialista em medicina estética

São Paulo

Rodolfo Dinalli

Rodolfo Dinalli

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Araçatuba

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Dulce Melilo Porto Gomes

Dulce Melilo Porto Gomes

Cirurgião plástico

Santo André, SP

Bianca Kallas

Bianca Kallas

Cirurgião plástico

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 515 perguntas sobre Lipoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.