É comum confundir o TDAH com o SD? Quais diferenças mais comuns?

17 respostas
É comum confundir o TDAH com o SD?
Quais diferenças mais comuns?
Olá! O transtorno SD se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Já o TDAH, déficit de atenção, dislexia e hiperatividade são condições facilmente confundidas devido à semelhança dos sintomas. Elas também podem passar despercebidas por familiares e professores. A Síndrome de Dravet (SD) é uma doença genética rara, progressiva e incapacitante, também conhecida como epilepsia mioclónica grave da infância. A síndrome é acompanhada por um défices cognitivos, problemas motores e características do autismo. Tanto Síndrome de Dravet quanto o TDAH são permanentes para toda a vida. É importante lembrar que muitos estudos somente nos mostram uma associação entre estes fatores, mas não mostram uma relação de causa e efeito. Ambos precisam de tratamentos que incluem medicamentos e psicoterapia.

Oi. É possível sim. Mas indico procurar um psicólogo especialista para que ele possa verificar a fundo esses dois possíveis diagnósticos e te ajudar com os tratamentos possíveis. Espero ter ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
A Síndrome de Dravet (SD) é uma doença genética rara, progressiva e incapacitante das habilidades (de foco, memória, atenção, percepção auditiva, criatividade e responsabilidade social) que apresenta diminuição da função intelectual, o que afeta os processos mentais igualmente como o déficit de atenção e hiperatividade TDAH, também outras doenças como a dislexia, autismo, lesão cerebral, dificuldades de aprendizagem, entre outras que, se diferenciam em graus mais leves até mais importantes e são permanentes para toda a vida. Ambos precisam de tratamentos que incluem medicamentos e psicoterapia.
Na síndrome de Dravet (SD) os sintomas que afetam a cognição e o comportamento são oriundos de uma forma grave de epilepsia, enquanto que no TDAH os sintomas são causados por um distúrbio neurobiológico. Ambos possuem causas genéticas e não têm cura. Existe uma associação entre TDAH e formas de epilepsia mais leves, isso quer dizer que pessoas com epilepsia leve podem apresentar o TDAH. Porém, no caso da SD, essa síndrome, por ser mais grave, sempre corresponderá ao diagnóstico de base, predominante, o que significa que outros sintomas, na maioria dos casos, representam consequências associadas às crises de convulsão da síndrome. Já o TDAH é caracterizado por uma disfunção na capacidade de regular a atenção e controlar impulsos. Portanto, o indivíduo com TDAH possuirá muita dificuldade com: organização, planejamento, concentração, definir prioridades, finalizar trabalhos, esperar a sua vez de falar, iniciar tarefas complexas, lembrar detalhes (senhas, datas), ficar parado ou relaxado. Ambos precisam do tripé: medicamento + psicoterapia + rede de apoio fortalecida. Possuo muita experiência com as demandas do TDAH, por isso, coloco-me a disposição para esclarecer possíveis dúvidas sobre esse diagnóstico.
Os superdotados podem ter comportamentos de desatenção, em virtude de ser tedioso assistir aulas cujo conteúdo eles já sabem ou captam muito rapidamente. Se observar somente comportamento pontual e não atentar para todos os critérios constantes no manual diagnóstico, o profissional pode diagnosticar erroneamente como tdah
Acredito que não, pois na sindrome de Dravet que é uma doença rara, esta tem como principal diferenciador a epilepsia de difícil controle. (A SD) é uma encefalopatia epilética rara. Já no TDAH não existe convulsões. Uma é uma doença neurológica a outra psiquiátrica.
É possível sim se olhar apenas comportamentos pontuais. Porém é importante se atentar à todos os indícios que são constantes para chegar a um possível diagnóstico
Olá!
É possível sim, por isso é importante consultar um especialista para tirar todas suas dúvidas e realizar um diagnóstico correto.
Não creio seja comum confundir devido suas especificidades.
A SD é um doença neurológica rara muito limitante no seu curso.
O TDAH, é uma doença mais psiquiátrica onde o seu foco baseia-se na desatenção com ou sem hiperatividade.
Ambas, precisam ser bem avaliadas com profissionais qualificados e que tenham uma visão multidisciplinar. Tendo-se com isso, um bom prognóstico com suas peculiaridades.
Principalmente no que diz respeito ao tratamento medicamentoso e comportamental.
Olá...
Na síndrome de Dravet (SD) os sintomas que afetam a cognição e o comportamento são oriundos de uma forma grave de epilepsia, enquanto que no TDAH os sintomas são causados por um distúrbio neurobiológico. Já o TDAH é caracterizado por uma disfunção na capacidade de regular a atenção e controlar impulsos. Portanto, o indivíduo com TDAH possuirá muita dificuldade com: organização, planejamento, concentração, definir prioridades, finalizar trabalhos, esperar a sua vez de falar, iniciar tarefas complexas, lembrar detalhes (senhas, datas), ficar parado ou relaxado. Ambos precisam do tripé: medicamento + psicoterapia + rede de apoio fortalecida.
Sim, é comum que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) seja confundido com a Síndrome de Dravet. Embora ambos os transtornos possam ser confundidos porque envolvem dificuldades no desenvolvimento e comportamento, existem importantes diferenças que os distinguem. Em resumo, a Síndrome de Dravet é uma condição médica que afeta o sistema nervoso e o TDAH é um transtorno de atenção e comportamento. É importante que um profissional capacitado realiza avaliações precisas para o estabelecimento de diagnósticos precisos e aprimorados de tratamento.
Olá, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por uma série de comportamentos como por exemplo a dificuldade de manter o foco, uma maior excitabilidade motora, ansiedade dentre outras. Já a superdotação (SD) está mais voltada a um maior desenvolvimento em uma área de conhecimento ou em várias dependendo da situação, mas vale ressaltar que também há dificuldade de desenvolver interações sociais e relacionamentos. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
P.s tomei como base que o SD se relaciona com a Superdotação( que é a palavra relacionada) e não com a síndrome de dravet.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta

Sim, é comum confundir o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) com o SD (Síndrome do Déficit de Atenção). As principais diferenças entre eles são: o TDAH é um transtorno que afeta a capacidade de uma pessoa de prestar atenção, concentrar-se e controlar seu comportamento, enquanto o SD é um conjunto de sintomas que incluem problemas de atenção, hiperatividade e impulsividade. Além disso, o TDAH é um diagnóstico médico, enquanto o SD é um termo usado para descrever um grupo de sintomas.
Bom dia normalmente a sigla SD é utilizada para Sindrome de Dravet, mas o doctoralia está aqui apontando que se trata de uma questão sobre super dotação, seria isso? Normalmente utilizamos a sigla SD/AH para superdotação. Como os colegas já responderam sobre a Sindrome de Dravet, responderei sobre a superdotação caso seja ao que vc se referiu. A superdotação pode existir isolada ou comórbida (ocorrendo ao mesmo tempo) que o TDAH. Para ser diagnosticada a superdotação existem critérios objetivos ( QI>130 , ou em termos de percentis, >98%) e alguns critérios subjetivos como os três anéis de Renzulli: uma habilidade acima da média, motivação (envolvimento com a tarefa) e criatividade (ser original, ideias incomuns a faixa etária). No caso da superdotação isolada, a pessoa pode apresentar alguns sintomas que parecem TDAH, porque se entendiará facilmente, se distrairá de atividades pouco estimulantes e buscará sempre novos assuntos ( e provavelmente hiperfocará neles), mas nesse caso é mais por um busca de estímulos cognitivos compatíveis com o seu funcionamento do que por dificuldade de controle inibitório e funções executivas, como encontrado no TDAH. No caso da dupla excepcionalidade, quando os dois quadros ocorrem juntos, os sintomas se somam, mas normalmente a pessoa SD/AH que também tem TDAH consegue passar mais despercebida pela escola, já que costuma dar conta de ir bem e de compensar as dificuldades inerentes ao TDAH pela alta capacidade de adaptação e inteligência proveniente do quadro de SD/AH.
O tdah é um conjunto de sintomas que precisa ser investigado desde a infância. O profissional só fará confusão se não tiver formação na área.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá, como você está? Sim, é comum confundir o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com a Síndrome de Dravet (SD) devido à semelhança dos sintomas. O TDAH é um transtorno neurobiológico caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Por outro lado, a SD é uma doença genética rara, progressiva e incapacitante, também conhecida como epilepsia mioclônica grave da infância. A síndrome é acompanhada por défices cognitivos, problemas motores e características do autismo. As principais diferenças entre TDAH e SD são a causa, os sintomas e o tratamento. O TDAH é um transtorno neurobiológico, enquanto a SD é uma doença genética rara. Embora ambos possam apresentar sintomas de desatenção e inquietude, a SD também apresenta problemas motores e características do autismo. Ambos precisam de tratamentos que incluem medicamentos e psicoterapia. Cada caso é único e o diagnóstico deve ser feito por um profissional de saúde. Fico à disposição @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá! O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é conhecido por essas características, mas é fundamental não confundi-lo com outras condições como a dislexia, que se caracteriza por dificuldades na leitura, e a Síndrome de Dravet (SD), uma condição genética rara.

A Síndrome de Dravet, também chamada de epilepsia mioclônica grave da infância, é uma doença progressiva e incapacitante que se manifesta nos primeiros anos de vida. Além das convulsões frequentes e prolongadas, indivíduos com Síndrome de Dravet podem experimentar déficits cognitivos significativos, problemas de coordenação motora e algumas características comuns ao espectro autista. Essa síndrome demanda um plano de tratamento cuidadosamente ajustado, que pode incluir medicamentos antiepilépticos e terapias de suporte para abordar os múltiplos desafios enfrentados pelos pacientes e suas famílias.

Por outro lado, o TDAH é um transtorno neurodesenvolvimental que pode persistir pela vida adulta e afeta a capacidade de manter a atenção, controlar impulsos e regular níveis de atividade de maneira adequada para a idade. Embora o TDAH e a Síndrome de Dravet sejam condições permanentes, é crucial entender que as estratégias de tratamento variam significativamente. O manejo do TDAH frequentemente inclui uma combinação de medicamentos estimulantes ou não estimulantes, terapias comportamentais e psicoeducacionais, adaptadas às necessidades individuais do paciente.

Ambas as condições, apesar de distintas, requerem uma abordagem multidisciplinar para o tratamento, envolvendo profissionais de saúde como neurologistas, psicólogos e pedagogos, além do suporte de familiares e educadores. É importante para os profissionais da saúde, familiares e professores estarem cientes das nuances desses transtornos para fornecer o suporte adequado e promover uma melhor qualidade de vida para os indivíduos afetados. Fico a disposição.