A superdotação sempre fica evidente? Eu aprendi a ler com 6 anos, idade normal para aprender, mas em

17 respostas
A superdotação sempre fica evidente? Eu aprendi a ler com 6 anos, idade normal para aprender, mas em relação aos meus colegas de classe sabia ler bem melhor, eu me lembro também que nem estudava direito para as matérias e quase sempre tirava notas boas, principalmente matemática, apesar de ter demorado um pouco para aprender a calcular(embora o meu primo também não estudasse e tirasse nota boa), mas hoje em dia, no ensino médio, não acho tão fácil assim, acho que eu era bom só com os números. Eu também não gostava muito de trabalho em grupo (e não gosto até hoje). E também gostava de discutir sobre religião, apesar de não ter bons argumentos, também me lembro que durante as aulas na minha primeira escola eu ficava pensando em filmes, não prestava muita atenção na aula, eu também era curioso, queria saber o que tava acontecendo com uma pessoa em tempo real (tipo: minha mãe tá falando, o que tá acontecendo no corpo dela enquanto ela tá falando?) Mas não sabia direito onde achar respostas. E eu também fiz um teste de qi e minha inteligência deu 117 (acima da média), e hoje em dia eu pesquiso sobre várias coisas e tenho conhecimento de variados assuntos, principalmente filosofia e religião. Isso são sinais de superdotação?
Olá,

Através do seu relato, vc hoje já está no ensino médio e demonstra ser desde pequeno, uma pessoa curiosa e ativa. Porém, levando em consideração que passamos por várias fases diferentes durante o nosso desenvolvimento, sendo esses, com variados interesses. Não acho, que com apenas esses relatos seja suficiente para atribuir qualquer ideia de algo diferente como transtorno (TDAH) ou super dotação.
Sugiro que vc procure a psicoterapia, vc terá uma visão melhor desses pontos e, se for o caso, de avaliação mais específica, não terá ninguém melhor para te orientar do que um psicólogo.
Você irá gostar muito!
Abraços e Boa Sorte!

Olá, há quanto tempo foi feito este teste? As pessoas são muito mais do que resultados de um teste. Precisamos considerar muitas coisas para um diagnostico assim. Minha pergunta é como você convive com essas sensações, seus relacionamentos, suas expectativas.... Isso sim é importante! Cuidado para arrumar um rotulo em vez de um diagnostico.
Caso querira podemos marcar um bate papo para tentarmos entender essa sua questão.
Querido, esses dados não são suficientes para dizer isso.
Existem muitos indícios e comportamentos q podem caracterizar, contudo nunca podemos dar diagnóstico sem responsabilidade é isso exige teste.Se quiser podemos fazê-los!
Procure ajuda.
De qualquer maneira vejo uma certa angústia em não se entender é isso gera outros problemas.
Abraço
Carla
A aplicação de testes de QI não é fundamental para o diagnóstico de pessoas com AH (altas habilidades) ou SD (superdotação). Mas esses testes são uma ferramenta excelente, pois podem nos auxiliar ainda a diferenciar AH/SD de crianças apenas talentosas, prodígios ou de genialidade. Auxiliam o diagnóstico diferencial entre outras síndromes comportamentais, como a Síndrome de Asperger e TDAH.
Pessoas com AH/SD são indivíduos com necessidades educacionais especiais, com direitos garantidos pela legislação. Portanto, é importante identificar essas aptidões ainda na infância, para propiciar os potenciais de cada um. Sugiro que você busque uma avaliação para que consiga entender suas potencialidades e evoluir nas suas defasagens. As questões sociais , por exemplo, e também uma organização metodológica de estudos.
O mais importante é você ter claro que precisa construir um projeto de vida e aprender estratégias para facilitar sua aprendizagem.
Espero ter contribuído e me coloco à disposição para maiores esclarecimentos.
Adauane Gomes
Psicopedagoga Especialista e Logoterapia e Análise Existencial.
Bom dia! Eu tenho uma pessoa da família que apresentou e apresenta esses sintomas relatados , e foi diagnosticado com TEA leve, faz acompanhamento com psiquiatra para estimular a perder o medo e a conviver em sociedade. Acho que você precisaria passar por uma terapia com uma profissional, a psicologa e ou um psiquiatra poderá ajudar você a entender realmente essas etapas que você viveu e esta vivendo. Espero que você possa encontrar um profissional que te ajude.
Um dom sempre é um presente . Independente do que você tenha ou suspeite que tenha, deve sim procurar um bom profissional da saúde. De preferência com o auxílio de um familiar que tenha participado da sua vida enquanto criança , pois você está no ensino médio. Provavelmente não é um adulto. Se faz indispensável a opinião de um expert no assunto. Confio muito na Psiquiatria ou Neurologista.
Pois existem questões socioemocionais guardadas em nossa memória que quando identificadas tardiamente fazem total sentido na vida do indivíduo. Mas também pode ocorrer o contrário , o fazendo perder o sentido de tudo que foi vivenciado até o momento presente. Para mais informações faça contato para conversarmos .
A ideia de "super dotação", além de inóquua do ponto de vista educacional, é herdeira de uma taxionomia (classificação) perigosamente elitista de procedência norte-americana.
De fato, foi no Instituto Binet (Universidade de Stanford) que surgem os testes de QI, posteriormente exportados a culturas outras com a mesmíssima amostragem local original.
Importa conhecer de que forma suas aptidões, fidedignas ou não a diferentes instrumentos de Psicometria (algo totalmente anacrônico na contemporaneidade) interagem com as aptidões de seu entorno socio-político-educacional.
Observe se algum rótulo do tipo TDAH, AS, HA etc. não está, no seu caso, substituindo um lastro afetivo na formação e construção de sua Identidade. Isso pode ser checado num processo psicanalítico com grande segurança.
Avaliação demanda tempo e observação.
É importante salientar que crianças com AH/SD (Altas Habilidades/Super Dotação) geralmente são precoces, mas nem toda criança precoce terá AH/SD. Não há um consenso na comunidade científica sobre a definição de AH/SD, apenas indicadores que analisam as características sobre esse público. Atualmente, além dos testes de inteligência, ou seja, a atribuição do score do Quociente de Inteligência (QI), tem se adotado uma concepção multidimensional, o qual não indica apenas a inteligência linguística, lógico-matemática e espacial, mas envolve outras áreas do saber e do fazer humano como inteligência musical, corporal cinestésica, naturalista, intrapessoal e interpessoal. Estas múltiplas inteligências valoriza o potencial e respeita a especificidade de pessoas com AH/SD. Algumas teorias não defendem uma ideia de superdotação apenas com base em habilidades cognitivas, mas buscam outros componentes como fatores ambientais, sociais e afetivas.
A aplicação de testes de QI não é o único fator fundamental para o diagnóstico de pessoas com AH/SD, ressaltando ainda se o teste for realizado em algum site ou blog na internet, não tem validação nenhuma. O resultado de um QI 117 também por si só não é indicador de altas habilidades e superdotação. Mas, testes com padronização brasileira e validação científica aplicados por psicólogos especialistas nesta área, como neuropsicólogos, são ferramentas excelentes para formalizar o diagnóstico presumido clinicamente, em conjunto com outras baterias de testes investigativas, história da pessoa, etc. Testes de QI podem nos auxiliar ainda a diferenciar AH/SD de crianças apenas talentosas, prodígios ou de genialidade. Auxiliam o diagnóstico diferencial entre outras síndromes comportamentais, como o Transtorno do Espectro Autista, TDAH, etc. Pessoas com AH/SD são indivíduos com necessidades educacionais especiais, com direitos garantidos pela legislação. Portanto, é importante identificar essas aptidões ainda na infância, para propiciar os potenciais de cada um. O melhor caminho é consultar um psicólogo especialista na área de Altas Habilidades, para realizar uma avaliação profissional. Geralmente pessoas com Altas Habilidades precisam de acompanhamento de psicoterapia, por conta das dificuldades com as relações sociais, depressão e ansiedade.
Olá! Não sei há quanto tempo e quem aplicou o teste em você, mas o Q.I. 117 não é considerado de superdotação, e sim mediano (embora levemente superior à média geral), mas ainda considerado média, o que pode justificar as suas facilidades mais evidentes em uma área do que em outra. De qualquer maneira, superdotação é uma conclusão após uma avaliação neuropsicológica completa. Procure um neuropsicólogo especialista junto de sua família e busque essas respostas que vão te auxiliar a esclarecer e a lidar com as suas facilidades e dificuldades. Abraços
É imprescindível que você realize uma avaliação. O mais importante é você avaliar se essa condição lhe trás problemas ou lhe favorece. Se te atrapalha, procure ajuda. Se não te atrapalha, penso que deva aproveitar muito desta sua capacidade. Pelo seu relato talvez possa haver algo a mais. Procure fazer uma boa avaliação para que possa terminar bem o ensino médio, e fazer a faculdade sem problemas. Um abraço.
Você deve procurar avaliação psicológica com um profissional que realmente saiba aplicar os teste, observar seu comportamento e te analisar. Isso requer tempo.
Deve fazer principalmente porque a condição de ter ou não superdotação ou altas habilidades parece ser um incômodo para você ao longo da vida.
Após o resultado da avaliação psicológica continue em tratamento com psicológo e/ou psicopedagogo porque pode se decepcionar com o resultado negativo ou precisar de apoio para lidar com os desafios do Ensino Médio como é comum em pessoas com altas habilidades e superdotação.
Infelizmente muitas famílias desconhecem a possibilidade de rastrear algumas condições e gerações passadas, ou seja pessoas nos seus trinta e quarenta anos não tinham acesso a profissionais especializados em rastrear transtornos pois estes profissionais eram muito escassos ou quase inexistentes! Porem sempre é tempo de buscar um diagnostico e super dotação ou altas habilidades são sintomas importantes de alguns transtornos, como o autismo por exemplo.
Olá!
Há pelo menos três hipóteses primeiras para diagnosticá-l@ rsrsrs
Superdotação?
Hiperatividade?
Transtorno do Espectro Autista?
Você tem uma memória visual incrível. Parabéns!
Diferente do que muitos professores e pais pensam, não será apenas uma área que o indivíduo se revelará no diagnóstico para Superdotação. No entanto, o ideal seria um estudo com um profissional com testes cronometrados para comprovar as hipóteses levantadas! Parabéns! Desejo sucesso profissional!
A inteligência humana bem utilizada não pode ser confundida com uma super dotação, pessoas superdotadas tem muitos aspectos da vida elevados em seu bom desempenho, incluindo aspectos emocionais, caso haja um aspecto falho, é sim uma sabedoria de inteligência, não uma super dotação.
Pessoas com habilidades e facilidades em algumas áreas da vida , são super dotadas naquelas áreas, pois muitas vezes aquele campo cerebral esta mais ativo que outros.
Olá!
De modo geral, a superdotação se caracteriza pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas de atividade do sujeito e/ou a ser evidenciada no desenvolvimento da criança. Contudo, é preciso que haja constância de tais aptidões ao longo do tempo, além de expressivo nível de desempenho na área de superdotação.
Como informou que está no Ensino Médio, é possível inferir que a Política Nacional de Educação Especial (1994) já estava sendo implantada nas escolas. Não necessariamente significa que os alunos foram identificados e encaminhados para a devida intervenção. Nessa “Política” se define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.
Para responder às suas questões, o profissional mais adequado será o psicólogo, especialista em avaliação neuropsicológica. Assim, as funções cognitivas geralmente avaliadas são atenção, percepção, orientação temporal e viso-espacial, linguagem (oral e escrita), raciocínio, memória, cálculo, praxias e funções executivas.
A psicometria pode ser um balizador, uma referência para a elaboração de um plano de intervenção psicopedagógica, construção do projeto de vida. Enfim, um trabalho multidisciplinar (neurologista/neuropediatra, psicopedagogo e psicólogo) se for necessário e indicado. Importante também inventariar as narrativas apresentadas pelos seus pais, professores, registros escolares. A avaliação precisa ser integral e integrada, conferindo-lhe um caráter sistêmico.
No entanto, as pesquisas contemporâneas nos informam que competências cognitivas são tão importantes como as competências socioemocionais. O investimento no desenvolvimento humano para além da padronização é essencial.
Perciliana Pena
Psicopedagoga e Mestre em Educação