Qual o melhor teste para diagnosticar AH/S em adultos? Tenho 23 anos

17 respostas
Qual o melhor teste para diagnosticar AH/S em adultos? Tenho 23 anos
Existem algumas baterias de testes que buscam dimensionar o Quociente de Inteligência (QI) de adultos. Algumas das mais conhecidas são:

- Escala de inteligência Wechsler para adultos - WAIS III
- Matrizes Progressicas de Raven.

São testes psicológicos com aplicação exclusiva por psicólogos. Busque um psicólogo que trabalhe com Avaliação Psicológica (nem todos os psicólogos possuem os testes para aplicação) e agende uma consulta para discutir a respeito da avaliação e a finalidade para a qual busca.

Até mais.

Eu costumo verificar com testes psicológicos padronizados e privativos. O teste G-38 é bastante interessante para junto com sessões estruturadas e com acolhimento. Porque o diagnostico tem que vir com conhecimento do paciente e não apenas com respostas de testes.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, como os colegas falaram existem alguns testes que podem ajudar no diagnóstico. Seria interessante buscar ajuda de um neuropsicólogo, pois é um profissional especializado com bom conhecimento em avaliação e reabilitação neuropsicologica.Espero ter ajudado. Abraço.
Olá, procure um psicólogo/neuropsicólogo, não é só teste isolado que determina, é preciso a história de vida, a AH/S costuma se desenvolver na infância. Espero ter ajudado.
Nenhum teste sozinho é capaz de diagnosticar altas habilidades. É necessária a realização de um processo de avaliação psicológica, composto por entrevistas, observação e aplicação de diferentes testes e técnicas para aferir inteligência, raciocínio, memória, funções executivas e outras características cognitivas associadas direta ou indiretamente às altas habilidades.
Ao contatar um(a) psicólogo(a) certifique-se sua formação e expertise em avaliação psicológica e confirme com ele que a avaliação não se resumir à aplicação de um ou outro teste isolado.
Não é possível diagnosticar apenas com um teste. Altas habilidades não se refere apenas ao QI, outros critérios são necessários. Além dos testes, há a observação clínica do profissional. É necessário que seja realiza uma avaliação neuropsicológica completa, dessa forma você terá a resposta para sua hipótese de altas habilidades como poderá entender melhor o funcionamento cognitivo como o todo, tanto suas habilidades como suas dificuldades.
Bom dia!
Não existe um teste único. Qualquer avaliação sempre será composta por vários testes e escalas, de acordo com aquilo a que se destina, além de outras informações sobre a vida pregressa e atual do paciente. No caso de altas habilidades, recomendo a Associação brasileira de altas habilidades e superlotação, pois não envolve somente a métrica QI, mas outras habilidades que os testes psicológicos não abrangem, como habilidade para música, línguas, e outras mais específicas. Espero ter ajudado.
Olá, qualquer avaliação psicológica não se detém apenas em testes. É necessário realizar entrevistas clínicas, anamnese, observação clínica e dependendo de cada caso, análises de outros documentos bem como a escuta de outros profissionais (da saúde, educação) que estejam envolvidos. De acordo com a demanda apresentada será planejado um roteiro específico para investigação e análise e daí serão selecionados os instrumentos (para testagem), caso sejam necessários. No caso em questão, para realizar uma investigação de AH/SD, alguns instrumentos podem ser utilizados tais como: WAIS-III, WISC-IV, TIAH/S dentre outros. Espero ter ajudado
Olá! Só um teste não é capaz de diagnosticar AH/S. É necessária toda uma avaliação que conta com outros instrumentos e técnicas. Sugiro procurar um neuropsicólogo, que é um profissional preparado para fazer isso. Um abraço!
Como os colegas falaram acima, o QI é apenas um dos aspectos e não uma medida que pode exclusivamente concluir o diagnóstico de AH/S. Entretanto o valor de QI é importante e deve constar na avaliação. Um neuropsicólogo aplica baterias que avaliam sua história de vida, sua cognição e inteligencia de formas gerais e em domínios específicos, além de características clínicas. Somando todos esses fatores é possível identificar se vc tem mesmo o perfil que se enquadra no diagnóstico de AH/S e se vc tem patologias comorbidas ( há alta incidencia de traços ou dos trantornos propriamente ditos como TDAH, TEA, depressão ou ansiedade)
Olá, a avaliação neuropsicológica é um tipo de avaliação que objetiva fazer o mapeamento de todas as funções cognitivas dentre elas o Quociente de Inteligência (QI) através de protocolos específicos de testes, questionários, escalas e outros validados pelo Conselho de Psicologia e para a população brasileira.
Olá,
A avaliação para AH/SD , envolve, além dos testes, uma série de questionários para compreender o desenvolvimento, relações sociais, etc.
Essa avaliação é feita por profissionais da psicologia e/ou neuropsicologia que realizam avaliação psicológica, lembrando que essas avaliações sempre envolvem mais de um teste, para que tenha mais validação. Espero ter ajudado.
A identificação de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em adultos pode ser um desafio, uma vez que muitos dos procedimentos padrão de avaliação foram projetados para crianças. No entanto, existem várias abordagens que podem ser úteis.

Os testes de inteligência, como a Escala Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS), são frequentemente usados como parte da avaliação. Estes testes medem uma variedade de habilidades cognitivas, como vocabulário, raciocínio, memória de trabalho e velocidade de processamento. Uma pontuação muito alta em tais testes pode ser um indicativo de superdotação.

No entanto, a superdotação não é definida apenas por um alto QI. Também pode envolver talentos excepcionais em áreas específicas, como música, arte, ou liderança. Assim, a avaliação pode também incluir medidas de habilidades específicas, observações comportamentais, e/ou entrevistas para avaliar áreas de força única.

Além disso, muitos adultos superdotados experimentam certos traços de personalidade ou desafios emocionais que podem ser explorados em uma avaliação. Isso pode incluir traços como perfeccionismo, sensibilidade intensa, ou sentimentos de ser "diferente".

Lembre-se que é importante procurar um profissional com experiência na avaliação de adultos superdotados. Este profissional deve ser capaz de conduzir uma avaliação completa que considere não apenas as habilidades cognitivas, mas também os talentos específicos e os aspectos emocionais e comportamentais da superdotação.

No Brasil, o Conselho Nacional de Superdotação é uma fonte útil de informações sobre a avaliação e suporte para indivíduos superdotados. A Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotação (ABRAHS) também fornece recursos e suporte.
Olá, espero que esteja bem. O diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos é complexo e envolve uma avaliação abrangente. Não há um único “melhor” teste. A avaliação pode incluir a Escala de Autoavaliação para Adultos com TDAH (ASRS), um exame físico para descartar outras possíveis causas para os sintomas, coleta de informações sobre problemas médicos atuais e histórico médico, e escalas de classificação de TDAH ou testes psicológicos. É importante procurar um profissional de saúde qualificado para discutir suas preocupações. Me coloco à disposição, abraços. @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá!
Altas habilidades/superdotação (AH/SD) não é um diagnóstico, se refere a um perfil cognitivo. Por esse motivo, é interessante buscar uma Avaliação Neuropsicológica para compreender seu funcionamento cognitivo. A indicação para avaliação não necessita de encaminhamento médico, ou seja, você pode buscar um(a) psicólogo(a) que faça essa avaliação e tenha experiência com a demanda. Espero ter lhe ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Avaliação neuropsicológica - R$ 250
Oi! Não existe apenas um teste para ser realizado, o diagnóstico acontece através de diversos fatores. A melhor alternativa é buscar uma avaliação Neuropsicológica, para assim ter a compreensão e retirada de suas dúvidas. Para complementar, procure uma psicóloga que possa te auxiliar com demandas que causam sofrimento em relação de um possível diagnóstico, medos e angústias. Estou a disposição! @psi.maferossetim
Olá, tudo bem?

Atualmente, é necessário realizar uma avaliação neuropsicológica, a fim de ser investigado o perfil cognitivo e o quociente intelectual. O teste padrão-ouro da Neuropsicologia é a Escala Wechsler de Inteligência, terceira edição (WAIS III), que através de vários subtestes, oferece a medida do QI. Caso os resultados sejam muito superiores, deverão ser analisadas outras características qualitativas, como a criatividade e o envolvimento com a tarefa, que formam os três anéis das Altas Habilidades (AH/SD).
É importante que você passe por uma avaliação neuropsicológica, diante da suspeita das AH/SD.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição. Abraço!