É comum filhos guardar magoa dos pais, sentir ódio devido alguma injustiça sofrida na infância?

14 respostas
É comum filhos guardar magoa dos pais, sentir ódio devido alguma injustiça sofrida na infância?
Olá.. Sim, é muito comum que pais e filhos enfrentem conflitos e guardem mágoas decorrentes disso. Todas as nossas relações estão sujeitas a isso. Mas ódio e raiva são emoções que, quando não compreendidas e não expressas, podem levar a uma série de problemas inclusive de saúde física. O mais importante é que as partes busquem compreender sua própria emoção e história, de modo a conciliar da melhor maneira possível. Isso é possível também através da psicoterapia - autoconhecimento é sempre uma boa chave.

Olá! Pode acontecer. As relações, de modo geral, não são fáceis. É preciso ter paciência e muito jogo de cintura. Os conflitos surgem e lidar com eles, de maneira satisfatória e eficiente, é um desafio. Como nem sempre os desentendimentos serão resolvidos da melhor forma, algumas questões podem ficar mal resolvidas, dando espaço a sentimentos como a mágoa e a raiva, por exemplo. Você pode contar com a ajuda de um psicólogo para ampliar seu repertório de autoconhecimento. Demandas como essa podem ser trabalhadas na psicoterapia. Cuide-se bem!
Com toda certeza. Nossa mente não esquece de eventos traumáticos ou situações de grande impacto, até mesmo os que acontecem na infância. O que pode acontecer, como mecanismo de defesa, a lembrança ser "bem guardada" no inconsciente. No entanto, em qualquer época da vida, dependendo dos estímulos que o sujeito irá receber, aquela situação é lembrada e até revivida com emoções. Daí a importância da psicoterapia, para que, em um ambiente seguro e com um profissional de confiança, o indivíduo possa trazer os elementos mais delicados de sua vida e, de maneira consciente, ressignificar eles. Se este é o seu caso, não hesite em começar o processo! Boas escolhas, bom caminho.
Olá, é muito comum que isso aconteça, tanto durante a infância enquanto às coisas ainda estão acontecendo, quanto na vida adulta deste indivíduo que revive com dor as memórias do que se passou. Isso pode acontecer devido a vários motivos e circunstâncias, seja elas injustiças ou não, além disso, depende do ponto de vista de quem viveu (a mesma situação pode acontecer com dois irmãos, um pode enxergar como injustiça e o outro não, por exemplo). Sendo assim, se faz importante o processo de psicoterapia para que o sujeito possa desenvolver autoconhecimento e ressignificar o que aconteceu. Muitas vezes, essas questões da infância mal resolvidas podem causar entraves na vida adulta, é importante avaliar o peso que esse assunto causa em sua vida e se preciso procure auxílio profissional para lhe acompanhar neste processo. Boa sorte!
Olá. Existirem questões mal resolvidas do passado é bastante comum. Claro que muitas vezes podem não estar necessariamente de acordo com o que de fato ocorreu, num sentido que tanto nossa memória quanto nossa percepção falham na captação de informações muitas vezes. Não há uma regra específica de que uma injustiça irá gerar uma mágoa, pois cada indivíduo irá lidar de modo particular a cada situação. Na grande maioria das vezes o melhor é tentar, quando possível, esclarecer e ressignificar o que de fato aconteceu, ou no mínimo neutralizar tais lembranças de modo que não fiquem eternamente gerando raivas e tristezas.
Olá, espero que esteja bem. Sim, é comum sentir algum tipo de ressentimento a questões relacionadas ao seu passado e é para lidar com situações assim que seria interessante ter algum acompanhamento com profissional da área de psicologia. Lidar com questões do passado é sempre complexo e muitas vezes reverberam no seu tempo presente. Fique bem, abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Oiii, Sim pode acontecer e acontece com muitas pessoas . Conviver com as pessoas tem desafios, a expectativa . Muitas vezes
o “ trauma “ já está acontecendo na infância porém as consequências só são vista e sentidas na fase adulta com as memórias , por isso a importância da psicoterapia para ressignificar e reconstruir as relações , a si mesma :) .
Espero ter ajudado e estou a disposição
Ola! Sim, é possível que os filhos guardem algum mal entendido dos pais, irmãos ou pessoas próximas em alguma interpretação gerou dor e sofrimento. Hoje em dia temos muitas técnicas eficientes para trabalhar essas questões. Se você tiver muitas dúvidas em relação a este conflito , busque ajuda, você se sentirá muito melhor e seu filho também.
Sim,é bastante comum! O que é importante no momento presente é o que você faz com o que eles lhe fizeram,isto é,relembrar essas mágoas ou resgata-las a cada novo conflito não fará bem para nenhuma das partes! Lembre-se que na época que ocorreram os eventos você tinha a compreensão de uma criança e agora já não é mais a mesma criança! Busque psicoterapia para aceitar melhor sua história e trabalhar aspectos de fortalecimento emocional daqui pra frente em sua vida!
Certamente, estamos sujeitos às mágoas pelos pais, porém, essas mágoas costumam trazer muito sofrimento través de conflitos por ambivalência afetiva (afinal, a pessoa odiada aqui é também amada por outras razões e o ódio se associa a impulsos destrutivos como o de vingança, por exemplo, que acabam por a ameaçar a pessoa que, também, se ama) ou por conflito moral (já que a pessoa odiada, é, também, muito respeitada é a hostilidade por ela pode ser sentida como algo proibido). Quando tais impasses se instauram, muitos ficam paralisados pela angústia e sem saber como lidar, nesses casos, a terapia é fortemente recomendável para aprender a lidar com tais conflitos.
Sim. As mágoas, ressentimentos, decepções não são exclusividade deste ou daquele tipo de relacionamento. Qualquer tipo de relação é passível de abrigar conflitos de opinião e, em decorrência disso, despertar sentimentos nem sempre positivos. Em um processo analítico o sujeito tem a oportunidade de criar uma narrativa a respeito de sua história, dando sentido e compreendendo o que se passou nesta relação e qual a parte que lhe cabe deste conflito, podendo responsabilizar-se pelo que lhe é próprio e deixando para o outro da relação o que não é responsabilidade sua, afinal, a relação é de dois.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Dependendo do que a pessoa passou e como esses acontecimentos foram percebidos emocionalmente, sim. O trabalho terapêutico, especialmente com Terapia de Esquemas, pode ajudar muito nesse processo!!!! Desejo que tudo dê certo!!!!
Olá! Eu diria que na infância, a condição de elaborar os fatos da vida é diferente daquela na fase adulta. Assim, podemos estar diante de um fenômeno que precisa, pode e deve ser analisado pela pessoa. Nem sempre conhecemos as motivações mais íntimas das outras pessoas ( incluindo os pais, que são seres humanos passíveis de erros, assim como nós). Entender o que motivou pode ajudar na reaproximação e na qualidade de vida dos relacionamentos. Nada é para sempre. Quer falar comigo mais detalhes sobre isso?
Olá!! Dependendo de como foi estabelecida e vivenciada a relação entre ambos sim, a forma como a criança percebe e entende as experiências é diferente da idade adulta. Sendo assim, os conflitos podem ser diversos na idade adulta dificultando o relacionamento entre ambos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!