É grave e é caso cirúrgico? lesão expansiva extra axial isodensa em relação ao parênquima encefálica

2 respostas
É grave e é caso cirúrgico? lesão expansiva extra axial isodensa em relação ao parênquima encefálica localizada na cisterna do Ângulo cerebelar do lado direito com aparente base de implante dural tentorial 4,3 x3,3cm
Dr. Pedro Kalluf
Neurocirurgião
Salvador
Bom dia. As lesões na região do ângulo pontocerebelar geralmente são tumores benignos, mas que podem causar sintomas como perda auditiva, dor ou paralisia facial e dificuldade para engolir. Dependendo da presença de sintomas e de outras características da ressonância, são casos que normalmente precisam de tratamento cirúrgico. Procure um Neurocirurgião para acompanhar e avaliar melhor o seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gabriel  Heemann
Neurocirurgião
Porto Alegre
A gravidade e a indicação cirúrgica não dependem apenas do tamanho da lesão na tomografia ou ressonância. No caso de uma lesão expansiva extra-axial na região do ângulo cerebelar, vários fatores precisam ser analisados.

Entre eles estão:

- Condições clínicas do paciente: idade, comorbidades e presença de sintomas, como zumbido, perda auditiva, alterações de equilíbrio, dor de cabeça, formigamentos, fraqueza ou qualquer outro déficit neurológico.
- Efeito da lesão nas estruturas vizinhas: se há compressão do tronco encefálico, hidrocefalia, edema ao redor ou sinais de hipertensão intracraniana.
- Características da própria lesão: comportamento em exames anteriores (se há sinais de crescimento), presença de calcificações (que em geral sugerem evolução mais lenta), padrão de captação de contraste, limites, relação com vasos e nervos e o tipo de base de implantação dural, frequentemente compatível com meningioma e que ajuda a orientar o tratamento.
- Preferência do paciente: sua vontade após compreender riscos, benefícios e alternativas terapêuticas.

Mesmo lesões consideradas “grandes” podem ser apenas observadas se forem estáveis e assintomáticas; por outro lado, tumores menores podem exigir tratamento quando apresentam crescimento significativo ou repercussão clínica. Ou seja, cada caso é individual. Então, para dizer se é grave ou não, é necessário avaliar todos esses fatores em conjunto.

A decisão entre cirurgia, radiocirurgia ou acompanhamento clínico depende da combinação de imagem, sintomas, evolução ao longo do tempo, perfil clínico e da preferência do paciente. O ideal é realizar uma avaliação completa em consulta, com exame neurológico e análise detalhada das imagens, para definir com segurança a melhor conduta.

Será um prazer avaliar o caso em consulta e esclarecer todas as possibilidades de tratamento.

Especialistas

Samuel Tau Zymberg

Samuel Tau Zymberg

Neurocirurgião, Neurologista

São Paulo

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Alexandre Mac Donald Reis

Alexandre Mac Donald Reis

Neurocirurgião, Neurologista

Porto Alegre

Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Peter Joviano Coutinho

Peter Joviano Coutinho

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 479 perguntas sobre Meningioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.